quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Flora


Flora, deusa romana das flores e da Primavera, casada com Zéfiro, o deus do Vento do Oeste. Que encanto de nome e de associação! Um nome absolutamente primaveril e fresco!

A Mitologia sempre embelezou os nomes para mim e com Flora o processo foi exatamente o mesmo. É adorável a ligação à deusa e ao mundo das flores, que representam o recomeço da vida! E tal como Flora, acho igualmente encantadores nomes de deusas romanas como Diana e Juno (sim, Juno, como feminino).

No entanto, não é só a Mitologia que lhe dá graça e beleza. Por si só, este é um nome muito bonito, com uma sonoridade muito agradável e moderna, que tem a vantagem de ter uma terminação ainda pouco comum entre nós. Lembro-me de outros nomes como Amora, Aurora, Cora, Dora, Eleonora, Isadora, Teodora e Zora, todos eles praticamente raros em bebés portuguesas, sendo que Aurora e Isadora são nomes mais ouvidos no Brasil. Aproveitando-se desta popularidade em terras brasileiras, é possível que, em pouco tempo, Flora ganhe mais adeptos no Brasil do que em Portugal.

Flora vem do latim flos, que significa flor e tem sido utilizado como nome próprio maioritariamente a partir da Renascença, em França. Desde então, espalhou-se pelos quatro cantos do mundo, sendo que na Escócia atualmente é popular e, muitas vezes, é usado como uma forma anglicizada de Fionnghuala (que significa ombro branco e é o nome da protagonista de uma lenda irlandesa). E por falar nestes ares escoceses e irlandeses, relembro uma música composta pela artista Enya, Flora’s Secret (maravilhosa e encantadora)!

Em Portugal, Flora sempre foi um nome pouco utilizado, nunca ultrapassando os 40 registos anuais, o que é ótimo, pois permite que preserve este seu ar vintage, por não estar demasiado associado a uma determinada geração para ser considerado datado. Nos tempos mais recentes temos conhecimento de que foram registadas cinco meninas chamadas Flora, juntamente com os compostos Flora Isabel, Flora Luísa, Flora Sofia e Maria Flora. No ano seguinte, foram registadas três e os compostos Ema Flora e Flora Micaela.

No Brasil, segundo o IBGE, a frequência de Flora é de 9.561 pessoas, tendo o nome atingido seu pico de uso durante a década de 40. Mais recentemente, no estado de São Paulo, Flora conquistou 66 registos. Alguns compostos que marcaram presença: Flora Maria, Ana Flora, Marina Flora, Manuella Flora, entre outros.

Acredito que este seja um nome com potencial para uso nos nosso dias. É distinto, internacional e muito fluído. Flora é também nome de fada, sendo uma das três fadas-madrinhas no conto da Bela Adormecida, ao lado de Fauna e PrimaveraFlora Tristan foi também uma das fundadoras do feminismo moderno – e mãe do pintor Paul Gauguin.

Então, digam lá, quem gosta de Flora?

16 comentários:

  1. Eu adoro, não consigo ver defeitos nesse nome.

    ResponderExcluir
  2. Acho um nome lindo! Delicado e carismático, simples e marcante. Não conhecia a feminista Flora Tristan, sem dúvida uma ótima associação!

    ResponderExcluir
  3. prefiro Flor. Flora lembra-me flora intestinal :/ :)

    ResponderExcluir
  4. Flora é o nome da minha filha, que ganhará um irmão daqui a alguns meses, quais nomes masculinos combinariam com flora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila :) Parabéns pelo bebé que vem a caminho! A sua menina tem um nome muito bonito. A minha sugestão imediata é Flora & César são ambos nomes com ligação ao Império Romano e são muito distintos! Também sugiro:

      Flora & Abel
      Flora & Amadeu
      Flora & Aramis (acho um par muito romântico)
      Flora & Benjamim
      Flora & Dinis
      Flora & Gaspar
      Flora & Inácio
      Flora & Jonas
      Flora & Matias
      Flora & Tomé
      Flora & Ulisses
      Flora & Valentim
      Flora & Vicente
      Flora & Xavier

      Excluir
    2. Flora & Valentim
      Flora & Mateus
      Flora & Áureo
      Flora & Jasmim
      Flora & Sebastião
      Flora & Salvador
      Flora & Oceano
      Flora & Sancho Leão

      Excluir
    3. Boa tarde, Camila! Muitos parabéns pelo menino que aí vem e muita saúde e felicidade para a sua família. Respondendo à sua pergunta: Como considero Flora um nome bastante suave acho que ficaria bem um nome mais forte para contrastar como por exemplo:
      Flora & Artur
      Flora & Vicente
      Flora & Lucas
      Flora & Mateus
      Flora & Romeu
      (Acho que um literal faria um par muito giro. Pessoalmente não usaria nomes muito compridos, apesar de formarem pares bonito acho Leonardo/Valentim/Benjamim/Bernardo... compridos para Flora.)
      Se quiser optar por nomes mais suaves deixo como exemplos:
      Flora & Tomás
      Flora & Dinis
      Flora & Gil
      Flora & Ivo
      Flora & Duarte

      Espero ter ajudado,
      Ana Carvalho.

      Excluir
  5. Gosto muito de ver Flora com nomes literais :)

    Flora & Áureo
    Flora & Franco
    Flora & Jacinto :)
    Flora & Magno
    Flora & Máximo
    Flora & Oceano :)
    Flora & Sereno :)
    Flora & Silvestre :)


    Mais algumas sugestões:

    Flora & Amorim :)
    Flora & Aquiles
    Flora & Caetano
    Flora & Carmim
    Flora & Elias
    Flora & Félix
    Flora & Heitor
    Flora & Joaquim
    Flora & Lázaro
    Flora & Lopo
    Flora & Martinho
    Flora & Matias
    Flora & Milo
    Flora & Olímpio
    Flora & Páris
    Flora & Romão :)
    Flora & Sancho
    Flora & Serafim
    Flora & Tadeu
    Flora & Tobias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, parabéns pelo menino que está chegando! Flora é um nome muito bonito, como ele é curto acho que combina melhor com nomes também curtos ou de tamanho médio que tenham uma certa delicadeza, mas que sejam marcantes:

      Flora e Ângelo
      Flora e Ariel
      Flora e Bento
      Flora e Dante
      Flora e Emílio
      Flora e Gael
      Flora e Ícaro
      Flora e Júlio
      Flora e Levi
      Flora e Noah
      Flora e Olavo
      Flora e Pedro
      Flora e Ravel
      Flora e Uriel



      Excluir
  6. muito obrigada, as sugestões foram de muita serventia, já faz uns dias que conheci o blog e gostei muito do trabalho de vocês. os nomes que eu mais gostei foram:
    Bento
    Dante
    Ícaro
    Julio
    Joaquim
    Matias
    Vicente
    Matheus
    Romeu
    Tomas
    Abel
    Benjamim
    Jonas
    Valentim
    vou olhar os significados e saber da opinião da família.

    ResponderExcluir
  7. Estou grávida e esse nome é o número 1 da minha lista. Engraçado que antes de engravidar nunca tinha imaginado...e agora soa tão simples, fluido e doce. Gratidão pelo texto, e a foto é maravilhoso...parece até minha filha....rs :)

    ResponderExcluir
  8. Me chamo Flora Maria simplismente amo meu nome😍❤

    ResponderExcluir
  9. Sugiro Flora e Lírio todos significa flor primavera

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Maria Flora, no início não gostava, pois pra mim soava estranho, mas aos poucos fui me adaptando ...Hoje ja
    gosto

    ResponderExcluir