terça-feira, 16 de julho de 2019

Cipriano


"Não se pode julgar um livro pela capa". Sim, estou ciente de que isto não passa de um provérbio e de uma frase feita, mas penso que se adequa perfeitamente a Cipriano

Cipriano é a versão portuguesa, espanhola, italiana e romena de Cyprianus, um nome de origem latina que significa natural de Chipre.

Quero despachar a parte mais sombria de Cipriano, por isso vou abordar já a parte do livro de São Cipriano. Para quem não conhece, o livro de São Cipriano é conhecido por estar ligado ao ocultismo, à bruxaria, a exorcismos e a rituais com diversas finalidades. É contado que Cipriano, após a morte de Évora, a bruxa que lhe ensinou várias magias, se apoderou dos manuscritos e invocou o próprio diabo. Diz-se que a leitura deste livro traz graves consequências para quem o ler. Tudo em volta do livro de São Cipriano é ambíguo, existem várias lendas urbanas destrutivas e/ou ainda quem defenda que o livro não tem nada mais do que histórias e rituais inofensivos. A verdade é que Cipriano acabou por abandonar o paganismo tendo se convertido ao cristianismo. Sofreu perseguição dos romanos sendo martirizado em Nicomédia. São Cipriano é venerado pela Igreja Ortodoxa e Católica como cristão de Antióquia.

Muitos de vocês podem conhecer somente o lado obscuro de Cipriano, mas tenho-vos já a dizer que este nome não é só escuridão. Cipriano foi o nome de outro santo, Cipriano de Cartago, que viveu no século III e era conhecido por ser um excelente orador. Houve ainda um importante oficial bizantino com este nome.

Personalidades mais recentes chamadas Cipriano:

  • Cipriano Castro - ex-presidente da Venezuela; 
  • Cipriano de Rore - compositor renascentista franco-flamengo; 
  • Cipriano Purugganan Primicias - senador filipino. 
Em Portugal, recentemente não houve nenhum registo do nome Cipriano. No entanto, em tempos remotos, Cipriano era um nome até que usado para os bebés portugueses, tendo 1947 sido o ano com maior número de registos, com um total de 33 nascimentos. Penso que na realidade portuguesa, Cipriano é mais utilizado como apelido/sobrenome e neste quesito encontrei a informação que a concentração de mais famílias Cipriano se encontra em Lisboa, seguido por Aveiro e logo depois Viseu. E olhem, tenho-vos a dizer que é algo que não estranho, pois no secundário estudei com um rapaz cujo nome era Cipriano e conheço uma jovem que se chama Mariana Cipriano.

No estado de São Paulo também não encontrei registos atuais de Cipriano. Não obstante, em todo o Brasil, a frequência de homens com este nome é de 2.340 portadores. Foi na década de 50 e no Piauí onde este antropónimo teve mais ênfase. 

Sabiam que Cipriano também é registado nos EUA? O registo mais antigo data de 10 de Setembro de 1870 e desse dia até 2017 o país conta com um total de 2.119 indivíduos chamados Cipriano.

Bem sei que Cipriano não tem uma história que abone a seu favor, mas será por isso que o nome "merece" ser tão mal-amado assim? Se adoramos nomes terminados em -ana não podemos começar a gostar um bocadinho mais dos nomes terminados em -ano? Deixo-vos com estas reflexões... 

Ana Madaíl Carvalho


Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

37 comentários:

  1. Olá , tive um tio de longe com ou nome se Supriano ou seria Cypriano ? Bom , mais Cypriano é um nome um tanto diferente para os dias de hoje, não terei mais filhos mais não apostaria nesse nome.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho nada contra o nome, mas também nada a favor...e eu não conhecia essa história obscura.
    Gosto de nomes terminados em "ana", mas não sou fã de nomes terminados em "ano",gosto da terminação "an".Na verdade, aprecio nomes terminados em "ano", mas que não sejam óbvios, como Otaviano e Cristiano. Esse último eu até usaria, pela sonoridade e significado, mas marido não gosta...e acho que muitas pessoas associam ao jogador, né.. abraços!

