quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Clóvis


Clóvis é um nome fantasma. Não faço ideia se esta terminologia existe, mas a falta de registos deste nome leva-me a concluir isso. Não é que Clóvis esteja desaparecido, porque os factos levam-nos quase a deduzir que este nome praticamente nunca existiu em Portugal e no Brasil. 

Descobri Clóvis enquanto passava os olhos pela lista de nomes admitidos. Lembro-me de rir quando disse Clóvis em voz alta. Clóvis?! Primeiro estranhei, depois entranhei. 

Clóvis é a forma abreviada de Clodovicus que tem origem no nome germânico Chlodowich (o mesmo nome que deu origem a Luís). Formado pelos elementos hlud (fama) e wig (guerreiro), Clóvis significa guerreiro famoso.

Clóvis I foi importante na história franca e ficou conhecido como "o primeiro rei do que se tornaria a França". Clóvis converteu-se ao catolicismo, em oposição ao arianismo, comum em povos germânicos. Foi um nome frequentemente usado em reis. 

Agora fiquei a perceber porque Clóvis é quase inexistente, afinal, Clóvis é o antecessor de Luís

Tal como referi no início desta publicação, os registos de Clóvis são raros. Em Portugal não nasceu nenhum Clóvis recentemente. Até sites como o SPIE e o Nós Portugueses não apresentam nenhum registo deste nome. 


No estado de São Paulo também não existem registos atuais de Clóvis, no entanto, no IBGE encontrei (finalmente!) registos. Nasceram cerca de 48.260 homens chamados Clóvis por todo o Brasil. O pico de registos foi na década de 60 e é em Rio Grande do Sul o estado mais propenso a encontrar um Clóvis


Clóvis é um topónimo. Clovis é o nome de duas cidades, uma no Novo México e outra na Califórnia. 


Será Clóvis um nome perdido, sem retorno possível? De facto, penso que seria necessário um casal corajoso para nomear o seu recém-nascido de Clóvis. É um nome que marca pela diferença e que com certeza iria fazer muitos narizes torcerem. Mas se tentarmos ver Clóvis pelo lado positivo, apercebemo-nos de que é um nome cheio de história, aristocrático, geográfico e com uma sonoridade simpática. O que pensam de Clóvis?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 


15 comentários:

  1. Ah! Acho Clóvis tão fofinho! É o nome de um personagem da novela Segundo Sol: Clóvis Falcão! O personagem é tão carismático. O apelido que colocaram na novela de: "Clovinho" também é fofíssimo!
    Eu conheci um senhor chamado Clóvis, mas quando era criança, ele já era idoso - tio da melhor amiga da minha mãe. Todavia, ele era uma das pessoas mais legais que já vi: Militar, homossexual, teve filhos, negro,super divertido e inteligente! Ele quebrou todos os padrões sem se importar de ser feliz. Por isso quando vejo o nome Clóvis, eu fico feliz. É um nome em desuso, mas não deixa de ser especial. Sua ligação com a história francesa também é um ponto a mais: foi responsável por reunir os feudos. Ele teve um papel de destaque na história. Foi considerado o fundador da França.
    Amei o post! Bjos!

    ResponderExcluir
  2. À primeira tive um dejá vu com o nome! Sabia que já o tinha visto em algum lado, mas não me lembrava onde. Fiquei a matutar a manhã toda (mesmo enquanto as minha tarefas). Quando arranjei um tempinho livre e andei a rever algumas publicações antigas do blog, é que me lembrei da personagem Clóvis Falcão.
    Quanto ao que eu acho do nome, não usaria. Pela minha parte, vai continuar um nome fantasma. Ao contrário da maioria das vezes, neste caso prefiro a variante clássica do nome, Luís, apesar de este também não me encher as medidas.
    A propósito, vi publicações do blog sobre o nome Vivian, assim como as suas variantes Bibiana e Bebiana, mas não vi nenhuma sobre a versão portuguesa Viviana, ou as variantes Viviane e Vivienne (o que é uma pena porque são nomes muito bonitos). Então gostaria de sugerir que publicassem sobre estes três nomes: Viviana, Viviane e Vivienne. Também merecem o seu lugar no blog, não?

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inês! Agradecemos as sugestões. Logo teremos um espaço no nosso Blog para esses nomes.
      Obrigada pelo carinho :)

      Excluir
  3. Eu tenho um tio chamado Clóvis nascido na década de 40 (Brasil). É o único que conheço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE MEDO, meus papagaios começaram a falar "Clóvis" esses dias e todos os dias falam "Clóvis, Clóvis"... eu acho realmente cheio de história, carrega algo marcante e forte sabe?

      Excluir
  4. Olá, "seria necessário um casal corajoso para nomear o seu recém-nascido de Clóvis"Rindo alto rsrsrrsrs, Então o significado é muito bonito mas talvez por pouco se ver esse nome Clóvis criança, fica um pouco difícil que alguém cogite a hipótese.

    ResponderExcluir
  5. Clóvis é um nome bem bacana, mas associo a uma pessoa mais velha rs! Gostei de saber mais sobre esse nome.

    ResponderExcluir
  6. o surpreendente é saber do vínculo com o nome Luís, nunca que soubesse. Acho um nome feio e certamente continuará no fundo empoeirado do baú. Um candidato forte a um nome extinto.

    ResponderExcluir
  7. Clóvis é um nome que já vi em histórias, mas não conheço ninguém com o nome, achei muito legal o significado ser guerreiro famoso

    ResponderExcluir
  8. Nunca imaginaria que Clóvis tem a mesma origem do nome Luís. Adoro seu blog. Acho muito interessante saber estas histórias.

    ResponderExcluir
  9. Quem diria que Clóvis é o antecessor de Luís. Prefiro Luís é um nome mais bonito kkk

    ResponderExcluir
  10. NOssa, Clodovicus!!! Com todo o respeito, mas acho mais bonito e prefiro a forma abreviada: Clóvis. Parabéns pelo blog, muita informação legal e curiosa!! Sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Clóvis Moura (1925-2003) foi um importante intelectual brasileiro, que se debruçou sobre o tema do racismo no Brasil.
    Ainda, Clóvis é uma fantasia/personagem do carnaval de rua do Rio de Janeiro. Também conhecidos como bate-bolas, os Clóvis são um tanto aterrorizadores.

    ResponderExcluir
  12. Me chamo clovis na adolecencia nao gostava hoje ja me acostumei nao daria este nome a um filho

    ResponderExcluir