sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Nomes de Fadas


Ao falar em fadas logo nos vêm à mente imagens de criaturas etéreas, místicas e adoráveis! Estes delicados seres lendários saíram diretamente do folclore europeu para encantar muitos corações pelo mundo. E o que dizer dos nomes de fadas? Há algo de tão bonito em um nome que carrega toda uma aura de magia, mistério e capricho, não acham? Se você está à procura de um nome dentro deste gracioso tema, pode encontrar aqui a inspiração que precisa para nomear sua pequena fadinha! 

Nomes que significam Fada:
  • Elora - rainha das fadas (celta);
  • Fay - fada (inglês);
  • Parisa - como uma fada (persa);
  • Pixie - fada, duende (celta, sueco);
  • Tien - ser celestial, fada (vietnamita).
Nomes de Fadas na Mitologia e na Ficção:
  • Áine - significa radiante em gaélico. É o nome da rainha das fadas na mitologia celta;
  • Aisha - significa viver e sua origem é árabe (série Winx);
  • Azura - significa céu azul e sua origem é persa (Barbie Fairytopia);
  • Bela - nome literal  (série Caça Talentos);
  • Bloom - em inglês significa florescer (série Winx);
  • Chloe - significa verdejante e sua origem é grega (franquia Disney Fadas);
  • Clara Luz - composto duplamente literal (livro A Fada que Tinha Ideias);
  • Clarion - variação de Clara (franquia Disney Fadas);
  • Dahlia - variante inglesa da flor Dália (Barbie Fairytopia);
  • Daisy - em inglês corresponde à flor Margarida (ilustrações Flower Fairies);
  • Daphne - significa loureiro e sua origem é grega (série Winx);
  • Elina - variação sueca e finlandesa de Helena, nome de origem grega que significa tocha (Barbie Fairytopia);
  • Fauna - nome da deusa romana dos campos e das matas (A Bela Adormecida);
  • Fawn - significa cervo novo em inglês (franquia Disney Fadas);
  • Flora - significa flor e sua origem é latina. Nome de uma das três fadas em A Bela Adormecida (também presente na série Winx);
  • Gliss - elaboração da palavra inglesa glisten que significa brilhar (franquia Disney Fadas);
  • Gloriana - elaboração de Glória (poema épico A Rainha das Fadas);
  • Iridessa - significa iridescente e é possivelmente uma variação de Íris (franquia Disney Fadas);
  • Íris - significa arco-íris e sua origem é grega (ilustrações Flower Fairies);
  • Ivy - corresponde em inglês à planta Hera (franquia Disney Fadas);
  • Jasmine - variação inglesa de Jasmim (ilustrações Flower Fairies);
  • Lana - na origem eslava significa luz; na origem bretã significa pequena rocha ou bonita (Castelo Rá Tim Bum);
  • Lara - significa faladora em grego (nome de uma mitológica ninfa aquática). Também é o diminutivo russo de Larissa (Castelo Rá Tim Bum);
  • Laurel - significa louro em inglês (livro Wings);
  • Laverna - nome da deusa romana dos ladrões (Barbie Fairytopia);
  • Layla - significa noite e sua origem é árabe (série Winx);
  • Lilac - nome literal inglês de um arbusto com flores roxas e brancas e da cor lilás (franquia Disney Fadas);
  • Lumina - significa luz e sua origem é latina (franquia Disney Fadas);
  • Lyria - variação de Lira, instrumento musical semelhante a uma harpa (franquia Disney Fadas);
  • Mab - no folclore inglês e irlandês Mab é a rainha das fadas (também citada em Romeu & Julieta);
  • Melissa - significa abelha e sua origem é grega (poema épico Orlando Furioso);
  • Melusine - significado desconhecido. No folclore europeu era uma fada da água que se transformava em serpente da cintura para baixo;
  • Morgana - nome galês que significa rodeada de mar (lendas arturianas);
  • Musa - na mitologia grega as musas eram entidades que traziam inspiração artística (série Winx);
  • Nimue - significado incerto (lendas arturianas);
  • Oriana - significa amanhecer ou ouro e sua origem é latina (livro A Fada Oriana);
  • Primavera - a estação mais florida do ano (A Bela Adormecida);
  • Rosetta - significa rosinha e sua origem é italiana (franquia Disney Fadas);
  • Roxy - diminutivo inglês de Roxana, nome de origem persa que significa amanhecer (série Winx);
  • Stella - significa estrela e sua origem é latina (série Winx);
  • Tecna - vem da palavra tecnologia (série Winx);
  • Tinker Bell/Sininho - significa campainha do sino em inglês (franquia Disney Fadas, Peter Pan);
  • Titânia - significa dos titãs e sua origem é latina (peça Sonho de uma Noite de Verão);
  • Una - significa única e sua origem é latina (poema épico A Rainha das Fadas);
  • Vidia - diminutivo de Invidia, nome romano que significa olhar de frente. Também pode ser uma variação de Vida ou do nome indiano Vidya, cujo significado é aprendizado em sânscrito (franquia Disney Fadas);
  • Viviane - significa viva, vivaz e sua origem é latina (lendas arturianas);
  • Wanda - significa andarilha, errante e sua origem é germânica ou eslava (Padrinhos Mágicos);
  • Zana - é a fada-madrinha no folclore romeno. Zână é a palavra romena para fada;
  • Zarina - significa dourada e sua origem é persa (franquia Disney Fadas);
  • Zínia - nome literal referente à flor Zínia (ilustrações Flower Fairies).
A magia das fadas te conquistou? Algum destes nomes te encanta?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Nameberry, O Blog dos Nomes, Sussurro do Ar, Wikipédia.

