quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Nomes Sombrios - Atendendo a Pedidos


Sempre tive especial atração pelo mundo gótico, sombrio, é um universo misterioso que acho instigante. Que segredos se escondem pelas sombras? Fiquei super empolgada com esse pedido e corri para procurar os nomes que possuem tão peculiar significado e associação. Luz e sombra são opostos, mas um não existe sem o outro. A sombra representa tudo o que é irreal, fugaz e sujeito a mudanças. Entre vários povos indígenas da América do Sul, uma mesma palavra significa sombra, alma, imagem. No Islã toda a manifestação da realidade é considerada como a sombra de Deus. As sombras simbolizam o que não pode ser visto claramente, aquilo que permanece escondido, oculto.

Nomes que significam sombra:
  • Bezalel (M) - na sombra de Deus (hebraico);
  • Itzal (M) - sombra (basco);
  • Kardama (M) - sombra (sânscrito);
  • Molimo (M) - urso andando na sombra (nativo americano);
  • Senka (F) - sombra (sérvio/croata);
  • Zelofeade (M) - na sombra do terror (hebraico);
  • Zilá (F) - sombra (hebraico);
Nomes com significados e/ou associações sombrias:
  • Amon (M) - o oculto, o escondido (egípcio);
  • Anúbis (M) - filho real, príncipe ou decair (egípcio). Deus dos mortos na mitologia egípcia;
  • Ares (M) - ruína (grego). Na mitologia é o deus da guerra;
  • Azrael (M) - minha ajuda é Deus (hebraico). Nas tradições judaicas e cristãs é o anjo da morte;
  • Betânia (F) - casa da aflição (hebraico);
  • Cipriano (M) - aquele que veio de Chipre (latim). O Livro de São Cipriano é uma conhecida obra ligada ao ocultismo, bruxaria e exorcismo;
  • Deimos (M) - pânico (grego). Na mitologia grega Deimos é a personificação do terror;
  • Dolores (F) - dores (espanhol);
  • Éris (F) - conflito, discórdia (grego). Éris é a deusa grega da discórdia;
  • Évora (F) - a Bruxa de Évora teria sido a mestra de São Cipriano no mundo do ocultismo;
  • Hades (M) - invisível (grego). Na mitologia grega é o deus do submundo;
  • Jennifer (F) - espírito branco (inglês);
  • Laila (F) - noite (árabe);
  • Leila (F) - variante de Laila;
  • Lilith (F) - da noite (acadiano). Era o nome de um demônio nos antigos mitos assírios;
  • Lissa (F) - raiva (grego). Na mitologia, Lissa é a personificação da raiva e da cólera;
  • Lúcifer (M) - trazer a luz (latim). É o anjo que se rebelou contra Deus;
  • Maeve (F) - intoxicante (gaélico);
  • Mara (F) - amarga (hebraico);
  • Morana (F) - morte, peste. Na mitologia eslava é a deusa do inverno e da morte;
  • Odin (M) - raiva, frenesi (nórdico). Na mitologia nórdica é o deus da guerra, sabedoria e da morte;
  • Odisseu (M) - odiar (grego);
  • Orfeu (M) - escuridão da noite (grego);
  • Osíris (M) - significado desconhecido. Na mitologia egípcia é o juiz do submundo;
  • Perséfone (F) - aquela que traz a morte (grego);
  • Perseu (M) - destruir, aniquilar (grego);
  • Ravena (F) - corvo (inglês). O corvo é um animal com simbolismos místicos e sombrios;
  • Samael (M) - severidade de Deus (hebraico). Na tradição judaica é o anjo destrutivo da morte;
  • Tristão (M) - triste, tristeza (latim);
  • Tristana (F) - o mesmo que Tristão;
  • Ulisses (M) - odiar ou filho da raiva (latim);
  • Valquíria (F) - aquela que escolhe os mortos (nórdico). 
Para aqueles que gostam de nomes com significados e conotações ousadas temos aqui uma lista no mínimo interessante, que foge ao trivial. Porém, para algumas pessoas poderia ser um fator de impedimento de uso. Qual é a sua opinião sobre este tema? Algum destes nomes te atrai?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Arte & Símbolos, Behind the Name, Nameberry, O Blog dos Nomes, Significados, Significados dos Símbolos, Wikipédia.

