sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Nomes da Novela O Rico e Lázaro - Atendendo a Pedidos



Quando escrevi o post sobre os nomes da novela Os Dez Mandamentos foi-nos pedido que fizéssemos outros de outras novelas. Então hoje venho aqui vos mostrar os nomes da novela O Rico e Lázaro, que foi ao ar em 2017 e que teve muito sucesso, como é costume com as novelas bíblicas da Record. 

O Rico e Lázaro é passado 600 anos depois de Moisés e da conquista da Terra Prometida. Retrata o cativeiro babilónico, quando toda a região da Mesopotâmia foi conquistada e os hebreus se tornaram cativos novamente, mas desta vez dos babilónicos.

À semelhança de outras novelas do género, O Rico e Lázaro é baseada em relatos da Bíblia e em outros documentos históricos da época, assim como também tem narrativa completamente inventada pelos criadores. 

Os nomes na novela foram cuidadosamente escolhidos para retratarem a época e os povos, e muitos deles soam estranhos aos nossos ouvidos hoje em dia, mas alguns continuam belos e frescos!

Como em O Rico e Lázaro só há hebreus e babilónicos (na sua maioria), optei por dividir entre nomes femininos e masculinos. Deixei de parte uns quantos nomes de personagens muito pequenas para não ser demasiado extenso.

Femininos:
  • Joana - graça de Deus;

  • Sammu-Ramat - significado desconhecido;

  • Amitis - bons pensamentos;

  • Zelfafrágil;

  • Neusta - significado desconhecido;

  • Elga - sagrada, abençoada;

  • Dana - o Senhor é meu juiz;

  • Nitócris - significado desconhecido;

  • Shamiran - guardiã;

  • Shag-Shag - significado desconhecido;

  • Talita - menina;

  • Samira - companheira de conversas ao entardecer ou ar, vento;

  • Naomi - minha doçura, meu deleite;

  • Edissa - estrela;

  • Lia - cansada;

  • Ilana - árvore;

  • Kasssaia - fragrância;

  • Rebeca - rede, corda ou amarra;

  • Gadise - sombra;

  • Dalila - doce, delicada, gentil;

  • Raquel  - ovelha;

  • Malca - rainha;

  • Darice - a que suporta;

  • Namnu - significado desconhecido;

  • Yasha - aquela que sucede.

Masculinos:
  • Asher/Lázaro - Asher significa feliz, abençoado e Lázaro significa Deus ajudou;

  • Zac - Deus lembra-se;

  • Nebuzaradã - significado desconhecido;

  • Daniel - o Senhor é meu juiz;

  • Nabucodonosor - Nabu protege meu filho mais velho;

  • Chaim - vida;

  • Absalom - meu pai é paz;

  • Nabonido - significado desconhecido;

  • Evil-Merodaque - significado desconhecido;

  • Nicolau - vitória do povo;

  • Rabe-Sáris - chefe dos eunucos;

  • Mesaque - quem é como Deus;

  • Sadraque - comando de Aku;

  • Abednego - servo de Deus;

  • Hurzabum - significado desconhecido;

  • Lior - luz para mim;

  • Zadoque - o certo;

  • Fassur - significado desconhecido;

  • Beroso - Bel é o seu pastor;

  • Tamuz - filho leal;

  • Ravina  - ensolarado;

  • Joaquim - levantado pelo Senhor, estabelecido pelo Senhor;

  • Tamir - alto;

  • Shamir - guardião;

  • Arioque - nobre;

  • Ezequiel - Deus fortalece;

  • Ebede-Meleque - significado desconhecido;

  • Matias - presente de Deus;

  • Larsa - nome de uma cidade da Mesopotâmia;

  • Madai - "medes", nome de um povo da Pérsia;

  • Rafael - curado por Deus;

  • Zabaia - significado desconhecido;

  • Oziel - o meu poder é Deus;

  • Aspenaz - significado desconhecido;

  • Belsazar - Bel proteje a vida do rei;

  • Erom - significado desconhecido;

  • Benjamin - filho do sul, ou filho da mão direita;

  • Dario - rico, soberano, o que suporta;

  • Aksumai - significado desconhecido;

  • Joel - Jeová é Deus;

  • Aliatis - significado desconhecido;

  • Levi - ligado, unido;

  • Labash Marduk - significado desconhecido mas Marduk é o nome de um deus;

  • Jeremias - o Senhor é enaltecido;

  • Eliaquim - Deus nas alturas;

  • Uriel - Deus é minha luz.

Para saberem mais sobre um nome que ainda não tenha post no blog, basta deixarem o pedido nos comentários abaixo. Estamos sempre abertos a sugestões. 

Que nomes mais gostaram? Usariam algum?

Cláudia Barata 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Nameberry, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

24 comentários:

  1. Dos femininos gostei de Samira e Raquel. Dos masculinos gosto de Asher e Benjamim. Usaria qualquer um destes quatro.
    Dalila é o nome da minha mãe, adoro o significado, é muito querido.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Duas professoras minhas de literatura se chamavam Samira! Conheci uma garota de nome Ilana (o nome me lembra Iguana :/).

