quinta-feira, 14 de março de 2019

Odette & Odile - Atendendo a Pedidos



Mais um pedido a ser concretizado, mais dois nomes a serem descobertos e nos surpreender com as suas histórias.

Eu não sou dada a ballets nem a outras danças, mas adoro música clássica e claro que é daí que conheço O Lago dos Cisnes.

Dividido em quatro atos, o ballet dramático O Lago dos Cisnes, do compositor russo Tchaikovsky, com o libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer, estreou no Teatro Bolshoi em Moscovo em 1877. Conta a bela e dramática história de Odette, uma princesa que foi transformada em cisne por um malvado feiticeiro, de nome Rothbart, que tem a forma de uma ave de rapina.

Odette vive num lago fruto das lágrimas da sua mãe, com as suas damas também sofrendo da mesma maldição, até que numa bela noite o príncipe Siegfried a vê transformar-se em humana e se apaixona. A maldição de Odette consistia em se transformar em cisne durante o dia e humana à noite, esse feitiço só poderia ser quebrado se alguém se apaixonasse verdadeiramente por ela. O príncipe jura a Odette que a irá salvar e faz juras de amor eterno, mas lembrado por Odette regressa ao palácio onde decorria uma festa que a sua mãe, a rainha, esta a celebrar para encontrar uma esposa para o seu filho.

Chegando lá, Siegfried vê uma bela moça vestida de negro, Odile, o cisne negro e filha de Rothbart. Odile era igual a OdetteSiegfried a confunde com Odette e se derrete de amores por Odile porque ela o enfeitiça durante o bailado. Odette, entretanto, chora e é consolada pelos outros cisnes até que Siegfried aparece e pede perdão a Odette, jurando ter sido enganado por Odile. Nisto o feiticeiro e Odile surgem e Siegfried derrota o feiticeiro cortando suas asas e o seu amor verdadeiro por Odette quebra a maldição.

Odette e Odile estão por isso eternamente ligados ao Lago dos Cisnes. Que história magnífica com a sua música arrebatadora e um bailado tão romântico quanto trágico. Ao ler sobre o bailado deu-me vontade se ir ver o espetáculo e me deliciar com a bela Odette e a maldosa Odile.

Apesar de ser um bailado russo, Odette e Odile são ambos nomes franceses, mas não me admira que tenham sido os escolhidos para a obra de Tchaikovsky porque era comum na Rússia se falar francês no século passado, era sinal de requinte e bons costumes.

Odette e Odile são variantes de Odilia, sendo Odile sua forma francesa e Odette um diminutivo. Odilia é um nome de origem germânica que significa fortuna e riqueza.

Odette é diminutivo de Odilia mas também de Oda, que, por sua vez, é a forma feminina de Oto o qual partilha o mesmo significado de Odilia, fortuna.

Uma das nossas fontes afirma ainda que Odile tem também origem no germânico Otthilde que significa próspera em batalha.

Odette começa a ser visto nos Estados Unidos como um nome trendy pela sua terminação, e foi o escolhido pelo ator Mark Ruffalo para a sua filha.

Mas foi na Segunda Guerra Mundial que o  nome se tornou muito badalado, isso graças à heroína da resistência francesa Odette Brailly, que arriscou a sua vida ao passar informações aos Aliados, o que fez com que fosse capturada pelos alemães. Mais tarde se tornou célebre ao escrever um livro sobre o que passou nas mãos dos nazis.

A popularidade de Odette e Odile no Brasil é baixinha, nenhum deles foi registado em São Paulo em 2017, e de acordo com o censo do IBGE Odette tem uma frequência de 1600 pessoas, tendo sido mais popular nos anos 30. Nos dias de hoje em está em desuso. Resolvi pesquisar a popularidade de Odete nesta grafia e vi que é a escrita mais popular, já contava com cerca de 68.000 pessoas até 2010, e a sua popularidade teve auge nos anos 50. Odile é ainda mais raro, com uma frequência de somente 800 pessoas, a maioria nascida durante a década de 1940.

Em Portugal, Odette e Odile são igualmente raros. Nos anos 20 Odette teve por volta dos 5 registos anuais e depois não aparece mais, porém a grafia Odete já teve cerca de 100 registos anuais desde os anos 20 até aos anos 80, altura em que caiu em desuso. No ano passado nenhum deles foi registado e Odile nem sequer é aceite em Portugal.

