sexta-feira, 1 de julho de 2016

Valquíria


Valquíria é um nome de origem nórdica que significa a que escolhe os mortos, a que escolhe os que vão morrer. O nome originou-se no nórdico antigo Valkyrja - valr que quer dizer morto ou morto na batalha e kyrja significa escolher/eleger.

As valquírias, na mitologia nórdica, serviam Odin sob as ordens de Freya. O seu propósito era eleger dos guerreiros mortos em batalha aqueles que tinham batalhado de maneira mais estoica e conduzi-los para Valhalla.

No ano passado, tanto no Brasil, no estado de São Paulo, como em Portugal, Valquíria obteve apenas 1 registo. Segundo os dados do SPIE, foram registadas duas Valquírias em 1929 e três em 1953. Nos dados do IBGE consta que a sua frequência é de 58 746 pessoas, pondo o nome na posição 259º do ranking! No Brasil seu período de maior popularidade se deu durante a década de 1980.

Para quem não sabe, a título de curiosidade, a Operação Valquíria, foi um dos quinze planos elaborados pelos militares alemães para assassinar Adolf Hitler. Outras referências:
  • A Valquíria é uma ópera de Richard Wagner, sendo a segunda parte na tetralogia Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo);
  • As Valkírias é um livro do escritor brasileiro Paulo Coelho.

Confesso que o que eu gosto mais no nome para além de estar ligado à mitologia (que é um ponto bastante forte para mim), é também os diminutivos que dele resultam, como por exemplo, Val, Quíria ou Kyra. Opções parecidas a Valquíria são Valkyrie, Valéria ou Valerie.

Considero um nome forte e talvez um pouco excêntrico, perfeito para quem quer fugir aos nomes mais comuns e populares. Vocês usariam este nome?

Ana Carvalho.


Fontes consultadas:
IBGE, SPIE, Behind the Name, Wikipedia, Público, ARPEN/SP.

24 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu me chamo Valquiria, não gostava muito do meu nome. Mais hj aprendi a gostar. As pessoas de chamam carinhosamente por Val.

      Excluir
    2. Eu me chamo Valquiria, não gostava muito do meu nome. Mais hj aprendi a gostar. As pessoas me chamam carinhosamente por Val.

      Excluir
  2. Gosto bastante de Valquíria, também o acho forte e é uma opção original para os dias atuais. O apelido/diminutivo Val é muito agradável e carismático!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que quem faz o nome é a pessoa. Sou gentil, alegre, carinhosa, inteligente, prestativa, dedicada é muito responsável. Gosto da sonoridade do meu nome embora seja um nome supostamente antigo e com um significado estranho.

      Excluir
    2. Obg meu nome é Valquíria, e gosto muito 🥰

      Excluir
  3. Mesmo sendo um nome mitológico não me cativa nada, sobretudo pela sonoridade. Até mesmo o simbolismo acho pesado.

    ResponderExcluir
  4. Dados estão enganados. Minha Valkíria nasceu em 2015, no Rio de Janeiro. :) Adorei saber q tem um nome tão único e especial. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque o Rio de Janeiro, infelizmente, não divulga a lista anual de nomes de bebês registrados, só temos acesso à lista completa do estado de São Paulo.

      Excluir
  5. já não gostava.. então depois de ter lido o primeiro significado! Nem pensar!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo meu nome e acredito que muito da força que eu tenho em minha vida vem dele!!

    ResponderExcluir
  7. Com um significado desses, esse nome vai sumir no mapa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai mesmo, antes morre muita gente.

      Excluir
  8. Bom acho que gostei de saber o significado do meu nome VALQUÍRIA

    ResponderExcluir
  9. Acho um nome meio bruto...lembro da personagem Valquíria no filme do Thor 3 e agora em vingadores ultimato cavalgando no pégasus. Eu conheço duas mulheres portadoras desse nome. O conto das Valquírias pode ser similar ao de Anúbis que cuidava dessa transposição ao mundo dos mortos, salvo engano Hermes, na mitologia grega, chegou a ter uma função parecida. Valquíria pode ser um nome para o signo de Libra, já que elas ponderam que seria o escolhido para ir ao paraíso e tbm é um bom nome para o signo de Áries, já que tem todo esse contexto bélico por trás (guerra + honra + glória). Eu vi um filme de terror, chamado a "seita" e nele o líder espiritual falava que morte em alemão era algo como "volta para casa - num sentido feliz" - então, podemos até extrair algo positivo do significado de Valquíria "a que escolhe os mortos". Eu pensava que não gostava de nomes com a letra V, mas existem vários lindos como Vanéllope, Vanilla, Valência, Verena, Vera, Vólia e até mesmo Verônica e Violenta (mas faço altas críticas a escolha desse último)...bom eu respeito a lenda das valquírias. É um nome de peso, mas admito que não está entre os meus preferidos...não acho bonita a pronúncia e o apelido Val não me agrada muito, mas sem dúvidas a portadora do nome terá uma personalidade forte.

    ResponderExcluir
  10. Quem faz o nome é a pessoa. Sou gentil, alegre , carinhosa, verdadeira, dedicada,leal e muito responsável.

    ResponderExcluir
  11. Esse é o meu nome e apesar de não usá-lo realmente e preferindo o apelido de Kira para os conhecidos e Wal para os intimos, já que sou Walkiria, eu ainda assim acho interessante ter um nome tão forte, talvez por isso eu lute com tanta garra as minhas próprias batalhas.

    ResponderExcluir
  12. É um nome forte, bonito imponente,elegante,gosto do nome mas o significado deixa a desejar porque é negro.

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto do meu nome, o significado pode não ser tão bom, mas lembramos que hábito não faz o monge. Acho que o caráter tem mais haver que o nome da pessoa.

    ResponderExcluir
  14. Estou grávida e minha filha se chamará Valkiria, eu e meu esposo amamos esse nome, é diferente e incomum. Ela vai saber admirar o nome dela.

    ResponderExcluir
  15. Valkiria nome muito lindo só apachonada pelo nome e lindo

    ResponderExcluir