sexta-feira, 27 de julho de 2018

Samara - Atendendo a Pedidos



Certos nomes têm o benefício de serem antigos e ao mesmo tempo nunca perderem o ar moderno. Esse é o caso do nome que vou falar hoje, Samara.

Samara, para a maioria dos portugueses, é um daqueles nomes que se associa ao Brasil porque sempre aparece nas novelas e nunca se conhece uma Samara ao vivo. Mas Samara é muito mais que isso, é um antropónimo com história e um nome reconhecido por todo o mundo.

O nome Samara possivelmente deriva do nome de uma cidade no Iraque, Samarra, e significa protegida de Deus em hebraico. Samara é, portanto, um nome hebreu e sempre foi usado por hebreus e judeus. Mas claro que o seu uso não se prende só a eles, hoje em dia qualquer pessoa usa Samara e muitas vezes sem nem saber a origem e muito menos ter conhecimento que é um nome tipicamente judeu.

Talvez, quando os autores da novela A Terra Prometida (Record TV) deram esse nome a uma das personagens principais muita gente tenha estranhado, mas o fato é que não foi uma escolha à toa, faz todo o sentido uma hebreia dessa época ter o nome Samara.

Em Portugal Samara teve 8 registos em 2016 e não existe nenhum registo nas décadas de 1920 a 1980. Penso que as novelas brasileiras trouxeram o nome para Portugal, por isso, nos anos 90, e mesmo agora, conta com alguns registos, mas sempre muito pouquinhos.

Não sei o porquê de Samara não ser mais usado em Portugal, é semelhante a Samira por exemplo, que é mais usado. É um nome com uma grafia simples e pronúncia também. A meu ver é bem mais bonito que outros do género que são mais populares. O que faltará a Samara para ser mais usado? Aceite ele já é, assim como a grafia Samarah.

Já no Brasil a popularidade de Samara é outra. É amplamente conhecido em todo o país, porém nunca foi excessivamente popular. Em São Paulo obteve 96 registos em 2017, informação que levanta a ideia de que neste momento não é comum em bebés. Ao consultar o censo de 2010 do IBGE, pude verificar que Samara tem uma frequência de 110.525 pessoas e que foi pouco ou nada usado até 1970, quando então começou a subir gradualmente e atingiu seu pico de popularidade nos anos 90. A partir daí entrou em declínio. Samara é mais comum no Ceará, entretanto, pelo gráfico nota-se que se vê um pouco por todo o lado. Talvez seja considerado datado para os brasileiros, se levarmos em atenção estes dados.

Nos EUA Samara entrou para o Top 1000 em 1997 e em 2017 ocupou o 324° lugar no ranking apresentado pelo site Behind the Name. Chamou a atenção dos americanos quando em 2002 saiu o badalado filme de terror The Ring em que a antagonista era Samara.

Samara é também o nome de uma grande cidade na Rússia. Samara é a capital da região de Samara, que foi palco de alguns jogos agora no Mundial de Futebol de 2018. A cidade de Samara foi fundada em 1586 e o maior rio da Europa passa por ela, o rio Volga que tem 2 km de largura.

Ao escolher a foto para o post procurei uma que refletisse a ideia que eu tenho de como uma Samara seja: imagino uma menina forte, decidida, mas ao mesmo tempo muito feminina e vaidosa. Posso estar errada, claro, e muitos podem não concordar, mas é a ideia que eu tenho. É o que o nome me transmite.

Eu vejo Samara como um nome forte, com presença e com romantismo. Gosto muito de Samara e acho pena não ser mais popular, porque acho que merece. É um nome perfeitamente internacional e tem um ar eternamente moderno.

Algumas celebridades:
  • Samara Almeida - jogadora de volei brasileira;
  • Samara Felippo - atriz brasileira;
  • Samara Lubelski - artista americana;
  • Samara Weaving - atriz e modelo australiana.
E vocês, o que acham de Samara?

Cláudia Barata

Fontes Consultadas: 
ARPEN/SP, Behind the Name, Fifa Website, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

26 comentários:

  1. Samara é um nome muito lindo.
    Sempre quis ter uma filha com esse nome.
    Agora que sei o significado, então, fiquei mais tendencioso a colocar em minha futura filha.

    Obrigado pela sugestão, amei.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome tem todo uma história, era pra ser Sarah, ou Karina, mas escolheram Sabrina, mas meus pais têm o costume de me chamar de sa, então todo mundo acha que é Samara, Samantha, Sarah, menos Sabrina! Hahaha. Tenho duas amigas com esse nome, e acho muito lindo e forte.