Apesar da ligação ao bailado russo que jamais irá entrar em decadência, Odette e Odile são nomes que a maioria considera antiquados e pesados. Dificilmente se tornarão moda, apesar de nos EUA Odette estar a chamar à atenção.

O site Nameberry diz que 80% dos leitores preferem Odette a Odile, mas eu prefiro Odile, acho mais melodioso e a terminação Ette é das que menos gosto.

E vocês? Preferem Odette ou Odile?
O que pensam sobre estes nomes?

Claudia Barata 

Fontes consultadas:
Behind the Name, Nameberry, IBGE, IRN, ARPEN/SP SPIE, Wikipédia.

25 comentários:

  1. Como eu disse no comentário em que fiz o pedido, acho que nomes femininos iniciados com a vogal “O” (Odette, Odille, Olga, Olívia) tem um quê de misterioso, de enigmático, acho que por não existirem muitos. Os nomes do post de hoje podem ser considerados um pouco pesados pelas pessoas, um pouco antigos (principalmente Odette), mas a história do ballet ajuda a deixar os nomes mais interessantes. Também prefiro Odille a Odette (inclusive conheço uma Odille, é alguém que admiro por sua sabedoria e serenidade). Gosto mais da pronúncia de Odille, principalmente em inglês. Com certeza a escolha dos nomes não foram ao acaso, né? São nomes da mesma origem, tudo a ver com a história (pois as duas são iguais, o que confundiu o príncipe). O post ficou lindo, Claudia! Gostei mesmo! Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. ahhh, esqueci de comentar, achei interessante o fato de Odette ser visto como um nome trendy nos EUA.

    ResponderExcluir
  3. Odete é um nome que marcou minha infância por causa do filme "a princesa encantada", que era um dos meus preferidos (sei as musiquinhas até hj xD), inspirada no ballet "o lago dos cisnes", mas o nome do príncipe era Derick (nome que tbm gosto mto tbm). Conheci apenas uma Odete, infelizmente já falecida. Era mãe do padrasto da melhor amiga da minha mãe. Era uma boa pessoa!
    O significado de Odete é muito legal, gostei muito - uma mãe capricorniana vai amar né xD ! Gosto tbm do masculino Otto, ainda que veja piada com "arr(ó)to". Tanto a forma feminina como a masculina são bonitas. Sobre Oda e Odilia, eu já não gostei rs!
    Desconhecia a história de Odette Brailly! Realmente, um nome com uma portadora de peso!!! Odette ganhou mais pontos agora hehe :D
    Bom...eu acho a pronúncia de Odete mais forte do que a de Odile, que dá um ar mais delicado e meigo (e este tem um plus por ter mais um significado igualmente grandioso). Nomes femininos com "O" são raros, mas Odette/ Odile são sublimes! O final "ete" talvez seja um pouco complicado no Brasil, porquê o bullying é uma prática infelizmente frequente, apesar de gostar do nome Odette (tbm acho bonito Ivete :3), porque rima com algumas palavras: confete,pochete, pivete, chevete, chiclete, basquete, disquete, baguete e uma outra palavra que significa um ato sexual...por isso, para o Brasil, eu, na minha humilde opinião, acho que seria melhor Odile, uma pena que seja o nome da vilã.
    O post foi maravilhoso! Eu ameeei! Tenho certeza que a Ivana vai ficar imensamente feliz!!! Parabéns, Claudia!!! Ficou Divo!! Que o post sirva de inspiração para mamães e escritoras que visitam o blog!
    Parabéns, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem não conhece a animação: http://www.garotasgeeks.com/a-princesa-encantada-em-como-ofender-a-mulher-em-cinco-silabas-ou-menos/
      Essa parte que a autora do post comenta é uma das mais engraçadas xD eu amo esse desenho - mto divertido e fofo:3

      Excluir
  4. Será que Odília e Edília são os mesmos nomes?
    Não gosto nem de Odete nem de Odile, mas achei bem interessante descobrir que o feminino de Otto (esse acho bem distinto e bonito) seja Odete. São nomes em desuso e acho que continuará por lá por muito tempo.
    Todos amam Ivete Sangalo, mas não escolhem esse nome para suas filhas. :) A terminação 'ete' é bem rara, além de Odete, Ivete e Ivonete, não consegui achar nenhum...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angélica! Eu tive uma professora de inglês chamada Elizete...e tem o nome Elizabete/Elisabete (já vi com as duas grafias). Acho que também tem Elizete com "s" no lugar de "z"

      Excluir
    2. São nomes diferentes Angélica. Com a terminação ete lembrei de Anete, Janete, Jorgete, Georgete, Paulete, Salete e Gorete.

