terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Nomes Indígenas Masculinos - Atendendo a Pedidos


Se existem nomes que podemos chamar de genuinamente brasileiros, são os nomes indígenas. É uma bonita inspiração que valoriza as raízes do Brasil e uma homenagem aos seus primeiros habitantes. A maior parte dos nomes vêm do tupi-guarani e, segundo pesquisas, eram escolhidos pelos pais levando em conta eventos que aconteciam no momento do nascimento da criança, geralmente ligados à natureza. Vale mencionar que Caíque, apesar de ser associado a nome indígena, na verdade tem outras origens (para saber mais clique aqui). Como brasileira que sou, não poderia deixar de fazer esse post e com muito orgulho apresento as opções de nomes masculinos que representam a cultura nativa de meu país.

  • Abaeté - homem verdadeiro;
  • Airy - tipo de palmeira;
  • Apoema/Apoena - aquele que vê longe;
  • Arapuã - tipo de abelha;
  • Cauã - gavião;
  • Caubi - folhas azuis;
  • Cauê - homem bom;
  • Endi - luminosidade;
  • Epi - fundamento;
  • Guaraci - sol;
  • Hurassí - nuvem;
  • Iraí - rio do mel;
  • Irapuã - abelha que faz ninho redondo;
  • Itagiba - braço de ferro;
  • Jaci - lua;
  • Jacimar - lua boa para guerra;
  • Jandir - abelha que produz mel;
  • Jari - riacho de frutos;
  • Juraci - boca materna;
  • Jurandir - o que diz palavras doces;
  • Kaluanã - grande guerreiro;
  • Mair - pessoa de pele clara;
  • Marã - guerra, revolução;
  • Marani - o que provoca rixas;
  • Moacir - dolorido, amargo;
  • Peri - planta lisa;
  • Piatã - pedra dura;
  • Raoni - chefe ou grande guerreiro;
  • Rudá - divindade do amor;
  • Taiguara - o liberto;
  • Tibiriçá - sentinela da serra;
  • Tupã - baque estrondoso, trovão;
  • Ubá - cama feita de tronco de árvore;
  • Ubiraci - árvore de boa madeira;
  • Ubirajara - senhor do tacape;
  • Ubiratã - tacape ou lança forte.
Apreciam os nomes indígenas masculinos? Têm algum preferido?

Fontes Consultadas:

Dicionário de Nomes Próprios, Caboclos na Umbanda, Que Nome Darei Ao Meu Filho (Pandiá & Ana Pându)

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Vénus/Vênus



No meu parecer não existe nome mais feminino do que Vénus (no Brasil Vênus).  De origem latina este nome significa amor, desejo. Considerada pela mitologia romana a deusa do amor, da beleza e da sensualidade, Vénus/Vênus era uma das deusas mais cultuadas, a sua equivalente na mitologia grega é Afrodite

Mas porque é que eu disse que na minha opinião Vénus é o nome mais feminino que há? A resposta é muito fácil, vejamos: a representação do planeta Vénus, que é utilizada na biologia para retratar o género feminino, foi criada na antiguidade. O símbolo lembra um espelho de mão com o cabo virado para baixo, remetendo à energia da Mãe Terra. Enquanto a lua é o princípio feminino referente à gestação, Vénus traduz a sensualidade e o amor em todas as formas. Basicamente, Vénus é a representação da mulher. 

Mas ainda há muito mais a descobrir sobre este nome. Vénus é o segundo planeta do nosso sistema solar e é tão brilhante que já foi confundido diversas vezes com uma estrela. Por essa razão, Vénus  pode ser carinhosamente chamada por estrela guia ou estrela da manhã. Algumas teorias apontam para que tenha sido Vénus quem guiou os reis magos até à manjedoura onde se encontrava o menino Jesus

Na astrologia, Vénus comanda os signos TouroBalança/Libra e tem a sua própria casa no mapa astral de cada um de nós, segundo o astrólogo Marcelo Dalla, neste campo, Vénus está relacionado à nossa forma de amar e à maneira como cada um de nós recebe e compartilha o amor "O planeta rege a sensualidade, a alegria, a beleza, a doçura e os relacionamentos sentimentais. É o princípio da atração entre os seres."

