sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Marcelino & Marcelina - Atendendo a Pedidos


Marcelino & Marcelina, nomes que nos remetem de imediato para Marcelo & Marcela, não negando suas origens. Também remetem para tempos passados, com a doce lembrança de épocas que carregam o charme vintage. Mas poderiam Marcelino & Marcelina sair da sombra dos nomes que lhes deram origem e brilhar nos dias de hoje?

Significado & Origem
Marcelino é a forma portuguesa e espanhola de Marcellinus, antigo nome romano de família derivado de Marcellus (surgiu como um patronímico deste último). Marcellus, por sua vez, surgiu como um diminutivo de Marcus, nome criado em homenagem a Marte, o deus romano da guerra - para conhecer mais Nomes Derivados de Marte clique aqui. Marcelina é a versão feminina de Marcelino, além de ser a forma eslava de Marcela. O significado de Marcelino & Marcelina seria então aquele/a que é da natureza de Marcelo, aquele que pertence a Marcelo. Levando em conta a ligação com o deus Marte, ganha ainda o sentido de consagrado/a ao deus Marte, guerreiro/a.

Outros nomes que têm relação com Marcelino & Marcelina são Celino & Celina. Apesar de originalmente serem nomes romanos de família derivados do latim Caelius, que significa céu (mesma origem de CélioCélia), eventualmente Celino & Celina também são considerados diminutivos de Marcelino & Marcelina.

Outras línguas: Marcelin (francês), Marcellino (italiano).
Marceline, Marcelline (francês), Marcellina (italiano).

Entre as figuras históricas que levam os nomes temos São Marcelino, um Papa do início do século IV martirizado durante as perseguições do imperador Diocleciano; Amiano Marcelino, historiador ativo durante o fim do Império Romano e Santa Marcelina de Roma (327-397), irmã mais velha dos santos Ambrósio e Sátiro.

Curiosidades: Marcelino Pão e Vinho é um filme espanhol de 1955, baseado no livro homônimo escrito por José Maria Sánchez Silva. Conta a história de um menino órfão criado por freis franciscanos. Grande sucesso popular, foi adaptado no formato desenho animado com 26 episódios. Para Marcelina a referência artística fica por conta da ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, sendo este o nome de uma das personagens da obra.

Desempenho pelo mundo:
Marcelino esteve presente discretamente no Top 1000 dos EUA em períodos espaçados (pico em 1929, posição #825). Última vez em 1993 (#980). Para Marcelina os registros são praticamente inexistentes. Mas na Polônia Marcelina é um nome da moda, em 2018 ocupou o 20° lugar entre os nomes femininos mais usados no país.

Desempenho no Brasil e em Portugal:
A frequência de Marcelino no Brasil é de 26527 pessoas, a maioria nascida durante os anos 60 nos estados do Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocatins. Atualmente é raro em crianças, em 2017 foi registrado apenas 2 vezes no estado de São Paulo. Para Marcelina a frequência é de 11526 pessoas, seu pico de uso se deu na década de 1940 e a maior parte de suas portadoras reside no Maranhão, Mato Grosso do Sul e Piauí. Hoje em dia é ainda mais raro que Marcelino, em 2017 não pontuou nenhuma vez no estado de São Paulo.

Em Portugal Marcelino recebia registros consistentes durante a maior parte do século XX, com mais expressividade entre os anos de 1930 a 1950 (por volta de 60 a 50 registros por ano), mas que foram decaindo com o passar do tempo. O mesmo aconteceu com Marcelina. Assim como no Brasil, também são incomuns em crianças: em 2018 Marcelino recebeu 3 modestos registros e infelizmente Marcelina não foi lembrado por nenhuma família.

Personalidades:
  • Marcelina Sowa - modelo polonesa;
  • Marcelina Czartoryska (1840-1894) - princesa, aristocrata e pianista polonesa;
  • Marcelina Vahekeni - modelo angolana eleita Miss Angola 2011;
  • Marcelino Bernal - ex-futebolista mexicano;
  • Marcelino dos Santos - político e poeta moçambicano;
  • Marcelino Menéndez Pelayo (1856-1912) - historiador espanhol.