46 comentários:

  1. Realmente, sombrios e com uma pegada gótica (mas muitos da lista não perdem o charme)!
    Bom, fiquei triste sobre o significado de Perséfone, pois li um livro, anos atrás, que ela estava associada a chegada da Primavera. O significado de Ulisses também foi uma surpresa, não espera esse significado. Lilith é um nome bonito e ligado ao horóscopo/mapa astral tbm, mas não teria coragem de usar caso tivesse uma filha, mas para uma personagem fictícia seria top. Ravena marcou minha infância, com o livro "passagem para Ravena" e com o desenho da DC: "Os Jovens Titãs".
    Eu conheço uma Valquiria, uma Lissa e um Orfeu e são pessoas super amáveis! Mara também é um nome comum,mas não sou muito fã...prefiro associar a Maravilha xD. Jennifer eu acho meigo e não tão sombrio assim. O nome Laila é encantador e super meigo (penso em uma noite cheia de estrelas haha).
    A história de Osíris e Isis,eu considero bonita, então não considero tão sombrio assim rs.
    Gostei de ver um nome indígena norte-americano: Molimo, apesar de seu significado!É sempre bom ver nomes indígenas.
    Adorei a postagem!
    Bom, faltou Kesia nessa lista, que é uma das 3 filhas de Jó e se associa a fase de tribulação dele :/ (cada filha remete a uma fase da vida). Késia é o nome da minha sobrinha e só descobri anos mais tarde sobre sua associação não tão boa assim... Eu amo muito a minha baixinha (que é meio gótica, pra ser sincera rsrs) e adoraria ver sobre o nome dela aqui no Blog! Vocês poderiam falar sobre?! Por favor! Eu amei o post "meio dark"! Foi sensacional! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb fiquei surpresa com o significado de Perséfone, não esperava. E sim, ela é associada à primavera pelo seguinte fato mitológico: Hades a sequestrou para o submundo mas ela só fica lá durante o inverno e outono, quando muda de nome e passa a se chamar Cora; durante a primavera e o verão ela vai para o Olimpo e volta a se chamar Perséfone. É a deusa das ervas e dos frutos, filha de Deméter, a deusa grega da agricultura.
      Ainda não estudei a fundo Késia, mas pelo que sei é o mesmo que Cássia e significa canela ou fragrância. Pode deixar que faremos o post sim e traremos informações mais detalhadas.
      Gratos pelos comentários e pela participação! 😘

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Obrigado, Patrícia!!! Eu não sabia que Cora era um nome derivado da mitologia (ligado a Perséfone). Gosto muitíssimo de Cora e agora tem um atrativo a mais! :)
      Sobre Kesia eu tbm já li que um de seus significados era canela, mirra,perfume ou madeira. Não sei qual é o real significado rsrs. Sobre as fases da vida Jó, quando li, tinha relação com as cores do cabelo de cada uma, o cabelo da Quezia/ Kesia era negro. Querem Hapuque era a terceira filha, ruiva e simbolizava o "retorno de Jó das cinzas" (lembra muito a fênix, até pq era ruiva xD) e o significado é super gracinha: "olhos que brilham".
      Muitíssimo obrigada, novamente, pela atenção! Parabéns pela sua dedicação e parabéns a toda equipe do blog tbm! =)
      Bjos!!

      Excluir
    3. Kézia é um nome bem interessante, também já vi na grafia Quésia. Aqui em Maceió conheço algumas e TODAS vinculadas à igreja evangélica.

      Excluir
    4. O nome da minha filha é Perséfone e se tivesse um filho, Ulisses seria uma possível escolha. Ouvi muitas críticas ao nome, mas todos de pessoas preconceituosas que adoram repetir nome de bíblia ou de novela então descarto. É o nome da deusa da primavera e de quebra rainha do submundo, ou seja linda.

      Excluir
    5. concordo plenamente são nomes lindos, mas por serem derivados da mitologia grega muitas pessoas têm esse preconceito

      Excluir
  2. Olá, Patricia! Tudo bem?

    Eu sou muito do sentido de que: a palavra tem um poder incrível e um nome pode fazer uma energia tão leve e também tão pesada para uma pessoa. Por exemplo, Dolores é um nome que tem significado de dor; jamais colocaria esse nome em alguém. É assim segue os outros nomes. Acho que o nome acaba vindo com a mesma carga negativa para a pessoa. Então não usaria esses nomes.


