sexta-feira, 3 de julho de 2020

Nomes Ligados aos Sonhos


São inúmeros os temas que podemos abordar quando falamos de nomes e muitos já passaram pelo blog. Porém um em especial me chama a atenção e quase nunca é comentado: os nomes com significados ligados aos sonhos e ao sono. É uma temática bonita e misteriosa que hoje teremos o prazer de abordar.


  • Álmos (M) - nome do lendário fundador da Hungria. Significa sonhador, sonolento
  • Aislin (F) - significa sonho, visão e sua origem é gaélica
  • Brudair (M) - significa sonho e sua origem é gaélica
  • Kerana (F) - significa dorminhoca e sua origem vem do tupi-guarani
  • Kimon (M) - significa sonolento e sua origem é grega
  • Lótus (F) - na mitologia é dito que os frutos da árvore de Lótus induziam ao sono
  • Marzena (F) - significa sonho e sua origem é polonesa
  • Maya (F) - significa sonho, ilusão e sua origem é sânscrita
  • Morfeu (M) - significa formador de imagens e sua origem é grega. Nome do deus mitológico do sono
  • Narciso (M) - significa sonolência, sono e sua origem é grega
  • Narcisa (F) - o mesmo significado de Narciso
  • Ramiel (M) - significa trovão de Deus e sua origem é hebraica. No Livro de Enoque é o anjo responsável pelas visões divinas
  • Soranna (F) - significa sonho de ouro e sua origem é khmer
  • Yume (F) - significa sonhadora e sua origem é japonesa.
Desafio: Que nomes você escolheria para as meninas da foto?

Fontes Consultadas:
Behind the Name, 2000 Names, Dicionário Tupi-Guarani, Wikipédia.

12 comentários:

  1. Bem mitológicos esses nomes, realmente combinam com sonhos. Eu já conhecia alguns, como Yume, Lótus, Narciso e Morfeu. Para menina eu escolheria Soranna ou Yume.

    ResponderExcluir
  2. Eu nomearia as meninas (da esquerda para a direita) da seguinte forma: Aislin, Narcisa e Soranna.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, antes mesmo de começar a ler o post pensei se tratar de uma temática bem bonita, meio mágica. Tem alguns nomes bem encantadores no post, meus preferidos são: Lotus e Maya.
    Respondendo ao desafio, escolheria os nomes Brudair, Soranna e Yume.

    ResponderExcluir
  4. Eu escolheria TODOS OS NOMEEES ❤ Eles são simplesmente perfeitos! Queria ter vários gatos pra nomeá-los com esses nomes, mdss ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  5. Que nomes lindos! Para as meninas da foto eu escolheria Aislin, Sorenna e Kerana.
    Uma colega minha está grávida e pensando em qual nome colocará no bebê dela, já indiquei esse blog maravilhoso!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Estou a ler «Sandman» de Neil Gaiman e gostaria que publicassem um post no vosso blog a abordar o nome Morfeu.
    Parabéns pelo vosso trabalho e pelo post tão diferente e original!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho ❤ Morfeu já estava na nossa lista, vamos adiantá-lo se possível. Abraços!

      Excluir
  7. Wow, que demais esses nomes ligados ao sono, sonhos e afins. Amei especialmente "Kerana" e "Marzena" (o primeiro então, é a minha cara XD)
    E respondendo ao desafio: Aislin, Marzena e Kerana
    Beijinhos e ótima semana <3
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oiii! Quanto tempo! Estava com saudades, mas preciso dizer que, escrevendo meus contos, tenho passado por aqui para pegar dicas e, uau! Adorei essa proposta de post! Sobre a baby, eu escolheria Soranna. Achei bem propício. Por sinal, por falar em propício, fiquei pensando que essas sugestões cairiam muito bem como sugestões para histórias de fantasia, não acham? Bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu amei os nomes, alguns eu já conhecia, não o significado. Aliás, eu sou péssima nisso, antes de visitar esse blogue nem sonhava com isso. Apenas um ou outro nome eu sabia porque a própria pessoa falava.
    Mas vamos a proposta (que eu amei)...

    Para as meninas eu escolheria Aislin, Maya e Soranna.

    bacio

    ResponderExcluir
  10. Morfeu é um dos meus nomes favorito do mundo todo, pois um personagem de um livro de que gosto muito (O Lado Mais Sombrio) se chama Morfeu... e inclusive ele visita os sonhos da protagonista e leva ela para a terra dele, e assim eles acabam passando a infância juntos nos sonhos. Lembro que uma vez uma amiga me disse que Morfeu era o deus dos sonhos eróticos e eu fiquei em choque hahaha.

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Sonhos ... premonição? Viagem? Apenas reflexos de pensamentos? Tanto se fala sobre "o que seria o sonho" e sinceramente, não sabia que tantos nomes tinham significado relacionado a sonho. Não conhecia a maioria dos nomes, mas Maya e Morfeu são muito bonitos ao meu gosto.

    ResponderExcluir