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar nesse nome Cipriano, é um nome totalmente diferente, você tem razão se gostamos de nomes terminados com ana porque não gostar também de nomes terminados com ano, é uma reflexão para pensar, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Realmente hoje em dia é um nome bastante incomum. Interessante saber que existem registros nos EUA.

    ResponderExcluir
  5. Que interessante eu já conheci alguém com esse nome , muito legal saber que existi nos EUA também !

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante a história por trás do nome, eu não conheço ninguém chamado Cipriano.

    ResponderExcluir
  7. oi!
    Eu já ouvi falar do livro de São Cipriano, mas nunca conhecia alguém com este nome é bem incomum..

    ResponderExcluir
  8. Não sabia dessa história mais obscura, também nunca conheci alguém chamado Cipriano. Me surpreendi com a quantidade de registros!

    ResponderExcluir
  9. eu nao fazia ideia do significado desse nome e tb n conhecia essa historia, chocada =O.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a história...
    E também não conheço ninguém com esse nome.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Meu sobrenome é Cipriano e tenho orgulho!

    ResponderExcluir
  12. Minha esposa se chama Patrícia Cipriano.

    ResponderExcluir
  13. Sou Cristiano Cipriano e tenho muito orgulho no meu nome. Tenho 3 filhos e o mais velho vai continuar a linhagem Cipriano. O meu Simão Cipriano que os colegas lhe chamam Cipri.

    ResponderExcluir
  14. Sou Cipriano com muito orgulho. Meus avós vieram da Itália.

    ResponderExcluir
  15. Meu sobrenome é cipriano, tenho orgulho dele.

    ResponderExcluir
  16. Sou do sobrinome Cipriano e tenho muito orgulho

    ResponderExcluir
  17. Meu avô era Cipriano Pedro de Camargo e provavelmente o pai dele veio de Portugal minha vo chamava cândida de Oliveira e Silva também deve ter vindo de Portugal

    ResponderExcluir
  18. Meu sobrenome é Cipriano...somos uma família bemm grande e esse nome continuará por muitas gerações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Jaqueline Cipriano de Recife PE

      Excluir
    2. Sou Cristina Cipriano de Goiânia

      Excluir
    3. Meu pai sw chamava jose Cipriano gomes

      Excluir
    4. Minha mãe se chamava maria cipriano

      Excluir
  19. Olá também sou da família Cipriano, hoje morp em Jaboatão dos Guararapes/ PE, tenho muita curiosidade e encontrar mais familiares, nossa origem até onde sei é do Cabo de Santo Agostinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou de família Cipriano.

      Excluir
    2. Saberia me dizer se a origem sao de Goiás, porque o irmão do meu foi para o nordeste

      Excluir
    3. Olá, sou J. CIPRIANO, meu pai Valentim CIPRIANO veio da Paraíba na década de 80, soube depois que ele voltou e faleceu na Paraíba e hj está enterrado em CAJAZEIRAS. gostaria de encontrar parentes também.

      Excluir
  20. Então acredito que o nome Cipriano hoje em dia ou a um século passou a ser sobrenome sou Cipriano e nossa família é grande porém desconheço a árvore nossa genealógica. Mais tenho interesse em saber.

    ResponderExcluir
  21. Meu nome é Lourival Cypriano e sempre fui cristão e muito temente a Deus. Deus sempre foi maravilhoso comigo

    ResponderExcluir
  22. Estou atrás de encontrar Adriana Sipiriano da Silva,da cidade de Garanhuns-Pernambuco.Acredito que seja Cipriano.

    ResponderExcluir
  23. Meu sobre nome é Cipriano da Costa,e realmente não é muito comum esse sobre nome,gostaria de saber se no Brasil existem muitos.

    ResponderExcluir
  24. Minha família também é Cipriano. Somos de Chã de Alegria -PE.

    ResponderExcluir
  25. Eu me chamo Fábio Cipriano e minha família é do sul de minas gerais( Leopoldina)

    ResponderExcluir
  26. Não sabia que meu sobrenome é considerado esquesito 🤔

    ResponderExcluir