quinta-feira, 5 de julho de 2018

Amarildo - Atendendo a Pedidos


Amarildo é um daqueles nomes tipicamente brasileiros com significado e origem difíceis de precisar. Alguns sites apontam “eu brilho”, “para acender”, “nascido para brilhar” como significados para esse nome, defendendo que ele foi originado do nome feminino grego Amaryllis. Entretanto, confesso que não fiquei muito convencida com essa definição.

No Brasil, em 2010, segundo dados do IBGE, Amarildo era o 309º antropônimo masculino mais comum entre todas as idades (frequência de 34.838 pessoas). O pico de popularidade foi na década de 60, provavelmente por influência do jogador de futebol Amarildo Tavares da Silveira, ídolo do Botafogo e da Seleção Brasileira, com a qual conquistou a Copa do Mundo de 1962. Entre as décadas de 60 e 70, até mesmo em Portugal houve alguns registros desse nome (aproximadamente 20 segundo a base de dados da SPIE). Atualmente, entretanto, ele caiu em desuso por toda parte. Ainda assim, no estado de São Paulo, em 2017, nasceu um Amarildo "para contar história".

Infelizmente, há cerca de cinco anos, o nome esteve em bastante evidência no Brasil devido a um acontecimento muito triste. O país inteiro perguntou "cadê o Amarildo?" quando o ajudante de pedreiro Amarildo de Souza foi levado por policiais da UPP da Rocinha no dia 14 de julho de 2013 e, desde então, desapareceu.
Os principais suspeitos no desaparecimento de Amarildo eram da própria polícia. Em 2016, 12 dos 25 policiais militares denunciados pelo sequestro, tortura, morte e ocultação de cadáver de Amarildo (que nunca foi encontrado) foram condenados em primeiro grau. O caso gerou forte comoção nacional e virou um símbolo da luta contra o abuso de autoridade e violência policial.

Por motivos alegres e tristes, Amarildo é um daqueles nomes que podem ser definidos como “a cara do Brasil” e, sem dúvidas, já está marcado em nossa história! 

Ps.: Apesar de não ter acesso a dados oficiais, tenho a impressão de que Amarildo também não é raro nos países lusófonos do continente africano. Algum leitor de algum desses países por aí para confirmar nossa hipótese?


Mayara  Lopes


Fontes consultadas:
Arpen/SP, Behind the Name, Dicionário de Nomes Próprios, Delas, EBA, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia. 

15 comentários:

  1. Eduardo é um nome comum, não tipicamente brasileiro, mas sim nomes tem suas peculiaridade e este relacionado com o país tem muito haver. Sucesso total.

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei conhecer a origem de mais um nome, eu adoro o nome que originou esse Amaryllis, acho super doce, já a versão masculina eu não gosto muito. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia gostei da postagem matando uma curiosidade que as vezes temos sobre origem de nomes e significados

    ResponderExcluir
  4. É tão interessante ve que por trás dos nss nomes existe uma simbologia e uma história

    ResponderExcluir
  5. Amaryllis também é um género botânico pertencente à família Amaryllidaceae que inclui duas espécies de plantas herbáceas, perenes e bulbosas nativas da África do Sul.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post.
    Talvez Amarildo seja um daqueles nomes que precisa de ser ressuscitado. Têm um significado muito bonito. Não sabia da versão feminina,é incrível o que aprendo neste blog.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo Amarildo vai gostar de saber isso tudo! Significado estonteante!

    Sempre gosto de vir aqui!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  8. O taxista que me levou para o hospital para ganhar a minha filha se chama Amarildo.É amigo da família e ele combina com o significado do nome.

    ResponderExcluir
  9. Bem diferente o significado, nunca conheci nenhum Amarildo.
    Mas é bem diferente o significado mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Não conheço ninguém com esse nome, mas é bem diferente né? Minha prima chama Amaryllis e acho lindo.

    ResponderExcluir
  11. Muito triste este acontecimento relacionada ao nome. acho que isso acaba influenciando os pais na hora de escolher. Acho que foi a primeira vez que li um post seu com um nome Brasuca. Gostei. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Mayara. Que lindo o significado desse nome. Uma pena que nem todos que o carregam tenham brilhado de fato. O único que eu conheço mesmo, é o do casa de desalarecimento. Foi mt falado na época, mas hoje, tenho a leve impressão de ter caído no esquecimento geral. Uma pena.
    Parabéns pelo post. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei de saber mais sobre o nome Amarildo. Apesar de não conhecer nenhum homem com este nome, sei que existem alguns espalhados pelo Brasil, pena que infelizmente não há como ter um significado mais preciso, não é mesmo? :/ Mas este significado que foi possível encontrar é bem bonito sim.

    Beijos!
    Isa | Pedagogia Criativa
    http://pedagogiacriativa.com

    ResponderExcluir
  14. Confesso, q logo quando li o titulo do seu post, já estava pensando em comentar sobre o caso: "cadê o Amarildo" mas, vc brilhantemente lembrou... Com certeza este nome já faz parte de nossa história.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conheci ninguem com este nome, achei bem interessante os dados do IBGE

    ResponderExcluir