segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Compostos com Ágata/Agatha


Ágata/Agatha, nome de pedra preciosa, nome que reluz como uma jóia! Um dos preferidos para nomear meninas brasileiras chega agora ao Blog dos Nomes para emprestar todo seu brilho na formação de bonitos e inspiradores compostos. Por uma questão de praticidade, já que existem duas escritas muito conhecidas, optei por incluir nas listas Ágata, a grafia em português.

Compostos com Nomes Populares:

Ágata Luísa
Ágata Milena
Ágata Rebeca
Ágata Valentina

Alice Ágata
Júlia Ágata
Maria Ágata
Yasmin Ágata

Compostos com Nomes Curtos:
Ágata Fay
Ágata Lis
Ágata Pilar
Ágata Yumi

Clara Ágata 
Ísis Ágata
Luna Ágata
Núria Ágata

Compostos com Nomes Longos:
Ágata Cecília
Agata Fernanda
Ágata Lavínia 
Ágata Manuela

Guilhermina Ágata
Iracema Ágata
Patrícia Ágata 
Rafaela Ágata 

Compostos com Nomes Modernos:
Ágata Betina
Ágata Luara
Ágata Maitê
Ágata Mirela

Dalila Ágata
Lorena Ágata 
Oriana Ágata 
Sâmia Ágata

Compostos com Nomes Antigos:
Ágata Madalena
Ágata Regina
Ágata Teresa
Ágata Virgínia 

Eleonora Ágata
Francisca Ágata 
Priscila Ágata 
Teodora Ágata 

Compostos mais recentes divulgados no estado de São Paulo:
Agatha Vitória - 192 registros 
Agatha Sophia - 112 registros 
Agatha Emanuely - 49 registros 
Agatha Maria - 43 registros 

Compostos mais recentes divulgados em Portugal:
Agatha Jéssica - 1 registro

Confesso que não foi fácil conjugar Ágata com outros nomes (principalmente como segundo elemento), visto que ele já é um nome forte por si só. Mas para quem gosta de nomes duplos acredito que o leque de escolhas apresentados possa soar atraente.

De quais compostos com Ágata/Agatha mais gostaram?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, IRN

60 comentários:

  1. Acho lindo esse nome e é incrível como ele combina com tantos outros, em casos de brigas de pai e mãe sobre qual nome usar esse é bem democrático e possibilita um enorme número de opções rs.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei de:
    Ágata Valentina
    Luna Ágata
    Ágata Cecília
    Oriana Ágata
    Francisca Ágata
    Agatha Sophia
    Ágata Fay

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Agatha é um nome mt lindo, adorei essas combinações de nomes

    ResponderExcluir
  4. Agatha é realmente uma jóia de nome mas eu prefiro ele puro ,não gosto de composição pois ele sozinho já é marcante.

    ResponderExcluir
  5. É um nome bonito expressa bem gosto muito, gostei bastante dos compostos Ágata Rebeca e Yasmin Ágata bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Àgatha yasmin é bonito tem
      Tem mais jusgestão de Agatha

      Excluir
  6. Bom de todos os nomes composto o que mais gostei foi Agatha Sophia.

    ResponderExcluir
  7. Gosto mais da grafia inglesa: Agatha. Mas não é um dos meus queridinhos. rs rs Me lembra muito (A gata, artigo e substantivo simples) Mas é um nome universal e reconheço sua beleza. Gosto mais de Ágatha como primeiro nome.

    Vou dar mais uma sugestão de informação sobre a construção dos seus posts. Percebi que o texto original no blog sobre Agatha data de agosto de 2016 e sei que vcs tem informações estatísticas mais recentes. Portanto, fiquei curiosa... Agatha continua no top 100 brasileiro com quantos registros anuais? e em Portugal, como vai?

    As sugestões de nomes no post estão excelentes, bem abrangente. Achei Agatha quase um coringa, fácil de conjugar, gostei de várias sugestões acima. Destaco Agatha Cecília, mas os compostos com Maitê, Milena, Patrícia, Regina, Virgínia, Priscila, ficaram show.
    Acrescento Ágatha Melina,
    Ágatha Jarina (2 pedras preciosas de origem diferente)
    Karine Ágatha

    Por fim, Agatha me lembra outro nome, que inclusive gosto mais: Aretha (merece um lugar ao sol, viu Patrícia?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dados oficiais do Brasil, divulgados a partir de 2018, só computam o Top 50 e tanto Ágata quanto Agatha não aparecem nesse ranking. Porém no Top do site Baby Center Brasil (não oficial), atualmente o nome encontra-se na posição #48 (na grafia Agatha). Em Portugal continua raro.

