quinta-feira, 1 de março de 2018

Kayron - Atendendo a Pedidos


Kayron é um nome diferente, de fato. Tem um certo exotismo ao mesmo tempo que soa jovial e moderno. Pode ser uma boa aposta para pais que procuram por essas qualidades em um nome para seu futuro filho. Também pode ser uma opção mais original para quem gosta da inicial K mas quer fugir de nomes populares.

Em um primeiro momento, Kayron surgiu em países de lingua inglesa, mas mesmo nesses locais seu uso é pequeno e sua origem é debatida. A teoria mais divulgada é que seja uma variação de Kieron ou de de Kieran, variantes do nome de origem irlandesa Ciarán, cujo significado é preto, significado que se estende também a Kayron. Tenho especial apreço por nomes ligados a cores, e sendo o preto uma cor misteriosa e instigante, Kayron ganha um  charme a mais.

Existe ainda a grafia Kairon que tem origem  igual à de Kayron, mas um detalhe: Kairon é também o nome de uma pequena aldeia na Índia, ocupada em sua maioria por pessoas que possuem Kairon como sobrenome. Infelizmente não consegui encontrar mais informações sobre Kairon como sobrenome indiano.

O site Names Org informa a existência de 229 meninos de nome Kayron nos Estados Unidos e mais 203 chamados Kairon. Ambos foram mais usados durante meados dos anos 2000. A escrita Kairon tem também um pequeno uso no Reino Unido.

No Brasil a frequência de Kairon é de 456 pessoas e Kayron de 1.040. São números discretos que demonstram a raridade dos nomes. Tanto Kayron como Kairon só começaram a ganhar registros a partir dos anos 80, ou seja, têm introdução recente entre os brasileiros. Ambos são mais usados nos anos 2000, o que reforça o caráter jovial. As duas grafias são mais comuns no estado do Maranhão. Em 2017, no estado de São Paulo, Kayron foi registrado 21 vezes e Kairon 4 vezes.

Para minha surpresa, Kayron é aprovado em Portugal, certamente foi mais um dos nomes beneficiados com a recente abertura da lista portuguesa de nomes admitidos. Por enquanto a grafia Kairon não aparece na lista. Em 2016 Kayron não recebeu nenhum registro, mas em 2015 um menino português recebeu o nome Kayron.

Personalidade:
  • Kayron Gracie - atleta brasileiro de artes marciais.
Kayron é arrojado, moderninho e vem fazer companhia a outros nomes com K de estilo parecido, entre os quais cito KaleoKenai e Kian. É mais uma novidade pronta para ser descoberta. Para quem gosta de grafias mais simples, pode optar por Kairon.

Kayron faz o seu estilo?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Baby Names UK, Behind the Name, GracieMag, IBGE, IRN, Names Org, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

49 comentários:

  1. Kayron é um nome muito diferente, mas gostei do nome em si e do significado. Adoro nomes diferentes =)

    ResponderExcluir
  2. É um nome bonito e original. Gostei. Ótimo para quem não quer ficar nesses nomes que "todo mundo" já tem.
    Versos da Alma

    ResponderExcluir
  3. Kayron é bem diferentão, o que torna a pessoa ainda mais especial! Adorei seu blog e o post!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha escutado esse nome, mas achei muito lindo.

    ResponderExcluir
  5. Gostei, adoro nomes diferentes! Já é uma dica pra quando eu tiver que escolher rsrs

    ResponderExcluir
  6. Acho super interessante saber mais sobre os nomes e bem legal a iniciativa do seu blog.

    Beijos.
    spkyjmchrstms.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu nao conhecia esse nome! É bem diferente mas ao mesmo tempo estiloso e moderno!

    ResponderExcluir
  8. Nome forte, gostei, ótima ideia esse blog, adorei, sempre irei aparecer aqui

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, que demais gostei bastante desse nome bem diferente, confesso que ainda nao conhecia

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha visto esse nome, confesso que é bem diferente, tinha que ser mesmo de países ingleses! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Bom não faz muito meu estilo, mas é diferente, de presença forte.

