sexta-feira, 30 de junho de 2017

Tristana - Atendendo a Pedidos


Sempre vi Tristana como um nome tristonho e nunca lhe dei muita atenção. Mas espero que ao terminar esta publicação comece a simpatizar um bocadinho com este nome. 

Tristana é a versão feminina de Tristão. Estes nomes foram originados na antiga forma francesa do nome Drustan que significa tumulto. Porém, a ortografia foi alterada pela associação à palavra latina tristis que significa triste. A história de Tristão é muito interessante e remete-nos para lendas celtas! Mas vou deixar esta parte para a colega que abordará esse nome. 

Eu nunca ouvi nenhuma bebé, criança, jovem, adulta, idosa... ser tratada por Tristana e por isso não fiquei espantada quanto aos inexistentes registos deste nome em Portugal, aliás, Tristana nem aparece na lista do IRN o que pode significar duas coisas: ou o nome não é aceite em Portugal ou a sua aprovação é inquestionável. 

Tão pouco em São Paulo foi registada uma Tristana recentemente, e quanto ao censo demográfico brasileiro de 2010, Tristana apresenta uma frequência igual ou inferior a 20 em todo o Brasil, o que não é suficiente para apresentar um gráfico com dados mais específicos sobre o nome. 

Referências: 
  • Tristana - romance de Benito Pérez Gáldos;
  • Tristana, Uma Paixão Mórbida - filme de produção espanhola, francesa e italiana de 1970; 
  • Tristana é o nome de uma personagem do jogo League of Legends; 
  • Tristana Esteves Cardoso, filha do escritor português Miguel Esteves Cardoso, é uma gestora de comunicação que lançou há pouco tempo o seu primeiro livro infantil. 
De facto não existem muitas informações acerca deste nome, o que só comprova o quão raríssimo ele é. Eu até consigo entender o porquê de Tristana não agradar a maioria, é difícil desassociar do seu significado quase automático de tristeza, mas para quem não vê isso como impedimento, Tristana será certamente uma escolha arrojada. 


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

10 comentários:

  1. Uau, quando sugeri o post não imaginei que iria ser atendida tão rapidamente! Obrigada pelo empenho e consideração.
    Qt ao nome, como falei em Henriqueta, trata-se do nome correspondente em gênero do nome principal, Tristão. Apenas isso. Mas o nome existe sim, e já ouvi aqui em Maceió uma Tristana que não a conheço.
    Poderia ser uma outra bebê tristinha na fotinho. rs

    ResponderExcluir
  2. Não utilizaria Tristana pelo simples facto de terminar em Ana. Nome que detesto! Como não utilizava qualquer nome com esta terminação. Mas, de uma forma geral, e não olhando à terminação, é um nome diferente e porque não apostar? Ao início remete para "triste", mas é só ao início depois habituamos. Isto porque, depois de ouvir e ler tantas vezes "Tristana esteves Cardoso" nem me lembro do "triste". Seria interessante ver mais Tristanas.

    ResponderExcluir
  3. Tristana faz-me lembrar Cristiana...e Cristiana faz-me lembrar uma Cristina muito vaidosa que fazia questão que lhe chamassem Cristiana :). A não ser que a criança a nascer tivesse um ar melancólico, personalidade séria e triste (existem crianças assim!) Eu não o colocaria ...

    ResponderExcluir
  4. Na verdade acho bem feio. Um nome que remete a uma aura depressiva.

    ResponderExcluir
  5. Parece a tristeza com barbatanas...uma sereia triste e melancólica :/ pobre Tristana...melhor nomes com uma aura mais up, tipo Allegra, Ananda (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cá estou eu a imaginar a tristeza com barbatanas... até me fizestes rir diante da tristeza.

      Excluir