quinta-feira, 25 de abril de 2019

Lúcifer



No post sobre os Nomes Bíblicos Masculinos surgiu a ideia de escrevermos sobre Lúcifer.

Lúcifer é polêmico porque é o nome associado ao diabo, ao anjo caído, a Satanás! Mas o nome Lúcifer, ao contrário do que se pode imaginar, não tem nada de obscuro e diabólico. Foi somente a partir das obras A Divina Comédia, de Dante, e Paraíso Perdido de John Milton, que Lúcifer passou a ser o nome de Satanás, até então Lúcifer era um nome romano perfeitamente normal.

Lúcifer vem do latim e significa aquele que traz luz, onde lux quer dizer "luz" e ferre "trazer/aquele que traz".

Em latim, Lúcifer é o nome referente à estrela da manhã, ao planeta Vênus. E como Vênus é um planeta que tem movimentos únicos e uma aparência descontínua no céu, a associação mitológica e religiosa de figuras associadas à Vênus envolvem queda do céu para a terra ou submundo, exatamente como acontece na história do anjo caído cristão, a figura do diabo. Na Bíblia há a referência à estrela da manhã, Lúcifer, quando o livro sagrado foi traduzida para o latim pela primeira vez, na Vulgata.

 
Isaías 14:12:
quomodo cecidisti de caelo lucifer qui mane oriebaris corruisti in terram qui vulnerabas gentes (Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!)
Este versículo é referente ao Rei da Babilônia.

Lúcifer passou a ser então um nome próprio e só depois associado às histórias do anjo caído.

E devido à associação de Lúcifer com o diabo o nome é proibido em alguns países, como na Nova Zelândia. Curiosamente, em 2017, foram registados 6 meninos com o nome Lúcifer na Inglaterra. Porém, recentemente na Alemanha um casal tentou dar o nome Lúcifer ao filho e foram recusados! Eles ainda tentaram reclamar e fizeram queixa no tribunal contra o funcionário do registo cívil que os atendeu, porque na Alemanha não existem leis a proibir nomes, fica a critério do funcionário do registo cívil. Mas mesmo assim eles perderam o caso porque Lúcifer não foi considerado um nome adequado e acabaram por optar por Lucian.

Até ao século IV, Lúcifer era um nome bastante usado por cristãos, e por isso existe um santo com esse nome, São Lúcifer ou Lúcifer de Cagliari. Tendo vivido no século IV em Sardenha, Itália, Lúcifer de Cagliari era um bispo que se opôs à doutrina do Bispo Arius, que dizia que Jesus Cristo era uma criatura de Deus e não o próprio Deus. Esta doutrina contrariava a doutrina católica da Santíssima Trindade. Apesar de São Lúcifer ser venerado pela Igreja Católica, só existe uma igreja no mundo dedicada a este santo, em Cagliari, na Itália.

Como seria de imaginar, tanto em Portugal como no Brasil, não foram registados meninos chamados Lúcifer nos últimos anos, e o nome não consta na lista dos nomes admitidos de Portugal. Duvido também que algum funcionário de cartório aceite registar este nome, por isso desejo boa sorte aos papás que tentem usar este antropónimo tão ousado.

Não acredito que Lúcifer irá se tornar mais usado, mas não deixo de ter pena que uma nome que nada tem de mal na sua origem seja tão desprezado e que tenha sido usado para chamar a personagem maléfica do diabo. Nunca se irá livrar desta associação e eu acho muito triste. Eu vejo Lúcifer como um nome imponente, com um estilo único e uma sonoridade atraente e melodiosa. E já que não é bem aceite para humanos porque não usar Lúcifer para um animal de estimação? Afinal de contas já foi usado pela Disney para dar nome ao gato maldoso da madrasta da Cinderela. Eu acho que daria um excelente nome de pet que sem dúvida iria causar admiração e sorrisos.

O que vocês acham sobre Lúcifer?

Claudia Barata 

Fontes consultadas:
Behind the Name, Bíblia Sagrada, Nameberry, IBGE, SPIE, ARPEN/SP.

39 comentários:

  1. Confesso que levei um leve susto ao ler o título rsrs, mas pensando bem é um nome bonito e com um significado lindo (digno de anjo mesmo...), mas infelizmente essa associação será para sempre! Nada usável em pessoas...mas existem bons substitutos como Lúcio, Luciano, Lucas e até Lucian, como citado no texto... tem nomes que simplesmente não são usáveis. Até Jesus acho melhor não usar, pois para mim é o nome apenas do Senhor! Da para usar Manuel, Emanuel ou Josué...
    Informativo o post. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou escrevendo um livro onde um dos personagens se chama Lúcifer. E é um esportista.

