quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Tirso - Atendendo a Pedidos


Graças às preciosas informações etimológicas que a nossa querida Patricia Monteiro me forneceu, e a pedido de uma leitora, hoje abordo o nome Tirso.

Parece consensual que Tirso derive do grego Thyrsos e signifique "o inspirado". Tirso era o nome dado à insígnia de Baco (o deus do vinho e dos excessos, também conhecido como Dionísio): um bastão enfeitado com folhas de Hera e videira (a planta que dá as uvas do vinho) e usado com carácter mágico-religioso. A variante Thyrso, com o mesmo significado, é mais próxima à original grega e por isso considerada mais antiga. 

Santo Tirso foi um romano do século III venerado como mártir cristão. Foi morto por sua fé em Apolônia, Frígia, durante perseguição do imperador Décio (249-251). Foi um santo muito popular na Alta Idade Média na Península Ibérica, tendo deixado topônimos no norte de Portugal, na Galiza, em Leão e nas Astúrias.

Tirso de Molina, pseudônimo de Gabriel Téllez (1579-1648), foi um monge católico espanhol que se destacou como dramaturgo, poeta e narrador do estilo barroco.

Apesar de os seus registos serem raros, tanto em Portugal como no Brasil, acho que Tirso se enquadra perfeitamente naquilo que muitos pais e mães procuram para os nomes dos seus filhos: um nome bonito, simples, internacional, de pronúncia e escrita fáceis. Tirso parece-me uma excelente aposta para um menino brasileiro, e olhando para as tendências atuais consigo equipará-lo a outros nomes curtinhos, como por exemplo Davi, EnzoYuri, Caio, Breno ou Théo

Para quem não gosta de arriscar num primeiro nome totalmente incomum, por que não deixar a primeira posição para um nome popular e usar Tirso como segundo nome? Miguel Tirso, Pedro Tirso, Samuel Tirso, Luiz Tirso, Daniel Tirso e José Tirso, são alguns exemplos de compostos bonitos e seguros, na medida em que permitem ao portador do nome optar entre popularidade e raridade, conforme prefira. 

A grafia Thyrso também me parece usável no Brasil, visto que muita gente prefere "y" e "th". Para compostos mantenho as sugestões já acima referidas. 

Resta-me dizer que acho Tirso um nome muito querido e original. Nunca tinha pensado nele mas gostei depois desta pesquisa.

O que vocês acham?

4 comentários:

  1. Nunca tinha pensado em Tirso como nome próprio, apesar de morar relativamente perto de uma terra chamada "Santo Tirso". Achei um nome muito agradável e mais interessante que Tarso ou Thales. :)

    ResponderExcluir
  2. Pilar, obrigada por ter me citado! O post ficou muito bom! Concordo que Tirso pode ser uma alternativa aos nomes curtos que estão na moda atualmemte. É um bom nome,forte e diferente.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, nunca tinha pensado neste nome. Acho que fica muito bem em compostos também.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome Antônio thyrso pereira de souza

    ResponderExcluir