Vénus também está presente na literatura e numa epopeia muito nossa: Os Lusíadas. Para os mais esquecidos, Luís de Camões, apresenta-nos a deusa Vénus como a principal apoiante dos heróis portugueses. 

Vénus ainda marca presença na arte. Vénus de Willendorf foi a estatueta descoberta em 1908 que nos mostra como era o ideal do corpo feminino à cerca de 22 000/ 24 000 anos atrás, neste momento a peça encontra-se no Museu de História Natural de Viena. Vénus de Milo é uma estátua da Grécia Antiga que se encontra no Museu do Louvre e O Nascimento de Vénus é uma pintura bastante conhecida onde se pode ver Vénus a emergir do mar.

O monte de Vénus é uma parte do corpo da mulher situada acima da púbis e Venus foi o nome escolhido para uma gillette desenhada exclusivamente para a depilação do corpo feminino. 

Em Portugal não existem registos deste nome. 

No estado de São Paulo, em 2017 e em 2016, nasceu em cada ano uma bebé Venus. Segundo o censo demográfico brasileiro de 2010, sua frequência é de 234 pessoas e foi mais usado durante a década de 1970.

Eu adoro o nome Vénus e apesar de não ter coragem de nomear assim uma filha, considero o nome um máximo para um animal de estimação (faço parte do grupo de pessoas que prefere ver animais com nomes próprios. Acho muito mais giro uma Vénus a uma Pantufa). Vénus/Vênus é sem dúvida um nome hippie , fora dos padrões comuns e muito original. Que me dizem deste antropónimo? 

Para saber mais sobre nomes da Mitologia Romana clique aqui

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Nomes Virtuosos Femininos


A virtude é uma qualidade moral elevada, mostra-se como a disposição para fazer o bem de forma humilde, abnegada, sem exigir nada em troca. Muitas palavras que descrevem virtudes são usadas como nomes próprios, quase sempre com conotação religiosa. Foram nomes que estiveram em alta entre as décadas de 30, 40 e 50 no Brasil e em Portugal, mas que hoje em dia são raramente vistos. Durante o século 17, após a Reforma, os cristãos convertidos ao protestantismo foram os responsáveis pela divulgação dos nomes de virtudes pela América do Norte. Várias virtudes também são exaltadas pela Igreja Católica e por seus seguidores. Acho essa temática muito interessante, por isso separei alguns nomes que se encaixam como nomes virtuosos. Por serem literais eles já têm o significado implícito no próprio nome, mas alguns não são tão intuitivos por isso acho importante informar que Mercês significa misericórdia e Mercedes é sua variante espanhola. Enquanto isso, Consuelo é a versão hispânica de Consolação. A maioria dos nomes aqui listados pode soar demasiado pesada para os dias atuais, mas outros talvez possam agradar as novas gerações. Hoje vamos abordar as opções femininas:

Qual é a sua opinião sobre os nomes virtuosos? Usariam algum?

Fontes Consultadas:

O Blog dos Nomes e Wikipédia.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Ezra


No mundo da onomástica é importante não só conhecermos o nosso gosto pessoal, como conhecermos e prestarmos atenção às preferências das pessoas que estão ao nosso redor, e se há nome que empolgou muita gente com a nova atualização da lista de nomes admitidos de Portugal foi Ezra

Considerado nome unissexo, mas utilizado praticamente para nomear meninos, Ezra é um nome de origem hebraica que significa ajuda.

Em Portugal ainda é um nome com pouca visualização, por isso papás de 2018 que gostem deste nome, não se esqueçam de o acrescentar à vossa listinha. Em 2016, Ezra foi escolhido para 2 meninos e 1 menina e em 2014 voltaram a ser registados 2 meninos. 

No estado de São Paulo, no ano passado nasceram 2 meninos, no ano anterior 5 e em 2015 foram registados 3 Ezra. Segundo o censo demográfico de 2010 do IBGE a frequência de Ezra em todo Brasil é de apenas 47 pessoas.

É um nome recente tanto em Portugal como no Brasil, mas em países de língua inglesa, Ezra é usado desde a Reforma Protestante. 

Este antropónimo apresenta-se ainda como nome bíblico. Ezra era um profeta do antigo testamento que escreveu O Livro de Ezra. 

