sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Lilith


Lilith é um nome com tanto que se lhe diga que sou sincera que nem sabia por onde começar quando resolvi escrever sobre este nome.  Acho importante salientar que encontrei muitas e diferentes histórias relacionadas com Lilith e portanto vou contar-vos a que me parece mais credível.

Este nome deriva do Império Acádio na forma lilitu e significa da noite.

Lilith foi uma deusa muito idolatrada na mesopotâmia (meio oriente), comparada à lua negra, à escuridão, ao inconsciente, ao mistério, ao poder, ao silêncio, à sedução e à morte.

Antes de mais nada, Lilith simboliza a força feminina, aquela que busca a sua afirmação e a igualdade entre sexos. Lilith representa a primeira mulher do Jardim do Éden, aquela que nasceu do pó, durante o período noturno - portanto, antes de Eva ser criada a partir da costela de Adão.

No Jardim do Éden, Lilith entrou em muitas contradições com Adão, na medida em que ambicionava ter os mesmos direitos em comparação com o homem e não se submetia a ele, e dessa maneira, buscava a igualdade por meio da liberdade de escolha, ponderação e decisão.

Durante esse impasse, Lilith fez acusações a Adão e pronunciou enraivecida o nome de Deus, rebelando-se ao fugir para a região do Mar Vermelho, região essa que segundo a tradição hebraica, era habitada por demónios e espíritos malignos. Nesse local, Lilith tornou-se então, a esposa de Samael, o senhor das forças do mal. A descendência de Lilith e Samael são os espíritos malignos espalhados pelo mundo.

Após a fuga de Lilith, Adão queixou-se a Deus sobre a sua solidão e, para compensar a sua tristeza, Deus criou Eva a partir de uma costela de Adão. Considero importante destacar que Eva é considerada uma força construtiva e submissa, ao contrário de Lilith, que representa a força destrutiva e a tentação, visto que depois de ter partido, voltou ao paraíso em forma de serpente com o intuito de ludibriar Adão e Eva.

Lilith é um nome que também está associado ao ocultismo e à bruxaria.

Em 2015, nos Estados Unidos, Lilith ficou na posição 588 do ranking. No estado de São Paulo, no ano passado, nasceram 8 meninas chamadas Lilith e segundo o IBGE, este nome tem a frequência de 182 pessoas. Em Portugal, o nome não é permitido (apenas Lilite) e não existe nenhuma criança registada com este nome em 2015 nem de 1920 a 1980.

Lilith faz-me lembrar um nome que eu gosto muito: Laila! Sendo que este nome também está associado à noite e à escuridão.

Julgo que Lilith seja um nome mal interpretado pela sua história e faz-me lembrar um dos meus nomes favoritos, Dalila, exatamente por causa da conotação pesada com a Bíblia. Tenho pena que nomes com tanto potencial sejam deixados de lado por estes motivos. Eu gosto bastante de Lilith, é um nome que me sugere força, luta pela igualdade e pelos direitos, misticismo, lembra-me também a cor violeta e no meu parecer não deixa de ser um nome feminino e delicado.

Ana Carvalho.

Gostam de Lilith?


Fontes consultadas:
IRN, SPIE, ARPEN/SP, Wikipédia, IBGE, Behind the Name.

19 comentários:

  1. Gosto sim, acho um nome misterioso, meio gótico, dark, mas ao mesmo tempo tem algo de doce, delicado(acho que pelo início Lili). Esse mix de sensações me agrada muito. Também gosto da associação à liberdade feminina. Concordo que seja um nome mal interpretado, Lilith merece mais visibilidade.

    ResponderExcluir
  2. Percebo perfeitamente porque é que Lilith é considerado um nome fascinante e revolucionário e percebo também porque é que muita gente o admira. Acho que tem uma história muito forte e irreverente. Também me consigo identificar com isso. No entanto, em termos de sonoridade, confesso que é um nome que não me consegue cativar, dentro do mesmo panorama sonoro acho Lília infinitamente mais atrativo.

