segunda-feira, 29 de maio de 2017

Évora - Atendendo a Pedidos


Évora é uma cidade portuguesa lindíssima. É capital de distrito e uma cidade com uma riqueza histórica, cultural e patrimonial fantástica. Não é em vão que esta cidade no Alentejo foi considerada Património Mundial pela Unesco e o Aqueduto da Água de Prata considerado pelo World Monuments Fund como um monumento de interesse mundial.

A quem nunca foi, recomendo ir. Aproveitem e provem aquelas migas maravilhosas, que só de pensar já estou a salivar!

Existem várias teorias quanto à fundação de Évora e ao seu significado, há quem diga que foram os Eburones, dando o nome de Ebura ou Elbura à cidade. A primeira referência correspondente ao século I como Ebora Cerealis, devido aos seus campos férteis. Especula-se que o nome latino Ebora seja de origem Celta, vindo da palavra irlandesa Ibhar e gaulesa Eburos, que significam Teixo (árvore conífera da família das taxáceas). Seguindo esta linha de raciocínio a origem do nome desta cidade alentejana será a mesma da cidade inglesa Iorque (Eburacum) e francesa Évreux (Ebroicorum Ciuitas).

Sobre Évora temos também a história/estória da Bruxa de Évora. Foi esta a original, aquela que se encontrou com São Cipriano tendo sido sua mestra. As suas rezas, poções, encantamentos entre outras coisas passaram de geração em geração, sendo que toda esta escola de ensinamento oculto, levou a que outras bruxas tivessem o título de Bruxa de Évora. Desta bruxa especula-se que perdeu os pais aos 7 anos de idade, herdando os seus conhecimentos da tia que a criara. Era chamada de “Moura Torta”, não só pela sua tez de pele, como pelo domínio do árabe, da astronomia e astrologia, da ervanária e farmacêutica natural, naquela altura bastante comum nos povos árabes. Foi considerada a médica dos pobres e a bruxa dos ricos. Vivia uma vida simples e de eremita, sabia ler e escrever, apesar de praticar magia oculta, foi peregrina a Santiago de Compostela, como pagou promessas na Sé de Braga.

Antes de falarmos de Évora como nome, penso que seja importante abordá-lo como apelido/sobrenome. Na Idade Média o mais comum era o uso de patronímicos (ex: Lopes - filho de Lopo) como apelido/sobrenome. No entanto, também haviam os toponímicos, como é o caso de Évora, relacionados com a naturalidade da pessoa, ou mesmo posse de propriedade naquela região. Para além dos toponímicos e patronímicos ainda tínhamos (e temos) apelidos/sobrenomes baseados em alcunhas ou profissões.

Évora, possivelmente, será mais fácil de ser usado por um casal de um país lusófono que não Portugal, talvez porque em Portugal é usado como apelido/sobrenome (embora por mim caia um pouco por terra porque temos Afonso tanto como nome próprio, como apelido/sobrenome), ou porque usar o nome de um lugar do seu próprio país possa parecer “estranho” (eu pessoalmente acho que em Portugal não há muito o hábito de se usarem nomes próprios referentes a locais geográficos, será pelo facto de os associarmos a apelidos/sobrenomes, de acordo com o que vemos na história dos apelidos/sobrenomes da Península Ibérica?). Mas há a parte mais importante, será permitido?

Não aparece na lista do IRN (Instituto dos Registos e do Notariado) e quando não aparece pode ser por dois motivos:
  •  ou é um vocábulo que nunca foi submetido a aprovação;
  •  ou é um nome próprio que não leva a qualquer dúvida à sua admissão.


No site do SPIE (Sociedade Portuguesa de Informação Económica) não apareceu qualquer informação de registo de meninas Évora.

Mas no Brasil já é diferente, nas décadas de 1970 e 1980 tivemos 24 meninas Évora em cada, na década de 1990 foram verificadas 21 meninas e nos anos 2000 já foram 39.

Para quem gosta de nomes geográficos, este é uma boa alternativa a outros mais convencionais. Caso haja um casal português que goste muito deste nome, está na altura de submeterem um pedido. É verdade que submeter este tipo de pedido é sem qualquer garantia de aprovação e tem custos associados. Mas se gostam, pode valer a pena tentar, afinal de contas no Brasil já existem senhoras e meninas com este nome, por cá também poderão vir a haver. Concordam comigo? 


 Margarida Rebelo Madeira 


Fontes consultadas:
SPIE, IBGE, Genealogia, Árvores de Portugal

6 comentários:

  1. Gosto muito do nome, não apenas por ser uma excelente alternativa a Débora, que é muito comum no Brasil, mas por achar a pronúncia deliciosa (talvez pela sonoridade do "V", que é ausente em Débora). Évora, por não ser um elemento da cultura do meu país, tem uma aura exótica sem ser diferente demais pelo fato de ser semelhante a Débora, o que torna o nome Évora um nome de sonoridade bem também familiar. O ruim, talvez, será ter de explicar que não se trata de Débora e sim Évora.

    ResponderExcluir
  2. Acho interessante mas prefiro ver Évora como apelido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Apelido" que vocês querem dizer é sobrenome? (assim que chamamos no Brasil, e chamamos "apelido" aos diminutivos dos nomes), mas enfim... Também acho LINDO assim. Tem um ator que faz novelas mexicanas que se chama Carlos Évora. Acho muito elegante desta forma.

      Excluir
  3. Concordo, mas também prefiro como apelido.

    ResponderExcluir
  4. Acho Évora um nome interessante, tem uma boa sonoridade, bonita grafia, é incomum e a associação com a bruxa de Évora dá um ar esotérico que acho muito atraente. Talvez não seja bem aceito em Portugal como nome próprio por estar mais associado ao seu lado geográfico, mas aqui para o Brasil acho uma ótima opção.

    ResponderExcluir