    ResponderExcluir
  12. Verdade o nome Kayron é bastante diferente, nunca tinha ouvido falar dele, nomes diferentes chama mais a atenção, Kayron é uma ótima sugestão para os pais que gostam de nomes diferentes, bjs.

    ResponderExcluir
  13. É um nome ultra-moderno, como foi outrora Kevin

    ResponderExcluir
  14. Esse nome é bem diferente. Uma ótima opção para os futuros pais. Bjs

    ResponderExcluir
  15. nome bastante incomum,mas o significado e bastante bonito!!eumna opção que eu consideraria se tivesse para ter um filho homem..adorei..

    ResponderExcluir
  16. Adorei o nome! Gosto bastante de nomes diferentes, e já tenho alguns para escolher. Se fosse possível, teria como fazer um sobre Luckian (Lucian), ou se já tiver me mandar o link 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, é possível sim, ainda não temos post sobre Lucian. Quando estiver pronto publicaremos, tá? Obrigada pela sugestão ❤

      Excluir
  17. Não conhecia esse nome, adorei o post. Como disse, eu tbm achei o nome com um ar moderno haha

    ResponderExcluir
  18. Acho que já disse que adoro suas curiosidades acerca dos nomes e este nome kayron com certeza entraria na minha de nomes caso estivesse grávida porque eu não conheço nenhum mas Amei a grafia mista de simplicidade.

    ResponderExcluir
  19. Nossa que nome diferente, não conheço ninguém com esse nome não, acho uma ótima sugestão para as mamães :)

    ResponderExcluir
  20. Olá, olha acho que nunca tinha visto esse nome, bem diferente mesmo :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Muito obrigada por ter atendido ao meu pedido. Kayron/Kairon é realmente um nome bonito que a primeira "ouvida" pode causar estranheza, mas depois é agradável de se escutar. Eu conheço um Kayron e ele ainda é uma criança, uma criança bem boazinha. Se eu ouvir mas um nome diferente mando pra vocês. Na verdade eu até tenho um aqui é com K também, mas esse eu tenho quase certeza que foi inventado.

    ResponderExcluir
  22. Que nome diferente, realmente não conhecia, achei legal saber mais.

    ResponderExcluir
  23. Gostei desse nome, curto marcante e forte.

    ResponderExcluir
  24. Decidir vou botar o nome do meu filho de kayron

    ResponderExcluir
  25. Meu filho se chama kayron miguel lindo

    ResponderExcluir
  26. Nossa, muito boa explicação. Só que fico confuso com o real significado do nome. Já encontrei os significados "Aquele que tem garra", variante de Kaíros "o tempo de Deus" etc.

    ResponderExcluir
  27. Meu filho de 3 anos Se chama kayron Gabriel.
    Achei diferente na hora q ouvi escolhi
    Só conheci outro a poucos dias

    ResponderExcluir
  28. Meu filho se chama KAIRON.
    Minha filha se chama KALIMÃ, é bem difícil achar em sites, significa Canção da alma.

    ResponderExcluir
  29. Meu BB se chama KAYRON MIGUEL...não sei o pq,mais foi soprado no meu ouvido.nunca tinha visto antes...e muitas pessoas acham diferente como eu...também sou fã de nomes com K...como meus outros dois filhos se chamam niKolas e o outro HenriKE...COM K.KK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi isso que tbm aconteceu comigo e assim ele se chama kayron Miguel e tem 7anos é meu presente de Deus

      Excluir
  30. Fiquei surpresa pois meu filho tem 7anos e ele se chama kayron

    ResponderExcluir
  31. Estou grávida de um menino gostei do nome kayron mas queria outro que faz sentido com ele

    ResponderExcluir
  32. Alguém pra opinar outro bom e que combina com kayron

    ResponderExcluir
  33. Meu filho se chama kayron antoni nasceu dia 23/01/2012 no RS

    ResponderExcluir