    ResponderExcluir
  3. Quando comecei a ler o texto também sei logo em Dalila.
    Adorei saber mais sobre a história do nome, achei muito interessante. Engraçado que apesar desta conotação ao mundo do mal eu acho que o nome tem um ar doce porque se assemelha a Lily por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Sim Eu Gosto Do Nome Minha Mãe me deu o Nome De Lilithy Com uma Diferença minúscula mas com sonoridade Idêntica, um Nome que significa Força da Igualdade, Minha Mãe já perguntou se eu queria mudar mas Eu nunca Quis por que esse nome diz muito sobre mim força de caráter e igualdade entre os sexos, pela a mitologia é um Nome que diz o mal Mas, existe várias interpretação e ele vêm sendo muito mal interpretado, Mas em si é um Nome doce e de personalidade, Amo o Meu Nome.❤

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Lillite um pouco diferente mas com o mesmo significado, você me ajudou por meio da sua pesquisa a aceita-lo, pois não gostava dele

    ResponderExcluir
  6. Minha avó, tem 74 anos e se chama Lílite.

    ResponderExcluir
  7. A história de Lilith fez com que eu lembrasse do livro "as brumas de Avalon", em que conta a história da Morgana pelo ponto de vista dela e como a religião cristã tentou sufocar a presença feminina na religião...nos evangelhos proibidos tbm há uma passagem em que se deveria ajudar a mulher virar homem para entrar no Reino de Deus, pq por ser mulher não seriam dignas (documentário: a bíblia proibida - tem no YouTube). Outras personagens renegados por sua força, valentia e personalidade são Dalila, Mical e Vasti! Os judeus chegaram a adorar por um tempo uma deusa chamada Inana/Ishtar/Astarote e na bíblia os cultos a ela eram uma afronta a Deus (sempre quando se fala em bosque ou jardim é em referência a ela). Existe um grupo de gnosticismo cristão que considera o espírito santo como parte feminina e nesse ponto Maria Madalena ganha destaque...sendo tbm chamado de Sofia.
    Lilith é um nome bonito, enigmático, que produz certo fascínio, mas tem que ter coragem para nomear uma criança! O ocultismo por trás da religião judaica é algo bem pesado e me dá medo...por isso não usaria, prefiro Layla rs. Mas não nego que é um nome lindo!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostaria de colocar esse nome na minha filha q ainda não tenho,mas eu nunca vi ninguém com esse nome.... Mas gosto mto dele, e não queria q minha filha tivesse um nome de um demônio como mtos dizem....

    ResponderExcluir
  9. Se eu chegar a ter uma filha seu nome será lilith Sophia acho lindo nome a gente que faz nosso Nome ter significado bom não as pessoas

    ResponderExcluir
  10. Também acho lindo e diferente , não é o nome que define a pessoa mas sim seu caráter.

    ResponderExcluir
  11. Sou evangélica, mas tenho medo de colocar esse nome da minha futura filha apesar de querer muito! 😓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc é evangélica e ainda pensa nesse nome? Achei bem bizarro.

      Excluir
  12. Acho Lilith um nome lindo, e agora sabendo seu real significado, estou tentada a quando tiver uma filha colocar esse nome.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou Lylyty, e sempre as pessoas me contam coisas bizarras sobre meu nome. Mas lendo esse texto agora estou começando a aceitar e até gostar.

