quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Amon


Já deve ter acontecido com algumas pessoas um fato que aconteceu comigo em relação a nomes próprios. Muitos devem ter passado por isso, por aquele momento em que conhecemos alguém com um nome diferente, que nunca tínhamos visto antes em outra pessoa e, de repente, acontece aquele clique, uma emoção nos invade e imediatamente o tal nome passa a ser alvo de total admiração. Foi o que aconteceu comigo e o nome Amon. Já conhecia Amon como o nome do famoso deus egípcio, mas nunca tinha me deparado com alguém chamado Amon. Desde que conheci um colega de trabalho chamado assim, há uns 15 anos atrás mais ou menos, esse nome nunca mais me saiu da cabeça e é um dos meus nomes masculinos preferidos! É ao mesmo tempo forte e melodioso, fácil e complexo, um nome que me transmite um magnetismo muito grande.

Amon, em grego Ámmon ou Hámmon, em egípcio Yamãnu, significa "o oculto", "o escondido". Foi um deus da mitologia egípcia. Estava ligado ao ar, à criatividade e à fertilidade. O principal centro de culto de Amon era em Tebas, no antigo Egito. Amon-Rá representa a evolução da religião egípcia. Amon, deus de Tebas, fundiu-se com , deus criador do universo, deus sol, cultuado na cidade de Heliópolis. Assim, depois da vitória de Tebas contra invasores, ocorreu a fusão dos dois mais importantes deuses da religião egípcia. Amon-Rá, rei dos deuses e força criadora da vida.

Além da mitologia egípcia, também encontramos Amon em algumas passagens da bíblia, sendo considerado um nome de origem hebraica com o significado de "trabalhador fiel". Em uma dessas passagens, Amon foi o nome de um rei de Judá (parte da nação de Israel). Era filho de Manassés e Mesulemete. Subiu ao trono com 22 anos de idade e foi soberano por dois anos, no século VII a.c. Foi assassinado por seus próprios servos, dentro de seu palácio. A rebelião contra ele foi causada por suas práticas religiosas pagãs. Era descendente do rei Davi.

Dentro de minhas pesquisas para este post, encontrei como explicação para os diferentes significados do nome Amon em egípcio e em hebraico antigos, no fato de que esse nome possui sete raízes diferentes, que podem ter se modificado e se fundido através das antigas transliterações, ou seja, apesar de terem grafias idênticas, Amon egípcio e Amon hebraico são nomes diferentes, com origens e significados distintos.

Demonstrando toda sua complexidade, Amon também está presente no Livro de Mórmon (livro de escrituras comparável à bíblia, escrito por profetas que viveram no continente norte-americano). Amon, filho de Mosias, foi um profeta que se recusou a ser rei, preferindo pregar e ensinar o evangelho de Jesus Cristo e a palavra de Deus.

Apesar de ser um nome utilizado no Brasil, seu uso é bem pequeno por aqui, escasso (sua frequência é de apenas 810 pessoas, segundo o IBGE). Infelizmente nunca foi registrado em Portugal entre 1920 a 1980. Nos Estados Unidos conseguiu algum destaque entre os anos de 1882, 1887, 1891 e 1904, onde atingiu as posições 943, 819, 963 e 966 no ranking americano, respectivamente.

Variantes:
Ammon, Amun, Amen e Yamanu

Uma curiosidade:
Amon pode ser visto também como um antigo sobrenome, de origem anglo-saxã. Nesse caso, é proveniente do nome próprio Hamon, de origem francesa e trazido para a Inglaterra após a conquista normanda, em 1066. Suas variantes como sobrenome/apelido incluem: Hammond, Hammons, Hamon, Hamond, entre outras.

Amon na mídia:
  • Amon Carter - foi um importante publicitário americano, que deixou um grande legado para os Estados Unidos, tendo como destaque o Museu Amon Carter, dedicado à arte americana, localizado no Texas;
  • Amon Lima e Amon Tobin - músicos brasileiros;
  • Amon Amarth - banda de rock sueca;
  • Ammon Flowers - filho mais velho de Brandon Flowers, vocalista da banda de rock The Killers.

Acho Amon uma boa escolha para quem gosta de nomes curtos, diferentes e com sonoridade marcante. Tem a vantagem de ser internacional. Particularmente, acho um dos nomes mais bonitos e interessantes que conheço, tem um ar de atrevimento, ousadia e mesmo sendo pequeno na grafia, é grandioso na sua essência, simplesmente maravilhoso!

E vocês, o que pensam de Amon?

Fontes Consultadas:

Behind the Name, Abarim, House of Names, Nameslist, Wikipédia.

11 comentários:

  1. Nao sei porque, mas sempre tive a sensaçao de Amon ser relacionado com algo muito muito ruim. E mesmo lendo esse texto maravilhoso, eu nao consigo tirar essa relação que tenho com o nome que eu nem sei bem como eu comecei relacionar isso, mas enfim... Nao gosto.

    ResponderExcluir
  2. Amo o nome e adorei a publicação!!!

    ResponderExcluir
  3. Amo esse nome e todas as histórias e significados que ele carrega. Estou grávida de 8 meses e será o nome do meu filho. O nome do meu grande Amor é Amon. Também adoro esse trocadilho :D

    ResponderExcluir
  4. Nossa não sabia que meu nome teria esses significados kkkk

    ResponderExcluir
  5. Olá! Já pesquisei muito sobre meu nome kkkkk. Me chamo: Naadson Amon, sou de João Pessoa/PB

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse encontro de Amon nos comentários (do qual faço parte)

    ResponderExcluir