quarta-feira, 15 de julho de 2015

Manuel



Tem origem no hebraico imm-el ou imanuel, que significa “Deus está entre nós” e que resultou primeiro nos nomes Emanuel e Emanuela (antes muito frequentes entre nós, mas que hoje se usam muito pouco) e depois Manuel e Manuela, respetivamente.

Os portugueses têm vindo a ser acérrimos fãs de Manuel há vários séculos, sendo também um nome com atributos monárquicos em Portugal, ora recordemo-nos de D. Manuel I, impulsionador da Era dos Descobrimentos, dando o seu nome a um estilo de arte muito particular que surgiu na época, repleto de motivos marinhos: o estilo manuelino. Manuel foi também o nome do último rei português (D. Manuel II) e de vários infantes e aristocratas portugueses.

Talvez por isso, e talvez pela ligação religiosa, Manuel sempre esteve entre as escolhas dos pais, conforme os rankings dos nomes mais utilizados em Portugal disponíveis no blogue Nomes e mais Nomes! De acordo com essa informação, Manuel foi o nome masculino mais utilizado em 1920 e 1930; o terceiro mais utilizado em 1940 e 1950; o quarto mais utilizado em 1960 e, desde aí até à data, nunca mais contemplou o top 10 masculino português. Daqui se depreende que Manuel é um clássico absoluto em Portugal e que o seu uso transcende gerações, ainda que a sua popularidade seja mais ou menos instável. Em 2014, em Portugal, Manuel encontrava-se no 31º lugar do ranking, contando com 455 registos. De acordo com a informação do Baby Center Brasil, Manuel não constou no top 100, ao contrário de Emanuel, que se encontra na 45ª posição. 

Acredito que Manuel é uma escolha segura, clássica, que acompanha muito bem alguns nomes de tendência mais moderna. É um nome sempre atual. Pessoalmente, acredito ser capaz de utilizar Manuel num filho. É um nome bem português e lembra-me também os poetas Manuel Alegre e Manuel Maria Bocage. No cinema, o tão querido Manoel de Oliveira. Gosto muito da grafia antiga, Manoel, mas já não é permitida atualmente. Em contrapartida, é possível registar Manel, um dos diminutivos mais intuitos de Manuel.

Joana Recharte.

Manuel continua a ser um nome atual para vós?

11 comentários:

  1. Amo, sem dúvida usaria e acho sim bastante atual. Aliás, acho este nome atemporal. Aqui muitos vêem como "nome de português".

    ResponderExcluir
  2. prefiro Emanuel. Mas é um bom nome. É uma pena a grafia antiga nao ser aceita, gosto de ambas.

    ResponderExcluir
  3. Sim, adoro :) Vamos usar como 2º nome.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito, um dos clássicos que mais gosto.

    ResponderExcluir
  5. No Brasil é considerado um nome antiquado e até meio caricato, por isso não consta dos rankings daqui. Já Manuela desperta uma reação diferente: é um nome considerado atual no momento, está bem popular. Emanuel tb é visto com mais carinho q Manuel. Particularmente não gosto de Manuel, acho bem ultrapassado, já de Emanuel gosto, tem mais frescor.

    ResponderExcluir
  6. Esse nome me irrita. Nao sei explicar, mas é daqueles nomes que eu não usaria jamais.

    ResponderExcluir
  7. não consigo imaginar um bebe com esse nome , apesar de saber que nasceu um no meu ciclo de amigos ...
    e um nome cheio de mofo .

    ResponderExcluir
  8. Prefiro Emanuel, soa mais completo para mim.

    ResponderExcluir
  9. Emanuel é péssimo, me dá pavor (e a versão feminina mais ainda!). Já Manuel é querido demais! Acho um amor e tenho um apreço enorme por esse nome, mas gosto mais da grafia Manoel.

    ResponderExcluir