    Bom, dos nomes femininos gostei de Naomi (belíssimo e está no meu top10 de nomes kkk), Rebeca (gosto da forma curta Becca,mas dai tem outro significado africano tbm: profetiza), Samira e Talita.

    Gosto de nomes terminados com "Lia", porém ele sozinho não gosto, devido os possíveis significados.

    Nomes masculinos: Zac (curtinho,mas com muita presença. Amei!), Lior (prefiro Liora, a versão feminina *-*) e Joaquim (pq é o nome do meu pai xD). Tenho uma queda enorme, há algum tempo, pelo nome Dário!

    Fica como sugestão o nome "Brandão", nome do personagem de Malvino Salvador na novela Orgulho e Paixão!(É o melhor personagem da novela rs)

    Parabéns pelo post!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal do blog. Faz um mês que fiz pedido de um nome (Jaqueline). Gostaria de saber o POST irá sair em breve porque eu e a minha amiga Jaqueline já estamos um pouco ansiosas rsrs. Ela não conhecia o blog e se encantou! Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivana, o post de Jaqueline já está pronto, provavelmente vai ao ar semana que vem, pode avisar pra sua amiga 😊 Nós costumamos dar o prazo de 2 meses para a publicação dos pedidos, mas às vezes até pode estender, dependendo da quantidade.
      Abraços e muito obrigada pelo carinho ❤

      Excluir
  4. Ok, obrigada! Vou falar para ela 😊 e parabéns pelo trabalho de vocês!!!

    ResponderExcluir
  5. Rebeca e Raquel, Nicolau e Joaquim, são meus preferidos

    ResponderExcluir
  6. Muito legal os significados da maioria dos nomes, conhecia muito poucos da lista... Mas pela beleza da sonoridade, o que eu mais gosto é Elga e por significado Benjamim

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Bem interessante o post, tem nomes bem diferentes.... Eu usaria os nomes Daniel e Raquel!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Eu adorei os nomes e assisti a novela, gosto do nome Samira e do meu ;)

    ResponderExcluir
  9. Que interessante! Eu simplesmente adoro seu blog e o conteúdo informativo que apresenta aqui. Parabéns! Tenho visitado bastante o seu espaço! Tem me ajudado bastante em algumas pesquisas que tenho feito! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. São nomes extremamente bonitos e com significados maravilhosos, pelo menos a maioria, fica até difícil escolher algum. Mas com certeza usaria Joana,no caso feminino e, no masculino, Levi.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  11. Que post interessante! Adorei os nomes Lázaro e Uriel!

    ResponderExcluir
  12. Talita, Joana e Daniel são meus preferidos.

    ResponderExcluir
  13. Já gostava do nome 'Joana', agora que sei o significado passei a gostar desse nome mais ainda!

    ResponderExcluir
  14. Que interessante não conhecia o significado desses nomes, adorei.

    ResponderExcluir
  15. Oi Cláudia, tudo bem?

    As novelas bíblicas estão realmente fazendo muito sucesso, creio que seja pela aproximação da história com o qual é feita. Como não assisti essa novela não conhecia a maioria dos nomes, mas gostei bastante de alguns. O destaque ficou por conta de Yasha e Aliatis, são dois nomes diferentes e muito bonitos. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Acho os nomes bíblicos fortes, embora, alguns soem bem estranhos...
    Meu irmão chama-se Absalão quando menor os amigos tiravam muito sarro, perguntando se ele tinha ia abri um salão...
    Que tal pesquisar o meu nome Alexsandra!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Adorei o significado de Naomi, não conhecia. É Benjamin eu acho lindo pela sonoridade.
    Excelente Post, mais uma vez!!

    ResponderExcluir
  18. Dos femininos, Yasha e Amitis são meus favoritos, adoro nomes assim meio místicos, não no significado, mas na pronúncia, parece que estou falando de um personagem de livro de fantasia ou algo assim. Dos masculinos, Zac é com certeza meu preferido. Adorei o significado dele também.

    ResponderExcluir
  19. Gente, adorei demais esse post, confesso que não saberia qual desses nomes escolher pq achei a grande maioria super lindos e diferentes. Achei Yasha super chique :)

    ResponderExcluir
  20. Oi
    Difícil eu assistir essa novela mais os nomes são lindos isso é fato,são nomes bem diferente não conheço ninguém com esse nome é o significado desses nomes são bem interessantes adorei a postagem.

    ResponderExcluir
  21. Amei o nome Edissa, Uriel e Shamir. Seus significados são lindos, e achei a pronúncia incrível. Não conhecia essa novela, mas deve ser bem legal com certeza.

    ResponderExcluir
  22. Eu nao vi a novela ainda, mas com certeza os nomes utilizados no elenco são bem marcantes! Eu acho tão lindo Joana. Super bacana vc ter colocado os nomes e os significados em um único post! Eu gostei disso.

    ResponderExcluir