      Excluir
    3. Lembrei de Bernadete também! Até que tem bastante rsrs mas agora estão sendo menos usados, né?

      Excluir
    4. Lembrei de Juliete/Juliette.

      Excluir
    5. Bernadette, Lisette, Colette, Annette...

      Excluir
  5. Oi Claudia,

    Acho os dois nomes bem diferentes, mas sempre os associei a pessoas mais velhas, e sei que isto é um preconceito bobo. Já assisti as várias releituras de "O Lago dos Cisnes" e sempre amei todas elas, que conseguiram me fisgar. Entre esses dois nomes, acho que prefiro Odile, por ser mais diferente e gosto de coisas assim. Adorei o post!

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Cláudia!
    Nunca tinha ouvido falar em Odile… Mas achei interessante toda a história e diferente!
    Quanto a Odette, sempre conheci Odete! Não sei se trata-se do mesmo pela mudança de uma letra?!
    Como sempre, os seus artigos são diferentes e fazem-nos descobrir coisas imagináveis!
    Beijinhos :*

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. oi!
    Eu adorei os nomes :D são lindos e bem marcantes...Odette é bem mais comum que Odile.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Confesso que é difícil escolher entre os dois. Acho Odette mais firme, mais imponente. Já Odile é mais doce, mais suave... Acho ambos lindos, e por conta do Lago dos Cisnes, cheio de significados para quem ama ballet.
    Acho que não sei escolher qual dos dois é meu preferido. Acho que daria para filhas gêmeas, seria uma brincadeira interessante rs
    Adorei a matéria, como sempre!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Quando vejo esse nome só lembro que tive professora bem velhinha com esse nome ou uma amiga da minha mãe bem mais velha que ela, eu gosto de Odile ❤️

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito deste post! Conheço uma Odete e (como vivo no estrangeiro) uma Odile. Mas confesso que gosto mais de Odilia. Este último é admitido em Portugal? Beijinhos ��

    ResponderExcluir
  11. Penso que nomes que se iniciam com a vogal "O" sempre são fortes.
    Otávio, "Olavo, Oscar, Olívia...
    Geralmente são raros também, né?
    Engraçado é que não gosto do nome Odete, mas gostei dele escrito com dois "t". No entanto, prefiro Odile, sem dúvidas. rs

    ResponderExcluir
  12. É verdade... estes nomes são sempre associados a pessoas mais velhas e também concordo que dificilmente ficarão populares (se bem que a moda às vezes nos surpreende). Talvez também prefira Odile.

    ResponderExcluir
  13. Além das personagens do ballet ( que é lindo), lembro de mais duas: Odette Roitman (interpretada por Beatriz Segall) e Odile do filme Smurfs (era a chef do personagem principal). Ótimo post!!

    ResponderExcluir
  14. Esses nomes são lindos de se pronunciar, além de ser marcante e elegante. Tenho uma tia que se chama Odette e uma amiga escritora que se chama Odile. Esses nomes expressam uma sensação de nobreza e virtudes. Lindos nomes!!!

    ResponderExcluir
  15. Cá estou no seu blog outra vez... Minha tia avó se chamava Odete! Aquela época onde os filhos eram sempre com as mesmas letras: Odete, Oscar, Otília, Olavo... Eram assim os nomes da família do meu avô. Eu me Chamo Oscar. Meu avô, seguindo a tradição de seus pais deu nomes aos seus filhos assim: Gildete, Judite, Jairo, Josué e José. Engraçado isso, né? Eu tinha pavor do meu nome... Só comecei a gostar depois que me tornei ator!

    ResponderExcluir
  16. Assitir muito o Lago do Cines quando era pequenininha, e lembro que adorava a história, e o nome dela, porque era o único nome que eu sabia com a letra O. Hoje, eu iria preferi Odile, soa tão excêntrico e incomum. E gosto disso. :)

    ResponderExcluir
  17. O Lago dos Cisnes é lindo e triste! Não sabia o significado dos nomes, até porque os dois não me agradam muito os ouvidos. Mas é bacana perceber através desse post que pelo menos o significado deles é bonito, transmite uma certa Fortaleza e personalidade! O trabalho de pesquisa que vcs fazem é maravilhoso e digno de aplausos!

    ResponderExcluir