quarta-feira, 27 de julho de 2016

Bela


Bela, um vintage perfeito! Doce, meigo e equilibrado, este nome tem sido a luzinha dos meus olhos nos últimos meses. Não sei dizer ao certo o que me encantou nele, mas asseguro que ele é, sem dúvida, encantador! É um nome absolutamente fluido, apetece dizê-lo em voz alta imensas vezes. E é melódico, muito melódico, quase como uma canção. É também um nome romântico, inspirador e aristocrático. De um ponto de vista muito pessoal considero-o também um nome de artista, nome de mulher intelectual!

É claro que Bela é um adjetivo na nossa língua, é usado para designar algo que é esbelto e bonito. No fundo, apesar de ser mais correto afirmar que se trata de um diminutivo de nomes que terminam desta forma, Bela acaba por ser um nome literal. E por muito agradável que esta associação seja, muitos podem achar este facto desvantajoso por soar presunçoso ou pretensioso. Não o vejo assim, sinceramente, vejo-o mais como nome de dama antiga do que outra coisa qualquer.

Na publicação sobre Nomes Femininos Aristocráticos do Século XIX falámos sobre os nomes mais utilizados em Portugal pelas classes altas no passado e, apesar de Bela não se incluir no top 30, incluir-se-ia facilmente num top 35. No passado era quase tão usado como Amália, Elisa, Cristina ou Sofia. Era realmente uma escolha muito agradável e recorrente, sem nunca se ter tornado demasiado popular. No abrir do século XX, Bela era já um nome raro o que se mantém até aos nossos dias. Recentemente, sabemos que foram registadas 3 meninas em 2013 (Adriana Bela, Lara Bela e Yara Bela) e duas meninas em 2014, uma delas chamava-se Bela Leonor, tendo sido também registados no mesmo ano os compostos Graciela Bela e Yasmim Bela. No ano seguinte foram novamente registadas duas meninas com este nome.

No Brasil, onde Isabela é um sucesso absoluto, Bela tem ficado também para trás nas escolhas das famílias. O IBGE indica-nos que existem apenas cerca de 1000 pessoas assim chamadas no Brasil, tendo sido registadas em 2015, em São Paulo, 14 meninas! Em termos de compostos foram registadas duas Ana Bela e duas Bela Pietra. Os registos de nomes semelhantes era enorme, por isso, é provável que tenham existido mais registos de compostos do que os evidenciados nesta publicação.

Lá fora, no estrangeiro, e sobretudo em países de língua inglesa, Bella tem sido um nome mais do que apetecível. O grande sucesso da saga Twilight um pouco por todo o mundo lançou o nome para a ribalta, não fosse o nome da protagonista Bella Swan. Em 2014 Bella era já o 70º nome mais utilizado nos Estados Unidos da América e em 2015 era o 52º nome mais utilizado do Reino Unido. Mesmo que não sob a forma diminuta – Bella – o que não parece faltar por este mundo fora são crianças chamadas Isabella que, eventualmente, são carinhosamente tratadas por Bella. Este fenómeno de popularidade, torna Bela um nome incrivelmente popular e – até – moderno, um nome que estará associado a esta geração (na generalidade do mundo anglófono). Acredito que é um nome do momento ao lado de outros como Ema ou Olívia.

Vale lembrar que grafia Bella é também a palavra italiana para bonita, linda.

De referir que é portadora deste nome a famosa culinarista e apresentadora de televisão brasileira Bela Gil (embora o seu nome seja mesmo Isabela) e, claro está, as famosas histórias infantis d’A Bela Adormecida e d’A Bela e o Monstro. A Bela Adormecida, na verdade, chama-se Aurora, mas fica sempre a associação a este nome. Já na segunda história, cujo remake da Disney está prestes a ser lançado nos cinemas, a protagonista chama-se mesmo BelaBelle na versão original. E acho esta referência um mimo, de verdade. A Bela era uma rapariga imensamente curiosa e culta, sempre acompanhada de um bom livro e cheia de boas intenções e bondade. Acho que é das melhores histórias que a Disney já lançou e acredito que ela seja das protagonistas que mais se aproximam da figura da mulher empoderada que se pretende cultivar hoje em dia. Só bons argumentos a favor do nome! De mencionar, por fim, a figura da aristocrata inglesa do século XVIII, Dido Belle que, sendo filha de um oficial inglês e de uma escrava negra, quebrou preconceitos raciais ao longo da sua vida na conservadora sociedade britânica, envolvendo-se, inclusive nos movimentos de proibição do comércio de escravos. A história é inspiradora!

Qual é a vossa opinião sobre Bela?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Baby Name Wizard, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE, The Independent.

9 comentários:

  1. Acho giro, e gosto do teu composto Bela Angelina.

    ResponderExcluir
  2. Adoro nomes terminados em "ela" e acho Bela muito doce e realmente melódico, mas não gosto como nome próprio, prefiro como apelido/diminutivo de nomes como Isabela ou Anabela, por expl. Achei o post excelente e envolto em uma atmosfera amorosa que fez a leitura se tornar muito agradável, parabéns Joana! Também gostei muito da referência à Dido Belle!

    ResponderExcluir
  3. Acho lindo o nome Bella (usaria com dois ll para diferenciar do adjetivo), em francês (Belle) é também encantador!

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo,estou querendo colocar o nome da minha bb Bella Jade.
    O que acham?
    Adoro os dois nomes,então pensei em juntá-Los.

    ResponderExcluir
  5. Lindíssimo esse nome! Possivelmente será o nome da nossa bebê Bela! Texto apaixonante.

    ResponderExcluir
  6. Nome maravilhoso,por isso coloque esse nome na minha filha,Bella

    ResponderExcluir