quinta-feira, 5 de julho de 2018

Amarildo - Atendendo a Pedidos


Amarildo é um daqueles nomes tipicamente brasileiros com significado e origem difíceis de precisar. Alguns sites apontam “eu brilho”, “para acender”, “nascido para brilhar” como significados para esse nome, defendendo que ele foi originado do nome feminino grego Amaryllis. Entretanto, confesso que não fiquei muito convencida com essa definição.

No Brasil, em 2010, segundo dados do IBGE, Amarildo era o 309º antropônimo masculino mais comum entre todas as idades (frequência de 34.838 pessoas). O pico de popularidade foi na década de 60, provavelmente por influência do jogador de futebol Amarildo Tavares da Silveira, ídolo do Botafogo e da Seleção Brasileira, com a qual conquistou a Copa do Mundo de 1962. Entre as décadas de 60 e 70, até mesmo em Portugal houve alguns registros desse nome (aproximadamente 20 segundo a base de dados da SPIE). Atualmente, entretanto, ele caiu em desuso por toda parte. Ainda assim, no estado de São Paulo, em 2017, nasceu um Amarildo "para contar história".

Infelizmente, há cerca de cinco anos, o nome esteve em bastante evidência no Brasil devido a um acontecimento muito triste. O país inteiro perguntou "cadê o Amarildo?" quando o ajudante de pedreiro Amarildo de Souza foi levado por policiais da UPP da Rocinha no dia 14 de julho de 2013 e, desde então, desapareceu.
Os principais suspeitos no desaparecimento de Amarildo eram da própria polícia. Em 2016, 12 dos 25 policiais militares denunciados pelo sequestro, tortura, morte e ocultação de cadáver de Amarildo (que nunca foi encontrado) foram condenados em primeiro grau. O caso gerou forte comoção nacional e virou um símbolo da luta contra o abuso de autoridade e violência policial.

Por motivos alegres e tristes, Amarildo é um daqueles nomes que podem ser definidos como “a cara do Brasil” e, sem dúvidas, já está marcado em nossa história! 

Ps.: Apesar de não ter acesso a dados oficiais, tenho a impressão de que Amarildo também não é raro nos países lusófonos do continente africano. Algum leitor de algum desses países por aí para confirmar nossa hipótese?


Mayara  Lopes


Fontes consultadas:
Arpen/SP, Behind the Name, Dicionário de Nomes Próprios, Delas, EBA, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia. 

28 comentários:

  1. Eduardo é um nome comum, não tipicamente brasileiro, mas sim nomes tem suas peculiaridade e este relacionado com o país tem muito haver. Sucesso total.

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei conhecer a origem de mais um nome, eu adoro o nome que originou esse Amaryllis, acho super doce, já a versão masculina eu não gosto muito. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia gostei da postagem matando uma curiosidade que as vezes temos sobre origem de nomes e significados

    ResponderExcluir
  4. É tão interessante ve que por trás dos nss nomes existe uma simbologia e uma história

    ResponderExcluir
  5. Amaryllis também é um género botânico pertencente à família Amaryllidaceae que inclui duas espécies de plantas herbáceas, perenes e bulbosas nativas da África do Sul.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post.
    Talvez Amarildo seja um daqueles nomes que precisa de ser ressuscitado. Têm um significado muito bonito. Não sabia da versão feminina,é incrível o que aprendo neste blog.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo Amarildo vai gostar de saber isso tudo! Significado estonteante!

    Sempre gosto de vir aqui!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  8. O taxista que me levou para o hospital para ganhar a minha filha se chama Amarildo.É amigo da família e ele combina com o significado do nome.

    ResponderExcluir
  9. Bem diferente o significado, nunca conheci nenhum Amarildo.
    Mas é bem diferente o significado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobrir que o meu melhor e quando estou fazendo o bem e meu nome dizer isto.

      Excluir
    2. Me chamo Amarildo e esse significado descreve tudo o procuro ser em.meio a uma sociedade que precisa de pessoas que brilhem muito, mas não para receberem reconhecimento ou aplausod

      Excluir
  10. Não conheço ninguém com esse nome, mas é bem diferente né? Minha prima chama Amaryllis e acho lindo.