O portador deste nome mais notável foi Ezra Pound um conhecido poeta americano. Mais recentemente várias figuras públicas estrangeiras escolheram Ezra para nomear os seus filhos. Na cultura Pop, Ezra também está presente, por exemplo, em Star Wars e na série Pretty Little Liars

Se tiver de encaixar Ezra num estilo é sem dúvida no moderno. Imagino facilmente um Ezra irmão de um Noah ou de uma Zara. Considero Ezra um nome cheio de pinta, é um nome que se distingue dos restantes sem causar muita estranheza. É exclusivo e como já referi, uma excelente aposta para 2018 e os anos que se seguem. Tal como eu, consideram Ezra uma boa escolha? 

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia, O BLOG DOS NOMES.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Coral


Coral é mais um belo nome literal que vem do mar. Parece trazer consigo uma leve brisa marinha ao despontar em uma praia de águas mansas. Ao mesmo tempo delicado e excêntrico, seria o par ideal para Pérola, ambos preciosidades marítimas esculpidas pela natureza. Coral tem tantos encantos que até parece ser o nome perfeito para uma sereia não acham?

O nome Coral vem do latim corallium através do grego korallion. É a denominação dada ao animal coloidal, típico de mares tropicais, que pode formar recifes de corais. Trata-se de depósitos esqueletais subaquáticos. São formações de grande beleza, a imagem do paraíso no fundo do mar. Por sua bonita cor, geralmente são usados para fins ornamentais, como enfeite para aquários ou como gema orgânica para confecção de jóias (colares, pulseiras e brincos). Na Antiguidade era usado para atrair amor e na Índia como proteção contra maus espíritos. O coral vermelho é conhecido como pedra da sorte e usado como amuleto.

Os corais exibem uma variedade de cores que vão desde o rosa avermelhado ao vermelho-escuro e a palavra coral também é usada para denominar essas cores. A cor coral é mais conhecida pelo tom laranja rosado usado em roupas, acessórios e é descrita poeticamente como a "cor dos lábios das mulheres".

E a literalidade de coral vai além dos mares e das cores: um coro ou coral é o canto feito por um grupo de cantores distribuídos por naipes, segundo a tessitura de suas vozes. Não são as sereias possuidoras de lindas vozes que encantam e enfeitiçam os marinheiros? Mais uma vez podemos dizer que Coral é mesmo um nome de sereia!

Outras línguas: Coral (inglês, espanhol), Koral (bósnio, sérvio, esloveno), Corallo (italiano), Corail (francês).

Variações: Coralina, Corália, Coraline, Coralie, Koralia.

Como nome próprio feminino Coral é mais conhecido em países anglófonos e hispânicos. Teve um relativo sucesso nos Estados Unidos no início do século XX, quando nomes de pedras preciosas estavam em alta. Voltou a experimentar uma leve popularidade em 1991, quando retornou ao top 1000. É estimado que existam 9.971 norte-americanas de nome Coral. Apareceu pela última vez no ranking da Inglaterra em 1999, na 349° posição.

A moda de dar nomes de jóias a meninas não se estendeu aos países lusófonos, por isso muitos deles soam como novidades para nós. Coral é uma dessas descobertas, seu uso é recente e ainda raro em nossos países. Segundo o IBGE apenas 23 brasileiras se chamam Coral em todo território, é um nome bastante incomum. Em 2015 obteve 1 registro no estado de São Paulo e mais 1 registro como segundo elemento no composto Esther Coral (lindo significado, estrela coral!). Na antiga lista de nomes admitidos de Portugal Coral constava como não aceito, mas com a recente abertura a novos nomes acredito que agora sua inclusão seja mais fácil. Não conseguiu registros recentes no país.

Referências:
  • Coral Astrid Bistuer - atleta espanhola;
  • Coral Edith Browne - atriz australiana;
  • Coral Jeanne Smith - personalidade americana de tv;
  • Coral Rosemary Atkins - atriz inglesa.
Coral é ainda o nome da mãe do peixinho Nemo no filme Procurando Nemo.

Coral é um nome diferente, exótico e reservado como os próprios corais. Um nome de beleza oculta, assim como o mar em sua profundeza. Uma verdadeira jóia marinha. Perfeito para pais amantes do mar e da natureza.

Já tinham pensado em Coral como nome próprio?

Para mais Nomes Femininos De Pedras Preciosas clique aqui.

