quinta-feira, 11 de junho de 2015

Viriato


Se cada nome fosse classificado quanto à ousadia da sua escolha, Viriato facilmente rebentaria a escala. Não, é, de todo um nome comum, nem um nome com grande usabilidade. Mas nem sempre foi assim. Basta perdermos uns minutinhos nas Bases de Dados da Associação Amigos da Torre do Tombo ou do Arquivo Regional da Madeira para nos convencermos deste facto. Porém, estou convicta de que este nome facilmente ganha encanto aos olhos daqueles que apreciam História e, em particular, história e lendas de Portugal. Ainda que este encanto não se concretize em uso.


O nome celebrizou-se com o antigo líder dos lusitanos que corajosamente combateu o exército romano, vindo em busca da sua expansão territorial na Península Ibérica. Reza a lenda de que Viriato foi um pastor, caçador, guerreiro e líder muito amado, tanto que hoje a sua lenda ainda persiste e a arte o canta solenemente, tendo-se tornado no símbolo máximo do heroísmo nacional e frequentemente evocado em épocas de crise.

Viriato parece provir do irlandês antigo e do celta viri ou viriae, que pode significar Homem ou Bracelete (símbolo antigo dos mais audazes guerreiros), respetivamente. Tem caído continuamente em desuso desde o final do século XIX, sendo que durante o século XX o seu uso rondou os 20 registos anuais, atingindo o auge no ano de 1938, quando nasceram 31 pequenos Viriatos. Com a aproximação à decada de 70, o nome praticamente se tornou inexistente até aos nossos dias, em que um bebé com este nome é um achado (muito feliz).

Sendo mais concreta, sabemos que em 2013 nasceram dois meninos chamados Viriato, tendo sido também registados os compostos Guilherme Viriato e Viriato Françoar. No ano seguinte, tornam a nascer outros dois, existindo também compostos como Afonso Viriato, Henrique Viriato, Luís Viriato, Nuno Viriato, Salvador Viriato e Vasco Viriato. Em 2015 nasceram 3 e ainda se desconhece que compostos terão sido registados. No Brasil, independentemente do ano, não fui capaz de encontrar registos deste nome.

A ideia de um Viriato bebé pode chocar os menos sensíveis, mesmo assim, acredito que seja um nome cheio de força e bem português. Se a ideia for homenagear as nossas raízes, Viriato é, para mim, uma escolha tão viável quanto Amália ou Sebastião. Se porventura, o encanto é apenas para com a sonoridade (que é agradável), acho que Viriato seria uma escolha muito, muito interessante. E fresca também. Mas, tal como lancei no mote, seria uma escolha bastante ousada.

Joana Recharte.

Qual a vossa opinião sobre Viriato?

Fontes Consultadas:
Behind the Name, SPIE, IRN, ARPEN/SP.

14 comentários:

  1. Gosto, tenho ótimas recordações de infância quando vejo o nome Viriato :) Usaria sem problemas, está na minha lista.
    Adorei os compostos Henrique Viriato, Luís Viriato e Nuno Viriato, apesar de não ser fã de Nuno.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito, acho perfeitamente usável.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro Viriato! e num composto fica lindíssimo. Luís Viriato 💜

    ResponderExcluir
  4. Luis.Viriato gosto !!! Mas Viriato sozinho não gosto muito !!

    ResponderExcluir
  5. Luís Viriato é muito, muito bom! Neste momento é dos compostos que mais aprecio ;)

    ResponderExcluir
  6. Do post gostei, da foto do menino tb, já do nome.. Não consigo gostar de Viriato, acho um nome feio, tanto na grafia qt na sonoridade. O final "ato" acho desagradável.

    ResponderExcluir
  7. Adoooro Viriato. Entrou para a minha lista recentemente. Usá-lo-ia se fosse mais internacional.

    ResponderExcluir
  8. Viriato é maravilhoso, usaria! =D

    ResponderExcluir
  9. Eu sou Eugénio Viriato... acreditem o nome é forte e todo o mundo se lembra...pode ser bom ou mau, depende da situação! rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito gosto em ler o seu comentário, Viriato! É sempre muito bem-vindo!

      Excluir
  10. Moro no Brasil e tenho um vizinho que se chama Viriato. Ele deve ter mais ou menos uns 45 anos, mas é o unico que eu conheço.

    ResponderExcluir
  11. O meu filho tem 1 ano e 4 meses e chama-se Viriato (nome próprio sem qualquer tipo de composto).
    O nome faz sucesso, ninguém esquece e tem uma piada especial. Não lhe daria nenhum outro.

    ResponderExcluir