    ResponderExcluir
  11. Muito triste este acontecimento relacionada ao nome. acho que isso acaba influenciando os pais na hora de escolher. Acho que foi a primeira vez que li um post seu com um nome Brasuca. Gostei. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Mayara. Que lindo o significado desse nome. Uma pena que nem todos que o carregam tenham brilhado de fato. O único que eu conheço mesmo, é o do casa de desalarecimento. Foi mt falado na época, mas hoje, tenho a leve impressão de ter caído no esquecimento geral. Uma pena.
    Parabéns pelo post. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei de saber mais sobre o nome Amarildo. Apesar de não conhecer nenhum homem com este nome, sei que existem alguns espalhados pelo Brasil, pena que infelizmente não há como ter um significado mais preciso, não é mesmo? :/ Mas este significado que foi possível encontrar é bem bonito sim.

    Beijos!
    Isa | Pedagogia Criativa
    http://pedagogiacriativa.com

    ResponderExcluir
  14. Confesso, q logo quando li o titulo do seu post, já estava pensando em comentar sobre o caso: "cadê o Amarildo" mas, vc brilhantemente lembrou... Com certeza este nome já faz parte de nossa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, meu xará foi o substituto de Pelé na copa de 66

      Excluir
  15. Ainda não conheci ninguem com este nome, achei bem interessante os dados do IBGE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aqui , Amarildo Nocete, em homenagem a Amarildo o Possesso, craque Botafogo FR

      Excluir
  16. Boa tarde!
    Gostei do seu trabalho. Tem uma outra versão que relaciona com "amaro" - amargo.

    Parabéns!

    Cadê o Amarildo?
    Cadê o Queiroz?

    Atenciosamente,

    Amarildo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa versão está incorreta e em outro site generaliza, colocando as pessoas c esse nome como aquelas que fazem tudo pelos aplausos. Me chamo Amarildo com muito orgulho e não tem de Amaro (amargos, amargurado) em mim

      Excluir
  17. Boa gostei de saber um pouco sobre meu nome achei bem interessante vou pesquisar mais eu nunca tinha pesquisado sobre meu nome não sabia nada sobre ele mais achei bem interessante eu só sabia do jogador mesmo com o nome Amarildo

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu sou Amarildo, de MG. 😉
    Eu sabia da origem ser de amaro, amargo.
    E também que meu nome foi em homenagem ao Amarildo que substituiu Pelé na Copa de 66 e arrasou. ☺
    O "nascido para brilhar" eu vi hoje.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Hello everyone!

    Apesar dos cumprimentos em inglês, sou muito brasileiro e nascido em Coronel Fabriciano.

    Carrego o nome de Amarildo desde 1981 e meus pais foram impulsionados a me batizar com este belo nome, em função do grande jogador de Futebol.

    Realmente, não tenho relatos de uma Amarildo com grandes conquistas no mundo, mas podem tem certeza, este aqui que vos escreve, é altamente guerreiro e busca sim o seu lugar na platéia.

    Para quem não conhecia, aqui estou!

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  20. Olá,muito prazer!
    Vou confessar uma coisa: Nunca gostei de ter esse nome, porque sempre achei que não combinava comigo, tinha vergonha, achava um nome muito incomum e antigo e até já percebi que fui rejeitado por causa dele. Meu pai quem escolheu por causa do jogador de futebol que fez bastante sucesso na década de 60 e o pior é que nunca fui fã de futebol, sempre gostei mais de outros esportes como vôlei, basquete e handbol. Sempre quis mudar meu nome se pudesse mas agora que sei o significado, fiquei muito mais seguro e satisfeito com ele, realmente, sempre tive a sensação que vim ao mundo para brilhar e agora que sei o significado, vou procurar ser e fazer o melhor que eu puder, viver da melhor maneira possível e ter muito orgulho do meu nome!

    ResponderExcluir
  21. Meu nome e Amarildo, e sinto feliz em sabe seu significado e Histórias que esse nome ...
    Meu pai mi deu esse nome em homenagem ao jogador da seleção brasileira 🇧🇷Amarildo Tavares da silveira

    ResponderExcluir
  22. Eu me chamo Amarildo. Creio que o termo "brilhar" se é o que define realmente o nome, não está atrelado a conquistas que chamem atenção de terceiros. Sou um homem bem sucedido em tudo o que faço. Tenho uma família linda e sou muito feliz. Creio em Deus. O que falta brilhar mais?

    ResponderExcluir