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Arte nas Jóias, Behind the Name, Cristais Aquarius, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Top 20 Masculino de Portugal - 2017


Ao contrário do que acontece com o Top 20 feminino, o Top 20 masculino português não é tão concentrado no mesmo nome, basta ver-se o exemplo de Maria que tem 5580 registos e Santiago que tem 1869 registos. Tendo sempre em conta que estes dados são de 28 de dezembro e que até ao ano novo nascem mais bebés, os números com quase toda a certeza devem ter mudado. O grande destaque vai para Dinis que teve mais 122 registos do que em 2016. 


Posição   

Nome          

Registos       

De 2016 para 2017
Santiago1869- 223
Francisco1742+ 40
João1670- 117
Afonso1448+ 85
Rodrigo1393- 172
Martim1308- 202
Tomás1233- 114
Duarte1196+ 17
Miguel1165- 38
10ªGabriel1152- 3
11ªLourenço1092- 29
12ªGonçalo1055-38
13ªDinis1008+122
14ªGuilherme988- 63
15ªPedro977- 105
16ªSalvador885+ 47
17ªRafael879- 43
18ªLucas876+ 26
19ªTiago837- 139
20ªGustavo781+ 10   


Fonte consultada
Jornal Público


Top 20 Feminino de Portugal - 2017



Infelizmente, este ano a lista dos nomes registados em 2017 de Portugal está a demorar mais do que o costume a sair. Será que a lista vai sair na íntegra? Será que vão deixar de disponibilizar a lista completa e vão passar só a revelar o top 20? 

No dia 28 de dezembro de 2017 o Jornal Público divulgou o Top 20 provisório. Deixo-vos, então, com os 20 nomes preferidos pelos casais portugueses para as suas bebés: 

 Posição    Nome        Registos      De 2016 para 2017
Maria5580+ 97
Leonor1623- 174
Matilde1610- 242
Beatriz1229+ 69
Carolina1108- 74
Mariana999- 164
Ana981- 36
Sofia952- 12
Francisca893- 17
10ªInês848- 98
11ªMargarida814- 109
12ªClara800+ 199
13ªLara761- 95
14ªAlice732+54
15ªLaura699- 16 
16ªBenedita621+138
17ªDiana590+8
18ªMadalena545- 29
19ªJoana506- 123
20ªCamila452+ 42

O grande destaque vai para Clara que conseguiu quase mais 200 registos do que no ano passado. É preciso ter em conta que até dia 1 de janeiro podem ter nascido mais meninas chamadas Clara e o número ter aumentado, o mesmo vale para os restantes nomes apresentados.  

Fonte consultada: 
Jornal Público.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Liv


Digo com toda a certeza do mundo que Liv foi o nome que mais me empolgou com a atualização da nova lista de Portugal. Desde que conheci este nome fiquei encantada, é um nome curtinho e simples, mas enche-me as medidas a todos os níveis. 

Do nórdico antigo, Liv significa proteção. No entanto, ainda há quem veja Liv como apenas diminutivo/apelido de nomes como Olívia, Lívia, Lavínia...e, de facto, resulta num diminutivo/apelido amoroso, mas eu também acho que Liv tem potencial para brilhar sozinho. 

É difícil não ver a semelhança gráfica e sonora entre Liv e a palavra inglesa live (viver), mas não vejo isso como impedimento nenhum para o nome. 

Como este antropónimo foi aceite em Portugal há pouquíssimo tempo, só existem 2 registos deste nome. Nasceu uma pequena Liv em 2014 e outra em 2015. 

No estado de São Paulo, em 2017, nasceram 18 meninas, em 2016 foram registadas 14 bebés e no ano anterior 10 crianças receberam o nome Liv. Segundo o censo demográfico brasileiro, a frequência de Liv é de 169 pessoas, o pico de registos foi em 2000 e o estado em que existem mais Liv é em São Paulo. 

Personalidades:

  • Liv Rundgren Tyler - atriz americana, filha do cantor Steven Tyler;
  • Liv Johanne Ullmann - diretora e atriz norueguesa; 
  • Liv Lindeland - modelo e atriz norueguesa; 
  • Liv Grete Skjelbreid Poirée - atleta olímpica norueguesa. 
Em 2016, nos Países Baixos, Liv ficou na 16ª posição do ranking nacional e na Suécia entrou no top 50 ocupando o 44º lugar. 