      Excluir
  2. Muito, muito interessante. Não fazia ideia que até há um santo com este nome. Não dá para usar, acho que nem para pet... O significado e a associação a Vênus são muito bonitos.

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um episódio do Chaves em que acontece a maior confusão na vila devido ao nome do gato da Bruxa do 71 ser Satanás!
      No Brasil medieval de hoje, imagino os problemas que uma pessoa teria por ter um cão no prédio chamado Lúcifer, dependendo do lugar onde a pessoa vive...

      Luciana

      Excluir
    2. iriam envenenar o pobre bichinho com certeza

      Excluir
  3. Olá tudo bem ? E realmente um nome impactante , eu não usaria nem nos animais o nome Lúcifer.

    ResponderExcluir
  4. É um nome bonito, o único problema é mesmo a associação. Tenho muita pena que seja assim, até para não cristãos a associação é muito forte.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  5. O significado é bonito , mas infelizmente a comparação com esse nome ao diabo acaba com o nome :/

    ResponderExcluir
  6. quando voce lê o significado nao tem como nao achar um nome lindo, uma pena que uma pessoa o tenha estragado
    ótimo texto, muito objetivo, parabens

    ResponderExcluir
  7. Bem legal a história do nome. Eu já sabia que não tem nada de diabólico no significado do nome, porque como descreve a bíblia Lúcifer era o "Anjo de Luz"!

    ResponderExcluir
  8. Essa coisa de estigmatizaçao é horrível, e no que diz respeito à nomes, não deixa de ser lamentável ao extremo. Lucifer, Hitler, são dois nomes que tem uma sonoridade bonita na minha opinião, mas cada um carrega em si uma carga tão pesada que realmente é estranho pensar em alguém escolhendo eles para os seus filhos.
    Muito bom o teu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hitler é sobrenome...Adolf Hitler. Li uma vez que os descendentes dele mudaram de sobrenome, para não ficarem com esse peso...

      Excluir
  9. Acho que Lucifer é igual a Judas sempre vai ter um estigma no nome, e quem o carrega vai sofrer muitos olhares de desaprovação...
    nunca colocaria em ninguém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Judas, Barrabás...a associação é imediata...mas que bom que existem muitos nomes para se escolher!

      Excluir
  10. Triste esse paradoxo, um nome com um significado tão interessante e carregado por um estigma negativo indissolúvel. Ainda bem que temos outros nomes que nos remete ao mesmo significado: Lúcio, Luciano, Lucas...
    Me interessei neste sufixo (fer), tenho um amigo cujo nome é PáciFER, será que há outros nomes terminados em FER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jennifer, mas o sufixo não tem o mesmo significado porque a origem não é latina.

      Excluir
    2. Ou seja, temos ao menos 2 significados para FER.

      Excluir
  11. Amei o texto! E adoro como abordam as coisas de forma inteligente, é uma pena o nome Lúcifer ter sido literalmente demonizado, pois acho muito bonito!

    ResponderExcluir
  12. Não tem nada de errado com o nome já que apesar de ser supostamente o nome do diabo, ele tem um significado bonito. Só que acho irresponsável pais darem um nome para o seu filho que o faça sofrer bullying. Porque com certeza uma criança com esse nome sofreria muito!

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  13. O significado do nome é admirável, no entanto, a associação feita culturalmente acabou ofuscando esse significando e garantido uma conotação bastante sombria, não é verdade? Por esse motivo eu não usaria kkkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Muitas informações que eu desconhecia, mas acho que a que mais me impressionou foi a existência de São Lúcifer, um santo fadado ao anonimato.

    ResponderExcluir
  15. Confesso que nunca usaria esse nome!!! E fico imaginando como alguém poderia colocar esse nome em um filho...
    Mesmo com um significado bonito, ele trás uma energia muito negativa...
    abraços

    ResponderExcluir
  16. Obrigada a todos pelos comentários. Este foi um dos posts que mais me deu gosto fazer.

    ResponderExcluir
  17. Eu já sabia alguma coisa sobre a história desse nome e o que li aqui complementou o que já sabia. Mas pela repercussão negativa que esse nome possui, somente uma pessoa doida para colocar esse nome em seu filho. rsrs Mas a história que escreveu sobre esse nome foi fantástica, praticamente uma aula de História e Filosofia. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  18. Que post interessante. Eu sempre achei o nome em si muito bonito, e quando descobri o significado não entendia a associação. Emfim, realmente fica difícil agregar esse belo nome a uma pessoa sem que pessoas façam conexão ao capiroto, o que traria muitos problemas ao seu portador acredito eu rs.