Em termos realísticos, compreendo que Marcelo, Marcela, e até mesmo Celina, soem mais atraentes para as novas gerações, mas o mundo dá voltas e quem sabe se um dia Marcelino & Marcelina não possam ser redescobertos? Muitos nomes antigos estão tendo esse revival e nesse contexto acho que Marcelina tem mais chances, pois tem o mesmo final em -ina visto em nomes populares como Valentina ou Carolina, entre outros. 

Qual é a sua opinião sobre Marcelino & Marcelina?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

14 comentários:

  1. Tenho um certo apreço por nomes vintage, gosto dessa aura antiga, meio nostálgica...aquela “saudade de épocas que não vivi”.
    Os nomes Marcelino e Marcelina (assim como Marcelo e Marcela) me remetem a “mar y cielo” (mar e céu) e acho que isso dá um ar muito poético aos nomes. Eu gosto bastante da terminação “ina”. Na verdade, gosto do grupinho “ana, ena, ina, ine” e concordo com você, se um desses nomes tem chance de ser redescoberto, é Marcelina, por conta da terminação e da sua sonoridade melódica.
    Eu já conhecia as referências aos santos (sou católica), mas não sabia da ópera de Mozart. Achei interessante!
    O texto ficou um primor! Parabéns, Patrícia!
    Obrigada por atenderem meu pedido (mais uma vez). Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço Ivana, obrigada ❤
      Nunca tinha parado pra pensar nessa associação dos nomes a Mar & Céu, achei lindo! Abraços, tenha um ótimo fim de semana! 😊

      Excluir
  2. Muito bom o post. Gostei do texto e da foto também.

    ResponderExcluir
  3. Oi Patrícia,

    Quando penso em "Marcelino e Marcelina" só sou remetida aos tempos mais antigos, são nomes que associo a épocas passadas. Porém, a sonoridade dos dois me agrada bastante, principalmente de Marcelina, que poderia ser um nome que usaria para um futuro filho, quem sabe.
    Adorei as curiosidades que você trouxe em relação a esses nomes. Como sempre, um post completo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Um nome que eu gostaria muito de ver aqui no Blog, é Analuz

    ResponderExcluir
  5. Realmente Marcelina/Marcelino tem um ar mais antigo. Não me desagradam mas também não acho especialmente bonitos. Marcelina me lembra a personagem da novelinha Carrossel. rs Quanto aos nomes relacionadas, Marcelo (a) não são nomes que me chamem a atenção, mas gosto de Celina. Achei muito interessante a relação com o deus Marte, nunca teria imaginado.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    quando vi o título, lembrei de imediato de Marcelo (nome que amo), e logo depois tu falou isso. Quando tava na metade, senti mais apego e carinho ao nome Marcelina, acho mais meigo e de fato, remete ao sufixo ina no final. Acho esse nome muito encantador!

    Xêro grande <3

    ResponderExcluir
  7. Quando penso no nome "Marcelino" ou "Marcelina" sempre me vem o mar à cabeça, não sabia que tinha haver com o deus da guerra ❤ Amei ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  8. Gosto de nomes com uma pegada mais antiga, por assim dizer. Acho que tem um valor único. Gostei do texto de hoje.

    ResponderExcluir
  9. São nomes que remetem a coisas mais antigas, acho bem legal!

    ResponderExcluir
  10. Menina, eu não sabia que existia esse nome: Marcelina, Marcelino, Marcellue e com 2 L. como é bom ler seu blog a gente sempre aprende o significado dos nomes e a origem de cada um!

    ResponderExcluir
  11. Oi Patrícia! De fato, Marcelino e Marcelina me pareceram nomes antigos. Confesso que não imagino bebês sendo chamados assim. E, pode ficar chocada, mas não consigo me lembro de nenhum Marcelino. Marcelina eu só conheço por causa de Minha Mãe é uma Peça. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu lembro da animação Marcelino pão e vinho!! Eu não gosto da terminação "lino" e nem mesmo "ino" (Justino, Agripino, Celestino) - não me parecem bonitos (Mas é questão de gosto e cada um tem o seu! Diversidade de opiniões é um fator importante para uma sociedade plural)...parece Marcelinho que tiraram o "h"...tem essa aura de um nome franzino.
    Marcelina tbm não me encanta em nada...prefiro Marcela ou Martina!

    ResponderExcluir