    Di, Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso o mesmo, achei o post, e o tema, fascinantes mas não usaria nomes com significados muito sombrios nos meus filhos. Gosto de Lilith, não o acho tão sombrio assim, pois remete-me para a beleza da noite e para os traços femininistas na história hebraica de Lilith, como já foi falado no post sobre o nome. Esse eu talvez usasse a seguir a um nome que signifique estrela. Que tal Star Lilith? Assim ficaria com o lindo significado de "estrela da noite".

      Bjs
      Inês

      Excluir
  3. Conhecia poucos desses nomes e fiquei boquiaberta com o significado deles (Zilá, Leila, Mara e Valquíria). Pelo que vejo agora os pais pesquisam o significado antes de colocar o nome nos filhos. Seu blog é uma ótima fonte de pesquisa, muito legal!! Parabéns pela dedicação, Patrícia!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Poucos desses nomes eu já tinha ouvido... E o significado deles é, de fato, de arrepiar... Eu sonho em ter um filho e acho que seu blog vai ser um bom lugar para pesquisar quando eu conseguir que ele esteja à caminho...

    ResponderExcluir
  5. Lúcifer,Hades,Lilith e Samael.Eu não sei pq,mas sempre tive admiração pelo oq a cultura vê como "errado" ou "pecado",pois muito disso varia de cultura para cultura.Esses nomes simplesmente me trazem a sensação de "desconhecido".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hades nem é tão errado assim, só estudar mitologia grega e você vê que é só a mídia que faz ele ser sombrio e maléfico

      Excluir
    2. Eu entendo você perfeitamente

      Excluir
    3. Hades está longe de ser ruim, a mídia que fez ele parecer assim, mas na verdade que é o ruim é Zeus o irmão dele e a mídia o glorifica fala que ele é bom que não sei que, ele tem NADA DE BOM, um estuprador babaca genocida psicopata e que traia a esposa, só cometeu atrocidades esse cara

      Excluir
  6. Olá!!

    Eu também tenho uma atração pelo sombrio, tanto que já vim direto para esse post!!!
    Gostei de conhecer os nomes e seus significados, alguns me deixaram surpresa e admirada.
    Gosto muito de Zilá e Betânia!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, não coloque Zilá, meu nome é Zilá Tereza, Zilá em hebraico é sombria e Tereza é ceifeira em grego. Ninguém merece esses nomes. Seu nome é bonito, faça um trocadilho, Luci Fernanda, pronto, tem Lúcifer... mas ninguém irá perceber;)

      Excluir
  7. Olá, como vai? Eu adoro as surpresas e curiosidades que encontro toda vez que venho aqui. Encontrei um nome que já conhecia e não posso negar um pouco de semelhança com as atitudes da pessoa! Com isso fico me perguntando, será que o significado de um nome pode influenciar na personalidade da pessoa?
    Beijos
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Patricia!!
    Caraca, que publicação maravilhosa. Eu não tinha ideia de que existiam tantos nomes sombrios e confesso que gosto bastante de Hades, Odin e Valquiria. E eu morria e não sabia que Samuel era um nome sombrio.
    Como sempre, uma publicação incrível.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, obrigada pelas palavras, mas só um adendo: sei que dá pra confundir, mas o nome da lista é Samael. Apesar da origem hebraica é um nome com significado e história diferentes da de Samuel, que não tem relação com o tema.

      Excluir
  9. Oi Patricia esse post me surpreendeu tem varios nomes que eu nem fazia ideia de que tinham um significado nefasto, eu com certeza nao usaria estes nomes em um filho meu, pena que antigamente as pessoas nao pesquisavam e colocavam por achar bonito. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que o diga, meu nome é Zilá Tereza, o que significa sombria ceifeira!

