terça-feira, 6 de outubro de 2015

Matias


Em Portugal, como temos vindo a constatar há já vários anos, os Martim’s são aos milhares. E sabendo da sobrepopularização deste nome, e olhando para os registos anuais podemos ver no horizonte uma subida do nome Matias que, por se aproximar sonoramente do primeiro, tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos nos últimos anos. Mas Matias é tão mais bonito que me recuso a acreditar que as pessoas não lhe conferem beleza natural e espontaneamente.

Matias é na verdade uma variante de Mateus que, por sua vez, advém do hebraico mattatyah, que significa dom de Deus. Na Bíblia, Matias foi o apóstolo escolhido para substituir Judas Iscariotes. No português arcaico era muitas vezes grafado como Macias, mas eventualmente a grafia atual vingou, embora o nome sempre tenha mantido um perfil discreto. Matias, entre 1920 e 1950, quando foi mais usado no século passado, nunca ultrapassou a fasquia dos vinte registos anuais, desaparecendo progressivamente das listas dos portugueses com o tempo até que foi recuperado na última década. O seu crescimento tem sido tão fenomenal que em 2014 não só se encontrava dentro do top 100, como ocupava a 43ª posição com um total de 231 registos, a par de vários compostos como Matias Miguel, João Matias, Matias José, Matias Rafael, Matias Alexandre ou Matias Manuel. Mas o meu composto favorito com este nome é, sem dúvida, Luís Matias. Não é extraordinariamente criativo, mas são nomes que fluem tão bem juntos que é bem possível chamar o menino assim no dia-a-dia, sem que haja necessidade de cortar um dos nomes do composto.

Matias é um nome que se adequa perfeitamente às realidades estrangeiras, se a internacionalidade for um critério de escolha! Soa inegavelmente bem, tem uma terminação bonita, e serve fielmente os compostos! Eu diria que ainda vamos ver Matias a subir no ranking nos próximos tempos! No Brasil, onde Mateus se encontra no 8º lugar do ranking, os olhares poderiam desviar-se para Matias que, nesta fase, seria uma escolha bem mais criativa.

É um nome muito apreciado nos países nórdicos, sobretudo na Suécia, e como referências destaco Matias, o filho do Imperador Romano Maximiliano, que depois veio a ser Imperador também, o Rei húngaro do século XV (Matthias I), o guitarrista alemão da banda de Rock Scorpions, Matthias Jabs, e o filho do ator Will Ferrell (que já tinha um filho chamado Magnus). Mathayus foi também o nome do protagonista do filme O Rei Escorpião. Mas o Matias do momento é o ator belga que tem vindo a trilhar um caminho de ícone do cinema contemporâneo, Matthias Schoenaerts, cujo trabalho recomendo aos amantes da sétima arte.

Joana Recharte.

Que acham de Matias? Estará destinado a grandes voos no Brasil também?

23 comentários:

  1. Matias é um nome interessante, acho q não é muito utilizado no Brasil pq simplesmente as pessoas ainda não o descobriram. Tem mais leveza q Mateus.

    ResponderExcluir
  2. Adoro Matias! Eu concordo é bem mais bonito que Martim ou Mateus, acredito que vá subir mais na lista , eu mesma ainda agora ouvi falar de um pequeno Matias que acabou de nascer.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Matias e acho que tem potencial para ser mais usado no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um Mathias!E todos que ouvem este nome aqui no Brasil estão amando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho o Matheus e o Mathias e sou apaixonada no nome Mathias eu acho lindo e forte 😍

      Excluir
    2. Ridículo pôr variantes do MESMO NOME nos filhos.

      Excluir
  5. Matias é um nome maravilhoso para meninos!!! Muito elegante, sofisticado e surge este ano como um nome tendência internacional (o nome fica lindo em vários idiomas Inglês, Alemão, Sueco e Espanhol).

    ResponderExcluir
  6. LINDO! Adoro este nome. Meu filho vai se chamar Matias. Nome de homem lindo e charmoso, bastante comum na Alemanha e agora começa a chegar aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Matias ou Mathias é um nome muito bonito e bem mais criativo que Matheus (que de tão comum no Brasil, já ficou pobre...) Conheço um lindo bebê com este nome, e vejo que vamos ter vários Matias surgindo nos próximos anos no Brasil. Concordo, que todos adoram!

    ResponderExcluir
  8. No Brasil há anos conheço uma família com sobrenome(apellido) Matias, então nunca vi o nome como uma opção para primeiro nome, até agora! Achei lindo!

    ResponderExcluir
  9. Meu filho de 14 Anos se chama Mathias.
    Acho lindo ...

    ResponderExcluir
  10. eu ate daria o nome matias pro meu filho, mas ja é meu sobrenome entao ficaria matias matias kk

    ResponderExcluir
  11. Meu filho se chama Mathias, nasceu em 2013 e faz sete anos agora em Abril. Eu trabalhava com educação infantil e queria um nome diferente ,todo ano as salas em que eu trabalhava tinha muitas crianças com nomes iguais e era preciso usar o sobrenome para identificá las.Depois de muito procurar escolhi Mathias e ouvi muitas críticas, me diziam que era nome de velho, que era brega, fora de moda. Minha paixão por esse nome foi além de qualquer comentário maldoso e nunca me arrependi da escolha,o significado é lindo e meu filho ama seu nome porque até hoje foi um nome único nas escolas em que ele estudou e não conhecemos até hoje outro Mathias na cidade onde moramos.

    ResponderExcluir
  12. Sonhei com esse nome e estou tentando engravidar.

    ResponderExcluir
  13. Eu estou pensando em colocar Mathias o nome do meu bebê!

    ResponderExcluir
  14. Meu filho tem 09 meses. Ele se chama Matias. Mas é na grafia com "ti", eu gosto do simples. Amo esse nome. Ele é o sobrenome do meu marido, porém, o escolhi como primeiro nome para nosso bebê. Ficou Matias Bonifácio de Andrade. É muito fofo 💜

    ResponderExcluir
  15. Meu bebê irá nascer em junho de 2021, e ele se chamará Matias Becker ventura Grah, o significado é lindo!! Presente de Deus, ele virá para somar em nossas vidas!

    ResponderExcluir
  16. Estou grávida e ser for menino penso muito em colocar Matias. Mas já me falaram que parece mais sobrenome 😵😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não parece sobrenome não. O nome é lindo e o significado mais lindo ainda! Se vc gosta, coloca sim. Não dê ouvidos aos palpiteiros..

      Excluir
  17. Meu filho se chama Matthias, quando engravidei queria um nome leve, que facilmente poderia ser pronunciado no Brasil, na Itália e Alemanha e o nome Matthias se encaixou. Amo esse nome ❤️

    ResponderExcluir
  18. Eu queria gostar de Matias, mas detesto a sonoridade. Soa como o verbo MATAR!

    ResponderExcluir