quarta-feira, 13 de março de 2019

Os Escolhidos das Celebridades - Viriato & Martim


No passado dia 9 de março, Filipa Gomes, a chef de cozinha portuguesa e apresentadora do programa de culinária Prato do Dia, foi mãe pela segunda vez de um menino chamado Viriato que veio fazer companhia à irmã Julieta. Este nome masculino é de origem irlandesa e o seu significado pode significar tanto homem como bracelete. Vale lembrar que Viriato foi uma figura importantíssima na história de Portugal. Gostei muito da escolha da Filipa, ela surpreendeu-me e pela positiva.

Ainda esta semana, também em Portugal, nasceu Martim. O ator português Manuel Melo, o eterno "Girafa", foi pai pela primeira vez ao lado da sua mulher Sofia Fernandes. A origem de Martim é romana e é um caso genitivo do nome do deus romano Marte. A meu ver uma escolha segura, mas que não deixa de ter o seu encanto. 

Gostaram mais da escolha de Viriato ou de Martim

Ana Madaíl Carvalho 

Fontes Consultadas: 
O BLOG DOS NOMES, Caras, n-tv. 

6 comentários:

  1. Acho que Viriato soa um pouco estranho aos ouvidos brasileiros (com certeza aí em Portugal é mais comum, visto que é um nome de alguém importante para a história). Para quem gosta de combinar nomes de irmãos (eu não vejo necessidade), Viriato combinou com Julieta. Martim não é dos meus preferidos, mas é um bom nome e está se popularizando. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viriato também é pouquíssimo usado em Portugal, podendo causar certo estranhamento, ou ao menos surpresa. Lembrando que em Portugal até mesma as celebridades costumam escolher nomes bastante previsíveis para os filhos.
      Luciana

      Excluir
    2. Entendi...mas acho que ainda assim soa menos estranho, né? Pq é um nome mais conhecido...

      Excluir
  2. Uau! Ela arrasou escolhendo Viriato! Adorei! <3 <3
    Também adoro Julieta! =o)
    Martim é simpático e bonito, mas previsível e comum.
    Saúde e felicidades para ambas as famílias!
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. A primeira vez que vi o nome Viriato foi na novela "Senhora do Destino",personagem interpretado por Marcelo Anthony...depois não lembro de tê-lo visto. Viriato tem algo que me intriga, não sei dizer se me incomoda (vou refletir mais sobre o nome)...bom, o que incomoda é que se tirar o "r" e confundir "d" com "t"...sem contar que no Brasil a letra "e" as vezes é pronunciada como "i"...A primeira vista, até que é um vintage cheio de estilo, depois passei a torcer um pouco o nariz... Não desgosto, mas não me empolga tanto, a ponto de falar "uaaau!Viriato!". O significado tbm não é tão fantástico assim...daqueles que significam homem prefiro Adam (variação de Adão).
    Martim é um amor, par romântico da índia Iracema na obra de José de Alencar! Acho um encanto de nome! É um nome forte, mas ao mesmo tempo melódico! O final "im" muito me agrada! Acho que Martim vai crescer muito no Brasil!! (Fato que seria um impeditivo no meu caso rs). Amo! Para este eu digo: "uau! Martim * - * "!!!
    Acho que os dois nomes tem em comum a "virilidade", já que ambos remetem ao universo masculino.
    Eu escolho Martim, mas respeito muito a escolha do nome Viriato, tendo em vista a raiz histórica do nome para com Portugal!
    Parabéns pelo post, Ana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Viriato???? Não gostei, parece estranho, não conlocaria em meus filhos, já Martim parece um sobrenome, também não colocaria...
    Abraços

    ResponderExcluir