Por ser um nome tão pouco popular tanto em Portugal como no Brasil, no meu parecer, Liv é uma excelente aposta nos anos em que se seguem. Ponderariam utilizar Liv


Fontes consultadas:


Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia.

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Edviges & Edwiges - Atendendo a Pedidos


Admito que Edviges e Edwiges não foram um nome nada fácil de pesquisar, mas cá vai a conclusão da minha pesquisa: Edvige (sem o "s") é a versão italiana do nome Hedwig (acrescento da letra "H" e ausência da letra "s"). Hedwig é um nome de origem germânica que significa batalha, combate, guerra

Não encontrei nenhuma origem ou significado dos nomes Edviges e Edwiges, realmente o mais perto que consegui com a minha pesquisa foi o nome Hedwig. Na minha opinião, Hedwig é o nome original e tanto Edwiges como Edviges são variações desse nome. 

Santa Edwiges ou Edviges da Silésia é a santa dos endividados, celebrada pela igreja a 16 de outubro, a santa é conhecida como a padroeira dos pobres e dos endividados e isso tem que ver com a sua história e vida de caridade. Edwiges nasceu na Alemanha, e apesar de pertencer a uma família nobre, desde cedo demonstrou ser uma pessoa desapegada dos bens materiais. Foi aos 20 anos que recebeu o chamado de Jesus e tanto ela como o marido decidiram dedicar a sua vida a Deus. Se quiserem saber mais sobre a vida desta santa, cliquem aqui

Hedwig também é considerado um nome literário pois foi o nome dado à coruja de Harry Potter. Independentemente de Hedwig ser um animal de estimação, uma companheira na vida de Hogwarts de Harry, ela desempenha um papel importante na construção do carácter do personagem. Mas antes dessa explicação, vamos explorar os simbolismos da coruja. Vejamos, as corujas são símbolo de sabedoria e misticismo e mediante a cultura abordada a coruja adquire vários simbolismos. Os australianos acreditam que este animal representa a alma das mulheres, enquanto culturas mais antigas tinham a crença de que a coruja era a guardiã do submundo, a protetora do mortos. Há ainda quem veja esta ave de rapina como símbolo de morte e de azar, por exemplo, para os astecas, a coruja é "o Deus dos Infernos". Na Europa, durante a época medieval, as corujas eram consideradas bruxas disfarçadas. Tanto na mitologia grega como na romana, tanto Atena como Minerva aparecem com as suas corujas, representantes da clarividência. Na mitologia hindu Lakshmi, a deusa da prosperidade e sabedoria, é representada por uma coruja branca. 

Mas afinal qual é a importância de Hedwig para a construção do carácter de Harry Potter? O fim desta doce amiga foi necessário para o crescimento do personagem principal da saga, já que essa perda permitiu o amadurecimento de Harry. Simboliza ainda o desaparecimento da inocência e a transição para a vida adulta do personagem. A própria J.K Rowling diz que "(...) a morte da Hedwig em Relíquias da Morte é o marco da transformação de Harry". E isto porque Hedwig era a representação do conforto para o menino desde que ele foi para Hogwarts, aos onze anos de idade. 

Não foi só a autora que ajudou a divulgar o nome Hedwig/Edwiges/Edviges (versões do nome da coruja), Carolina Dieckmann interpretou Edwiges em Mulheres Apaixonas, novela que passou na Rede Globo em 2003. 

Em Portugal, nem Edwiges ou Edviges foram registados, mas Hedviges tem 1 registo em 2015 e aparece no composto Benedita Hedviges em 2014. 

No estado de São Paulo, apenas encontrei 1 registo de Edwiges em 2015. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Edwiges é pouco mais de 800 mulheres, o pico de registos foi na década de 1950, e o estado com mais Edwiges é em Minas Gerais. A frequência de Edviges ainda é menor, apenas 431 mulheres são portadoras deste nome, o auge foi na década de 1940 e o estado com mais senhoras com este antropónimo é em Santa Catarina. 

Entre Edwiges e Edviges, prefiro Edwiges, mas mesmo assim não seria um nome que eu escolheria para a minha filha. Apesar de gostar de todo o simbolismo e de toda a história em volta do nome, não é um nome que só por si me chame a atenção. E vocês, apreciam? 

Se gostas de Harry Potter

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia, Dicionário dos Símbolos, acidigital, O BLOG DOS NOMES.