sexta-feira, 17 de junho de 2016

Julieta


Elegante, feminino, vintage e muito, muito romântico! É assim que descrevo Julieta, que até hoje tem sido presença obrigatória na minha lista de nomes preferidos para menina. A inevitável (e positiva!) associação à peça Romeu & Julieta, uma das mais famosas em todo o mundo, confere uma aura especialmente medieval a estes dois nomes, apesar de Shakespeare ter redigido a obra nos finais do século XVI. 

Julieta é a forma portuguesa do inglês Juliet, que por sua vez derivou de Juliette e/ou de Giulietta, diminutivos de Julie (francês) e de Giulia (italiano), respectivamente. O ancestral comum destes nomes é Julius, que terá surgido a partir do grego ioulos, que significa barba aveludada (Julius poderá estar ainda relacionado com o deus romano Júpiter). 

Uma vez que Julieta está fortemente ligado a Júlia (que, tal como nos diz a Joana no seu texto, se trata de "um nome feminino bem-amado em Portugal e um dos mais queridos do Brasil!"), acredito que possa ser visto como um nome moderno que facilmente se encaixa nas modas atuais. Para muitos portugueses, a pequena Julieta, filha da cozinheira e apresentadora Filipa Gomes, foi a prova do grande potencial deste nome!

E se por um lado considero Julieta um nome moderno e perfeitamente usável hoje em dia, não há como negar o seu lado vintage e antigo que fascina cada vez mais famílias. Em Portugal o nome contou com 27 registos em 2014 e com 38 registos em 2015; teve portanto uma subida de 11 valores, que poderá não parecer muito mas foi o que permitiu a Julieta entrar para o Top 100 de 2015, na 98ª posição. No Brasil, em São Paulo, Julieta teve 11 e 12 registos nesses mesmos anos, respectivamente. 

Para quem procura um nome romântico, elegante, internacional e cheio de história, Julieta parece-me uma opção mais que perfeita!


Fontes consultadas:
Arpen SP, Behind The Name, Listas Completas de Nomes Registados em Portugal (2014 e 2015), Nomes e mais Nomes, O Blog dos Nomes.

11 comentários:

  1. Acho romântico.... no entanto o T no nome me incomoda um pouco, será que não haveriam outras variações além do tão enfadado Julia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Juliana parece mais original hoje, hehehe. Gosto mais também. Obrigada! Um dos problemas de Julieta é que no Brasil além de ser incomum, é logo associado ao seu Romeu, então acaba soando caricato....infelizmente.

      Excluir
  2. Amo! Amo! Amo! Simplesmente maravilhoso. Adorei a imagem, é assim que imagino uma pequena Julieta.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com a tua visão de Julieta: tremendamente vintage e muito romântico! Reconheço-lhe a graciosidade mas não é um nome que me cative e entusiasme particularmente neste momento. Mas acho que é uma excelente opção para os nossos dias e muito gostava de ver o número de Julietas a crescer, sempre era uma escolha diferente e requintada :)

    ResponderExcluir
  4. Já tentei mas não consigo gostar de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Não é comum no Brasil, mas acho que se começasse a aparecer Julietas por aí seria bem aceito. Eu acho muito bonito!

    ResponderExcluir
  6. "Elegante, feminino, vintage e muito, muito romântico!" nada mais a dizer, acho muito lindinho este nome :)

    ResponderExcluir
  7. É lindo demais apesar dos comentários negativos que fazem e eu gosto de todas suas versões : Júlio , Julia, Julie, Juliana , Juliane , Juliet e assim vai

    ResponderExcluir
  8. O que acham de Julião?

    ResponderExcluir