    ResponderExcluir
  3. Eu associo o nome ao The Ring. Por coincidência ou não, a atriz que faz de Anabelle Mulvins no filme de terror Anabelle 2 também se chama Samara.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito chegada a esse nome Samara!Mas o post é interessante na hora da escolha.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Sempre muito interessantes seus posts sobre nomes. Samara é um nome bonito com um significado igualmente belo.
    Parabéns pelo post.
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Boa noite! Como eu gostei da postagem! Parabéns! Muito interessantes as curiosidades sobre esse nome, que eu, na verdade, não ouvia há tempos! E que aliás acho um nome muito bonito!Beijocas!
    Ana Claudia
    www.cafecomleitura.com

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante sempre saber mais sobre cada nome, com certeza deixa mais completo o entendimento da escolha por eles Samara é um nome mito bonito, e me remete ao primeiro pensamento a cidade com mesmo nome.

    Marcell Gonçalves
    mirelaalicia.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse nome, normalmente não escutamos muito esse nome no dia a dia, mas é muito bonita a pronuncia e super interessante o significado, "protegida" é algo bem interessante.

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Tenho minha amada e lindíssima (mesmo) tia Samara. Sempre amei esse nome. O post ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem ?

    Confesso que não achava o nome tão interessante, mas o post mostrou um significado forte e lindo. É uma boa dica de nome, parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  11. O que eu acho da Samara? Tenho medo dela sair da televisão!!! kkkk Mas brincadeiras a parte, é um belo nome e pelo que vi ela anda no meio de muitas celebridades. Tem até nome de cidade! E não conheço muitas pessoas com esse nome, confesso.

    ResponderExcluir
  12. Sabe que a pronúncia também me faz pensar em uma menina forte e feminina. Adoro a pertencer das pesquisas que encontro no seu blog. Diferente de outros que já entrei sobre nomes você sempre da outras informações bem peculiares. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Acho Samara um nome forte e marcante e achei lindo o significado, porém sonoramente não me agrada. Não conheço nenhuma Samara e quando ouço esse nome automaticamente associo com o filme The Ring.

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Concordo com a sua imagem sobre uma garota com o nome Samara, o nome me passa uma imagem de atrevimento também, mas um atrevido do bem, tipo uma pessoa que se joga na vida e enfrenta os desafios sem medo ou arrependimento

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma amiga que se chama Samara. Ela é madrinha do filho da minha cunhada. Tenho este mesmo pensamento que vc...pra mim Samara é um nome forte e se presença. Gostei muito de conhecer mais sobre esse nome. Bjus

    ResponderExcluir
  16. Oi Claúdia! Eu não soi chegada no nome Samara. Me lembra filme de terror rs
    Mas achei a origem muito bonita, lindo o "protegida de Deus". E achei curiosa ser o nome de tantas cidades. Acho que só sabia a da Rússia, por causa da Copa. Mt boa as curiosidades. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Conheço um Samara e não é das mas simpáticas rs' uma pena!
    Mas ai já vai do nome, é de personalidade mesmo. Muito bom saber dos significados.

    ResponderExcluir
  18. Conheço duas, além de uma Sâmara, que deve ser o mesmo nome.

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante! Adorei descobrir mais sobre o significado do meu nome..��

    ResponderExcluir
  20. Muito prazer eu amo ler sobre meu nome sem falsa modéstia sempre achei meu nome lindo demais e realmente Samara quer dizer forte,romântica decidida e muito mais muito vaidosa mesmo

    ResponderExcluir
  21. Sem indiretas e cutucadas a parte meu nome é muito lindo (aquleas ksksksk). Mas muita gente associa esse nome apenas ao filme, sem entender realmente a história e o peso que esse nome carrega e isso é triste e olhando de um certo modo meio preconceituoso. Mas eu amo esse nome e tudo que ele traz de bom grado

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Samara, amo muito meu nome ❤️

    ResponderExcluir
  23. Olha sinceramente eu não sou muito fã do meu nome
    Era pra ser Sara mais meus pais mudaram
    E eu até que me acostumei
    E eu não tenho apelido 😓
    Aí como eu queria um
    Inventei
    Sam
    Eu acho legal sabe
    É chique
    Mais o pior de tudo no nome Samara não é nem o nome em si
    Primeiro aquela música idiota que tem
    Sério se uma pessoa começar a cantar e eu não tiver em um bom dia
    Ahh essa pessoa vai ficar com a marca do meu pé
    E tbm tem o filme
    ( Eu não gosto de terror portanto não assisti mais já ouvi falar )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma meu nome tmb é Samara kkkk mas eu juro que eu nunca liguei pro filme de terror, eu me sinto é poderosa kkkkkkk e a música é chatinha mas pelo menos a gente trai e não leva chifre kkkkk

      Excluir
  24. É muito bonito,gosto também de sara e samira.

    ResponderExcluir