sábado, 29 de agosto de 2015

Sofia/Sophia


Sofia, a sábia, dona da sabedoria. Um bom presságio para a vida de uma pequena menina com este nome. Por incrível que pareça, aprendi a gostar de Sofia com os desenhos animados A Princesa Sofia, da DisneyTalvez por essa razão, o vejo numa bebé com grande facilidade, mas não lhe acho grande piada quando penso nele numa adulta.

Em Portugal este nome encontra-se em 9º lugar, com 980 registos, enquanto que Sophia teve o total de 24 registos. No Brasil a grafia preferida é esta mesmo com 9240 registos em São Paulo, enquanto que Sofia atingiu os 3438 registos.

O nome Sofia surgiu a partir do grego sophia, que significa literalmente "sabedoria". Pode ser traduzido também como "o verbo" (santidade) na sua forma feminina.

Na antiga Constantinopla, atual Istambul, cidade mais populosa da Turquia, foi construído a Basílica de Santa Sofia, o que ao contrário do que se pode pensar não homenageia uma santa, e sim a “santa sabedoria”. 

Este foi um nome muito popular nas famílias reais durante a Idade Média. Um exemplo foi a Imperatriz Élia Sofia, esposa do imperador Justino II. 

Existem muitas variantes deste nome, que é comum em quase todo o mundo ocidental, como Sophie, na língua francesa, inglesa e alemã e Sophia, bastante comum na língua inglesa e também no Brasil, como já foi referenciado.

Sofia da Grécia também foi rainha da Espanha, entre os anos de 1975 e 2014, deixando o trono para a princesa Letizia Ortiz, casada com o atual Rei Filipe VI da Espanha, cuja filha mais nova deste casal é também Sofia

Sófia (em búlgaro, Sófija) é a capital da Bulgária.

Carla Jesus.

O que pensam do nome Sofia?

15 comentários:

  1. Amo esse nome e usaria sem dúvidas! O significado contribui.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de Sophia, mas hoje só tolero como segundo nome. No Brasil cansou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só no Brasil, Sophia é top 1 em quase todos os países!

      Excluir
  3. Nunca gostei desse nome e agora com essa superpopularidade no Brasil ele se tornou insuportável. Parece q todas as meninas se chamam Sofia, é muita falta de criatividade!

    ResponderExcluir
  4. Amo sem medida <3 uma pena tamanha popularidade! Faz parte da minha lista desde que a iniciei e foi meu favorito durante muito tempo. Anos atrás me olhavam torto e faziam mil e uma gracinhas quando eu comentava que gostaria de ter uma filha com esse nome... Agora as mesmas pessoas que detestavam andam por aí com suas próprias Sofias/Sophias! Não consigo tirá-lo da lista, mas atualmente não cogito usá-lo a menos que a configuração do nosso hanking mude muito.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho lindo, mas há muitas ao meu redor.

    ResponderExcluir
  6. Gosto do nome, é agradável, com sonoridade bem suave. No entanto, acho que também em Portugal Sofia ficou demasiado gasto de tantas vezes ter sido utilizado como segundo elemento de um composto que se tornou intuitivo. De repente, dava sensação de que Sofia parece que ia com tudo e isso "estragou-o". Não o usava porque acho uma escolha muito pouco original no nosso tempo.

    ResponderExcluir
  7. dos nomes comuns , é dos que mais gosto :) acho bonito e com um bom significado, além de internacional :)

    ResponderExcluir
  8. Para o cristianismo gnostico é um nome sagrado e representa o espírito santo (eles consideram ser feminino)...vi um documentário em que Madalena tbm representaria o espírito. Eu gostava muito de Sofia/Sophie até que se tornou muito popular, infelizmente o mesmo está acontecendo com Alice e Aurora, que sempre gostei. A vertente russa Sónia tbm acho datado. Um nome que significa sabedoria e gosto muito é Mainá! ^^

    ResponderExcluir
  9. Sofia é bonito e tem um significado bonito, mas a extrema popularidade (principalmente no Brasil) saturou completamente o nome. Merece uma pausa de no mínimo 100 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. E 100 anos ainda e muuuuito pouco pro tanto que ele foi usado!

      Excluir
  10. Acho esse nome água de salsicha sem graça.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de Sofia (nessa grafia) mas cansou, a onde eu vou tem uma penca, parece falta de criatividade. Prefiro Sophie.

    ResponderExcluir