    ResponderExcluir
  14. Agora que é mais fácil mudar o nome no cartório inclui o nome Lilith como segundo nome, sempre achei fascinante a história de Lilith

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em q ano vc fez isso? quero botar o nome da minha filha de lilith, mas nao sei se ainda é permitido

      Excluir
    2. agora em 2022, é fácil vc mudar o seu prenome, é só ir no cartório com os documentos solicitados, o chato é só trocar todos os documentos depois. No Brasil é permitido sim

      Excluir
    3. O nome da minha filha é lilith yasmin, e eu e o pai dela fomos bastante julgados pelos familiares e tantas pessoas que nem lembro quantas, mais ela tem 1 aninho

      Excluir
  15. Laroyê Minha Rainha Pomba Gira Maria Padilha, Rainha das sete Encruzilhadas!
    Peço assim: vá aonde (..) estiver e faça com que ela (o) não descanse enquanto não for embora do meu caminho e da minha vida, pelos Poderes da Terra, pela Presença do Fogo, pela Inspiração do Ar, pelas Virtudes das Águas, invoco as 13 Almas Benditas. Pela Força dos Corações Sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija até onde (..) estiver nesse momento, e atormenta seu espírito até ela (o) sumir do meu caminho e da minha vida e nunca mais voltar. E mesmo que ela (o) tenha olhos, não me veja.
    Salve Pomba Gira Maria Padilha, Rainha das sete Encruzilhadas! Te peço assim: Gira, vai Mulher, gira, gira ao meu favor, gira ao meu favor e tira (..) da minha vida e do meu caminho, eu lhe peço assim: Ar move, Fogo transforma, Água forma, Terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, leva (..) para bem longe da minha vida e do meu caminho e que não volte nunca mais, que dessa vez ela (o) vai embora para sempre, definitivamente para longe do meu caminho! Que (..) não tenha sossego nem para comer nem para beber, enquanto ela (o) não sumir da minha vida e do meu caminho. Que (..) queira ficar longe da minha vida e do meu caminho. Assim seja assim será, assim está feito!
    Salve Pomba Gira! Salve Sete Saias! Salve suas Irmãs, Maria Mulambo, Maria Padilha, e todas as Outras da Falange! Salve Sete Saias, minha Boa Amiga, Mulher de Sete Exus, Defensora de todos os seres. Salve Sete Saias, minha Boa e Gloriosa Princesa, conheço a Tua Força e o Teu Poder, te peço atenda o meu pedido: que (..) não durma e não descanse se não for embora da minha vida e do meu caminho, que (..) vire a cabeça e se arrependa do mal que me fez. Que (..) fique com o espirito perturbado para ir embora e ficar para sempre longe da minha vida e do meu caminho pelos Poderes de Maria Padilha e todas Suas Companheiras, que (..) quando olhar para minha direção que não me veja e nunca mais queira falar da minha pessoa, que nunca consigam fazer nenhum mal contra minha pessoa nem contra minha família. Que (..) não consiga nunca ter desejo de fazer o mal, (..) e que ela (o) desista da maldade contra mim de uma vez, e que (..) suma da minha vida e do meu caminho para sempre, para sempre e para sempre! Te peço, Maria Padilha Rainha das Sete Encruzilhadas, faça com que (..) não tenha mais forças para prejudicar nem a mim e nem a outra criatura no mundo, tire as forças dela (o), Maria Padilha. Pelos poderes dos Sete Exus que acompanham Seus Passos, rogo e suplico que amarre (..) nos Sete Nós de Sua Saia, e nos Sete Guizos de Sua Roupa, para que ela (o) nunca mais possa fazer maldade para nenhum ser nesta Terra.
    Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar Seu Nome em troca desse pedido, Minha Gloriosa Pomba Gira.
    Maria Padilha, tira (..) da minha vida e do meu caminho e para bem longe daqui para mim e hoje agora e sempre. Leva ela (o) para bem longe onde nunca mais possa ver nem e a mim e nem a minha família. Ainda que (..) resista, com Seu Poder, Maria Padilha, Rainha das Sete Encruzilhadas, sopre no ouvido dela (o) para que ela (o) possa ir, que nunca mais voltar para me prejudicar. Perturbe a cabeça dela (o) para nunca mais querer o mal, e nunca mais queira voltar para essa cidade.

    ResponderExcluir