      Excluir
  10. Que diferente o tema desse post! Tem listados ainda alguns nomes que me agradam, como Laila e Lilith. Mas não sei se os usaria pois acredito um pouco nessa coisa da energia que um nome traz. Apesar que não acho que escuridão/sombra sejam coisas necessariamente ruins. Como gosto muito de mitologia (grega, principalmente), sempre leio muito sobre, então alguns nomes aí já são conhecidos e dá pra entender o "significado sombrio" que carregam em função da história dos personagens na mitologia: Ares, Éris, Hades,Osíris, Perséfone. Mas alguns fiquei bem surpresa em saber o significado, como Jennifer e Valquiria.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de me tocar que, sempre que eu quiser ideia de nomes, vou vir aqui haha. Estou escrevendo uma história, e gosto da ideia de ter o significado dos nomes dos personagens :)
    AMEI esse post. Esses nomes místicos, meio sombrios, me encantam demais *-* já me disseram que nos identificamos mais com a melancolia do que com a alegria, e acho que esses nomes trazem isso *-*
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi amei conhecer nomes tão diferentes e instigantes. Eu gosto muito de saber os significados dos nomes e penso que eles falam muito da personalidade de quem os carregam.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  13. Oi Oi
    Eu adorei a maioria dos nomes. Coloquei Luci na minha dog, por causa do nome Lúcifer (Não que eu seja uma adoradora ele) kkkkkkkk Também acho lindo o nome Perséfone, Lilith, Amon, Samael.. ta, acho que gosto de quase todos mesmo <3
    E fiquei passada com o significado de Jenniffer.

    Beijinhos
    www.psideboteco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Patrícia.
    Amei a postagem... rs
    Alguns dos nomes me surpreendeu por serem considerados 'sombrios'. Alguns eu ri porque acho que a pessoa não imagina o significado e obvio que eu terei que enviar o link a elas. rá
    Como eu sou legal, não acha?

    bacio

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem Patrícia?

    A sua publicação ficou muito boa, eu não tenho o hábito de procurar o significado dos nomes, acho que raramente fiz isso na minha vida, mas achei bem legal. Parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Nomes com significados bem fortes! Também não costumo procurar o significado dos nomes...mas é interessante!

    https://sobreavidasm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Faltou Morgana,Muriel e etc. Acho horríveis esses nomes.

    ResponderExcluir
  18. Oiii! Que postagem propícia ao mês! Muito interessante! Têm nomes aqui que sequer imaginava! Por exemplo, Betânia! Tive uma chefe com esse nome e ela me causava medo e aflição, justamente como sugere o significado do nome dela! É mole?! Adorei mais uma vez! Bjs

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post e conhecia alguns desses e seus significados, mas Betânia e Odisseu me surpreenderam, não sabia de seus significados.

    ResponderExcluir
  20. Douglas: o que veio do rio de águas escuras.
    Bruno: em sentido figurado significa sombrio, melancólico, infeliz.

    ResponderExcluir
  21. Miriam: mar de tristeza, mar de amargura.

    ResponderExcluir
  22. Celene: a lua; uma forma de Selena.

    ResponderExcluir
  23. Umbelina; de ŬMBRA; UMBELLĂ: Sombra; aquela que cobre com um manto.
    Acho que é um nome perfeito para este post!

    ResponderExcluir
  24. Lilith é um nome lindo, assim como Ravena e Maeve - Nomes femininos que eu certamente consideraria para uma filha (caso não fosse apaixonada pelo nome Domitila). Dos nomes masculinos, Perseu, Amon e Lúcifer me agradam bastante, embora o último seja bastante controverso e proibido em alguns países.

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Olá Patrícia.
    Eu realizei muitas pesquisas sobre a mitologia egípcia, e o deus do submundo é Anúbis. Osíris é deus do julgamento e pode ser considerado símbolo da justiça.

    ResponderExcluir
  26. Tenho im nome poderia dizer "RARO" em que se encaixaria como significado ou coisa que o valha e que origem teria

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigada mais eu estou procurando o significado do nome Pandora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos o post sobre Pandora

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2015/06/pandora.html?m=1

      Excluir
  28. Pra quem ainda acha que a Perséfone ta com um significado diferente é por que ela é tanto a deusa da primavera quanto a deusa do submundo na mitologia Grega, se procurarem por 'O mito das estações da mitologia grega' vocês vão entender, mas eu recomendo o canal Guilherme Analisa que faz muitos conteúdos da mitologia Grega com comédia que são muito bons.

    ResponderExcluir
  29. Gostaria do resultado do nome Márcia

    ResponderExcluir
  30. Eu gostaria de acrescentar um nome, da bíblia o nome dado por Raquel ao seu filho antes de morrer no parto:
    Benone, significa filho da aflição ou filho da dor

    ResponderExcluir
  31. Queria saber se posso ter um nome dark

    ResponderExcluir
  32. Tau vez sim depende de qual seria.

    ResponderExcluir