      A combinação Agatha Jarina é bonita, muito preciosa ❤

      Vou lembrar de Aretha, abraços Angélica!

      Excluir
    2. Que tá de ágata Luara 🌸❣️🌹

      Excluir
  8. Gostei mais de Clara Ágata e
    Ísis Ágata ! Foi difícil escolher kkkk

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você! Ágata/Agatha já é por si só um nome super forte. Eu se fosse escolher outro para acompanha-lo, daria preferência ao "Maria", que é um nome bonito e coringa que combina com praticamente todos os outros; ou com "Christie" tendo em vista a já existente familiaridade, uma vez que sou fã da autora.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante, Ágata Luísa ficou bem delicado e bonito, gostei!

    ResponderExcluir
  11. Olá. Gostei de Ágata Lis, Núria Ágata, Agata Fernanda e Ágata Regina. Quantas variações =)

    ResponderExcluir
  12. Depois de 11 anos dando aula, finalmente neste ano tenho uma Agatha em minha sala!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu acho esse nome tao lindo, ja pensei em colocar esse nome qd eu tiver uma filha

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto de Agatha Cristine como a escritora, é uma composição linda, pena que não colocou na lista
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  15. Acho que Ágata é um nome que brilha sozinho. Combinado com cores como Ágata Violeta, ou outras pedras como Ágata Ruby,Ágata Lazuli...
    Bom, Ágata Maria tbm é simpático!

    ResponderExcluir
  16. Eu tava com um pensamento de Agatha Mirella mais vi que Agatha já é realmente um nome forte correspondido por ele msm sozinho mais amei a sugestão de Mirella junto mais talvez eu me decida de Agatha sozinho...
    Tbm acho lindo layla Vitória e Mayra Emanuelly😍❤🤗

    ResponderExcluir
  17. eu achei lindo Ágatha Vitória,e Agatha luiza

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei de Ágata Valentina 😍😍😍

    ResponderExcluir
  19. O nome da minha filha é Agatha Victória... Mas realmente Agatha combina com muitos nomes compostos.

    ResponderExcluir
  20. Amei Agatha Cecília e Agatha Sophia.
    Estou grávida de 4 meses e ansiosa pr saber o sexo do meu bebê ❤❤

    ResponderExcluir
  21. Como o nome Agatha, já é um nome forte ficaria legal com um nome mais simples e leve. Lys Agatha lys com Y achei bonito. Quando eu tiver uma filha, vou colocar esse nome

    ResponderExcluir
  22. To na duvida meninas
    Oque vcs acham desse nome Agatha Gabrielly ? Combina ?

    ResponderExcluir
  23. Ja o meu nome é ágata ranyelly❤❤

    ResponderExcluir
  24. Oque Achar de Ágata Ester? E o nome que vou colocar na minha filha

    ResponderExcluir
  25. Não gostei muito dessas combinações prefiro Agatha Beatriz nome da minha filha 😍

    ResponderExcluir
  26. Quando eu tiver uma filha vai se chamar , ágata Lorrany ,ou Yasmin Gabrielly ❤️

    ResponderExcluir
  27. Não tem na lista mas colocaria
    Aghata Letícia
    Aghata yanka
    Aghata Lya
    Aghata vibck
    Aghata trinity
    Aghata Evelyn
    Aghata Rhadassa
    Aghata Merilyn

    ResponderExcluir
  28. O QUE VOCÊS ACHAM DE Agatha Maya?

    ResponderExcluir
  29. O meu nome é Ágatha Karinne, eu acho que super combina.

    ResponderExcluir
  30. Estou gravida de 4 meses meu bebê vai se chamar agatha lorena

    ResponderExcluir
  31. Gosto de Ágatha Manuelly, porque quando eu tiver brava pra falar ÁGATHA é difícil aí chamo por MANU 😂😂❤️
    Eu queria Manuella meu marido Ágatha aí escolhi esse achei lindo😍

    ResponderExcluir
  32. Ágatha Mikaelly
    Amo essa combinação ❤️😍

    ResponderExcluir
  33. Oiê gente tô grávida e meu bebê e menina
    Tô muito na dúvida
    Com meu esposo
    Agatha Biatriz
    Ou Lívia Biatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agatha Biatriz ficaria bem legal 1

      Excluir
    2. Agatha Biatriz ficaria bem legal 😍

      Excluir
    3. Ágata é um nome muito lindo sou supeista a dizer porque amo meu nome principalmente o Ágata o meu é Ágata Natália

      Excluir
  34. o MEU É Ágata Natália e amo muito meu nome amo nome compostos , e amo a combinação do meu nome .

    ResponderExcluir
  35. Gente n sei oq coloca, 😨 só Agatha ou Agatha flora

    ResponderExcluir