40 comentários:

  1. Os que eu mais gosto: Dahlia, Daisy, Layla e Stella...
    Lembrei da Lara e da Lana do Castelo Rá Tim bum. Para quem passou a infância no Brasil nos anos 90, são fadas que ficaram na memória!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Beijos, Patrícia! Bom final de semana!

      Excluir
    2. Aiii, saudades de castelo Rá Tim bum. Eu não nasci nos anos noventa, mas aproveitei muito a minha infância assistindo os desenhos da cultura e do Rá Tim Bum. Adoro aquelas fadas e as "passarinhas" que cantavam kkkkkk.

      Excluir
  2. Amei! Sempre fui ligada em fadas, assim como meu namorado, por isso escolhemos Azura e Morgana <3 !Fora os significado lindos

    ResponderExcluir
  3. Os que mais gosto são: Aisha, Chloe, Íris, Lana, Oriana e Viviane.
    Não fazia ideia que são nomes de fadas, à exceção de Oriana, que é a protagonista de um livro que adoro e que esteve muito presente na minha infância.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante saber alguns nomes e seus significados, ainda mais sobre esse mundo místico das fadas que encanta 😍

    ResponderExcluir
  5. Morgana é um nome para pessoas de personalidade forte, falo isso porque tenho uma amiga assim. Achei bem delicado os nomes de fadas, algumas com sonoridades leves de se pronunciar e outros com escrita até mágica se assim podemos dizer. Post bem agradável, gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Chocada que Elora e Melissa estão nesse grupo... são muito bonitos!
    Achei muito legal a ideia desse post... se eu pudesse escolher o meu próprio nome seria Jasmine.. é lindo demais.

    ResponderExcluir
  7. oi!
    Que lindos :D adorei estes nomes, Elora e Ivy são maravilhosos... Alias todos são ;)

    ResponderExcluir
  8. Ah, que maravilha! E que nomes diferentes, cara! Tinker, Zarina, Zínia... São diferentões... Nunca vi antes... Tenho uma amiga que se chama Lara. Acho bonito! Esse seu blog é realmente demais!

    ResponderExcluir
  9. Tudo relacionado a fadas eu acho lindo! Fiquei surpresa de ver Melissa por aqui, nunca tinha relacionado.
    Um que eu acho lindo é Jasmine!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente amei! gosto muito de fadas, e seu post me fez lembrar de Tinker bell :)

    ResponderExcluir
  11. Que gracinha esse post! Realmente esses nomes tem toda uma aura meio mágica. Gosto muito de Morgana e Stella. Outros citados nos post que também me agradam são Elora, Bela, Chloe, Iris e Lana. Um bem diferente, que eu nunca tinha ouvido, é Vidia, adorei o significado!