    ResponderExcluir
  19. Eu acho Lucifer um nome bonito e o significado é lindo! Realmente é uma pena que culturalmente/religiosamente seja um nome tão indesejado. Concordo que dificilmente será um nome comum algum dia, infelizmente a associação que a maioria das pessoas faz com a história bíblica é imediata. Fiquei meio em cima do muro quanto ao nome ter sido barrado na Alemanha. Por um lado acho meio absurdo porque deveria ser um estado laico, já que pra um ateu provavelmente não tem peso nenhum esse nome. Por outro lado penso no preconceito que a criança sofreria na escola, por exemplo.Enfim, muito interessante o post!

    ResponderExcluir
  20. Eu não sou cristã e não tenho valores ou crenças relacionadas à essa religião. Aliás, não tenho crenças religiosas. Acho o nome Lucifer delicioso, justamente devido ao peso que os apontamentos colocam nele.
    Compreendo as censuras impostas por um ou outro, mas acho lamentável, afinal, só prova que somos limitados e preconceituosos, porque é apenas um nome e toda a mitologia cristã se bem analisada, nos deveria fazer apreciar um homem que se responsabiliza pelos erros dos mortais e seus pecados. Ele não os comete. Somos nós. Ele apenas pune e guarda as almas pecadoras. Sim, é uma questão interpretativa. Mas acho que a mania de responsabilizar o diabo por nossos erros e creditar a deus os nossos acertos nos torna muito mais frágeis e propensos aos pecados comuns. Amém.

    bacio

    Ps. Adorei esse post

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Nunca imaginei que esse nome surgiria e que as pessoas ficariam curiosas. Quando era pequena aprendi na catequese o significado como sendo " ser de luz". Realmente algumas pessoas sentem aversão ao nome e seria difícil ser uma opção para os filhos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  22. Oiii, tudo bem? Eu tenho um amigo americano que se chama Lúcifer então eu sabia sobre seu significado, muita gente não sabia e associa o nome a coisas ruins, mas como ficou claro no seu post, é um significado muito lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria interessante saber o que ele acha do nome e se alguma vez sofreu preconceito. :) se lhe perguntar poderia partilhar connosco?

      Excluir
  23. Dizem que o verdadeiro nome de Lucifer é Samael, o anjo que se casou com Lilith (há várias histórias sobre os dois, digo contos judaicos)! Olha, eu não colocaria o nome não...igual Amon que tem referências meio obscuras... Nomes tem carga, energia... Sobre nomes de animais, eu lembrei da bruxa do 71 do Chaves com o Satanás kkkkk um par de cachorros Lucifer e Satanás ia ser do barulho xD no Dragon Ball, o sogro do Goku tem o Mister Satã...no One Pierce existe o fruto do diabo que dá super poderes! Japoneses são ótimos - brincam mto com isso, outro anime é o Beelzebu kkk
    Vocês poderiam falar de Samael! Tem o post sobre Lilith, seria interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima ideia! Eu não conhecia Samael e acho que tem uma bonita sonoridade e tenho a certeza que por ser praticamente desconhecido um Samael não sofreria o mesmo preconceito que um Lúcifer.

      Excluir
  24. O nome lembra muito Samuel! Acho que pode ganhar a simpatia de muitos. Obrigado, Claudia ♡
    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Samael

    ResponderExcluir
  25. Um nome muito bonito - Pena que não seja bem aceito, pois o significado é incrível!

    ResponderExcluir
  26. Como fazer para o nome poder ser aprovado?

    ResponderExcluir
  27. Lucifer é um nome que Deus escolheu pra ele, não vejo nada demais se alguem botasse esse nome em alguém,o diabo não é mais lucifer, ele so tinha esse nome quando era um anjo, eu sinceramente botaria esse nome em um filho meu, o nome é forte o significado também é forte, so gente da mente fraca vai acha que o nome lucifer é do diabo

    ResponderExcluir
  28. Eu particularmente já sabia mais ou menos o significado e origem, mas definitivamente não sabia sobre a história por trás. Pra mim Lúcifer sempre foi o nome do Diabo, antes de cair do céu. E sim, é um belo nome. Mas não importa como você pense, só de pronunciar o nome da uma sensação ruim, por conta do contexto imposto por trás, o que é uma pena.

    ResponderExcluir