    ResponderExcluir
  12. Amei os nomes! Quando puderem, vocês podem escrever sobre o nome "Una"? Desde já, agradeço!s2 :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos sim, mais pra frente faremos o post. Obrigada pela sugestão 😊

      Excluir
    2. A minha filha chama Sophia,tem alguma fada q combina com esse nome?

      Excluir
  13. Oie, tudo bem? Nunca parei para pensar em nomes de fadas. O único que me vem à mente é Sininho de Peter Pan haha Da sua listinha gosto de Melissa. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Os que gosto mais, Chloe, Jasmine é Bela. Os outros achei bem diferentes. Bjos

    ResponderExcluir
  15. Adorei conhecer um pouco mais desse mundo mágico!!! Tenho uma aluna chamada Lara e ela realmente é muito falante...Lógico que minha fada preferida é a Sininho.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Gostei dos nomes mas acho que o que mais me encanta é Fay. Acho tão delicado.

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Ahhhh, eu amei esse post! Eu sou apaixonada por nomes que estão relacionados à fadas, pois acho esse ser místico um dos mais incríveis. Meus nomes preferidos são Chloe e Bloom, a sonoridade dos dois é maravilhosa! Amei o post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá , desconhecia ter nome para fadas , a maioria dos nomes não tinha ouvido ainda .

    ResponderExcluir
  19. Alguns desses nomes estão na minha lista de favoritos, as eu não sabia o significado. Adorei a lista!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, encantada aqui! Muitos dos nomes que citou, embora não tivesse caído em mim, conseguiria imaginar estar cercado dessa vibe de fadas, mas Chloe por exemplo jamais imaginaria. Adorei! Muitas dicas de nomes lindos! Bjs

    ResponderExcluir
  21. Viviane e Morgana me remetem As Brumas de Avalon, e sempre associo força aos nomes.

    ResponderExcluir
  22. Amei esse post!

    Sou apaixonada por Layla e Roxy. Acho lindíssimos! Agora sabendo o significado amei ainda mais!

    Beijos,
    Amanda Rocha

    ResponderExcluir
  23. Que lindo ler um post desse e reconhecer alguns dos nomes de fadas da ficção *-*
    Os primeiros que você citou em especial foram os que mais amei. Fay soa tão poético <3 eu sei nomes de bruxas, por isso é bom variar um pouco!

    ResponderExcluir
  24. Este post está um mimo. Gosto de Pixie, Roxy, Nimue, Layla, Flora, reparei que muitos dos nomes são de flores ou relacionado à natureza, como se fossem pequenos seres se luz que habitam florestas sagradas. Doces e com uma força mítica, que bem para uma menina!

    ResponderExcluir
  25. Aaaaai ameeeeeei!!!!

    Nunca tinha pensado nos nomes de fadas e realmente cada um carrega certa magia na sua pronúncia e significado. Fiquei completamente apaixonada por essa seleção de nomes.
    Adorei a matéria!!!

    Grande beijo,
    htttp://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  26. Seria interessante também ter nomes masculinos ligado a fadas, elfos ligado ao mundo místico. Álvaro, Oberon etc

    ResponderExcluir
  27. Achei Aine interessante! Poderia ter um post sobre! Gostei de Parisa, mas lembra muito Paris né! De todos os nomes, eu sou apaixonada por Elóra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos 2. N sei como n ficou famoso depois do filme willow.

      Excluir
  28. obgd pelos nomes eu tava pressizando para ter ideia de um redaçao

    ResponderExcluir
  29. Tenho uma sobrinha amada chama Ellora fadinha da titia..Recentemente acrescentei Elina na minha lista sem saber que é um dos nomes da Barbie em farytopia...Eu acho lindo de mais,pena o signficado ser incerto o que é muito importante pra mim

    ResponderExcluir
  30. Faltou a sininho do Peter pan.

    ResponderExcluir
  31. O nome da Minha filha é Sophia tem alguma fada q combina com esse nome?

    ResponderExcluir