sexta-feira, 20 de julho de 2018

Melia/Melya - Atendendo a Pedidos


mitologia grega é uma fonte preciosa para a onomástica. Muitos nomes mitológicos são amplamente conhecidos, principalmente os nomes de deuses e grandes heróis, figuras capazes de feitos impressionantes. Porém, existem vários personagens com nomes bastante interessantes que não são tão divulgados. O doce e melódico Melia vem diretamente das lendas gregas e acredito que seja desconhecido de grande parte de nossos leitores. Melya é sua grafia variante e, atendendo ao pedido de nossa leitora Iully Oliveira, também será abordada em nosso post de hoje.

Melia é um nome de origem grega e seu significado é freixo, um tipo de árvore da família das oleáceas, a mesma da oliveira. O freixo era uma árvore de grande importância para os gregos na Antiguidade, por isso o significado de Melia adquire um sentido muito mais amplo.

  • O freixo simboliza a durabilidade e a firmeza, de sua madeira eram feitas as hastes das lanças que os gregos usavam em batalhas;
  • A casca dos freixos é castanho escuro acinzentada, a imagem de um bosque de freixos pode trazer à mente esta cor;
  • Muitas espécies de freixos segregavam uma seiva doce que os gregos chamavam de méli (mel), assim como o mel de abelhas. Ambos os tipos de mel eram considerados pelos gregos a manifestação terrena da ambrosia, o alimento dos deuses.
Dentro dos atributos do freixo podemos associar Melia com coragem para enfrentar uma batalha, ligação com a misteriosa cor cinza e a docilidade do mel.

Curiosidades: 1) no Havaí Melia é a palavra para plumeria, o mesmo que frangipani ou jasmim-manga, um tipo de flor muito perfumada (saiba mais aqui). Mais uma associação encantadora para Melia! 2) em países de língua inglesa Melia é por vezes considerada uma forma curta de Amélia .

Dentro da mitologia grega algumas personagens têm o nome Melia e são elas:
  • Uma ninfa, filha do deus Oceano, que com Apolo teve dois filhos, Ismênio e Táinaro. Melia era cultuada no templo de Apolo Ismênio perto de Tebas, onde havia uma fonte com seu nome;
  • Melia também era o nome de outra filha de Oceano, esta teria se casado com Ínaco e com ele teve os filhos Foroneu e Egialeu;
  • A partir de Melia surgem as Melíades, um tipo de ninfas nascidas do freixo, as árvores sagradas dos gregos. A ninfa Melissa era uma melíade.
Melia não é um nome disseminado pelo mundo, diria que seu uso é raro. O país onde tem uma certa expressão é na França, onde de 2005 a 2010 fez parte do seu Top 500. Seu pico de popularidade aconteceu em 2009, quando ocupou a posição #419. Nos Estados Unidos nunca fez parte dos rankings de nomes mais populares, mas é estimado que existam cerca de 4.464 norte-americanas chamadas Melia. O ano em que teve maior uso foi em 2006, com um total de 198 nascimentos. Para Melya não há notícias de registros.

Em nossos países também é incomum: segundo o IBGE existem apenas 345 pessoas de nome Melia em todo o país, a maioria nascida durante a década de 1950, na região sul (em especial Santa Catarina). O que mais me chamou a atenção não foi o pequeno uso, mas sim o fato de que Melia entrou em desuso nos anos 90, o que achei uma pena. Suponho que seja apenas por desconhecimento por parte da população da existência do nome, já que Melia tem muitas qualidades. Para Melya o uso é menor ainda, não sendo capaz de gerar gráficos no censo do IBGE (registros inferiores a 20 no período de tempo de 1930 a 2010).

Em Portugal nenhuma grafia faz parte da lista de nomes admitidos. As mesmas não obtiveram registros no país nos últimos anos.

Personalidades:
  • Melia Watras - violista norte-americana;
  • Melia Kreiling - atriz suíça de ascendência grega.
Até realizar essa pesquisa confesso que não conhecia o nome Melia e posso dizer que foi uma bela descoberta! É mimoso, original e sua ligação mitológica me seduziu. Isso sem contar toda a mágica referência à natureza, mais uma qualidade. Ainda pode gerar o fofo apelido/diminutivo Mel. Sou adepta de grafias simples, mas tenho que admitir que a escrita Melya é atraente e fico na dúvida de qual gosto mais, Melia ou Melya. Tenho pena que seja praticamente desconhecido em nossos países, é um bonito nome grego que poderia ser mais propagado. Tenho certeza que conquistaria muitos corações!

Para conhecer mais Nomes Gregos Femininos clique aqui.

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário Etimológico de Mitológia Grega, Fantastipedia, Guia da Mitologia Grega, IBGE, IRN, Minhas Plantas, Nameberry Names Org, Wikipédia.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Nomes Alegres - Atendendo a Pedidos


Sabemos que para muitas pessoas o significado de um nome é algo importante. A procura por nomes que inspirem sentimentos positivos sempre é expressiva, e entre esses sentimentos a alegria tem um papel especial. Afinal uma vida alegre e feliz não é o que todos almejamos? Preparei uma listinha com nomes que têm significados alegres, acredito que seja ideal para aqueles que procuram por antropônimos que carreguem essa virtude. Então vamos lá alegrar o dia com nossos nomes felizes!


  • Abigail (F) - meu pai é alegria (hebraico);
  • Alaia (F) - alegre, feliz (basco);
  • Alegria (F) - grande estado de contentamento (literal);
  • Allegra (F) - alegre (italiano);
  • Aser (M) - alegria (hebraico);
  • Ayo (M & F) - alegria (africano);
  • Caio (M) - alegre, feliz (latim);
  • Fausto (M) - feliz, auspicioso (latim);
  • Felícia (F) - alegria, felicidade (latim);
  • Feliciana/o (M & F) - feliz (latim);
  • Felicidade (F) - grande estado de alegria (literal);
  • Felicity (F) - felicidade (inglês);
  • Félix - feliz (latim);
  • Gil (M) - alegria, felicidade (hebraico);
  • Gioia (F) - alegria (italiano);
  • Gioconda (F) - mulher alegre (italiano):
  • Hilária/o (M & F) - alegre (latim);
  • Hilary (F) - alegre (inglês);
  • Isaac (M) - aquele que ri, risonho (hebraico);
  • Joy (F) - alegria (inglês);
  • Joyce (F) - aquela que alegra (inglês);
  • Kalea (F) - alegria, felicidade (havaiano);
  • Leda (F) - contente, alegre (latim);
  • Letícia (F) - alegria (latim);
  • Liron (M & F) - alegria para mim (hebraico);
  • Makena (M & F) - uma pessoa feliz (africano);
  • Naim (M) - contente (árabe);
  • Ronen (M) - canção, alegria (hebraico);
  • Yuki (M & F) - felicidade (japonês);
  • Zorion (M) - felicidade (basco).
Quais desses nomes mais te inspiram alegria?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Nameberry, O Blog dos Nomes.

terça-feira, 17 de julho de 2018

Aidan - Atendendo a Pedidos



Aidan é um daqueles nomes masculinos que tambem se vê em meninas de vez em quando, como acontece muitas vezes em países anglo-saxónicos. Cada vez mais se usam nomes masculinos em meninas e por que não? Eu acho que muitos nomes masculinos ingleses permitem isso, porém os portugueses nem tanto. Pode ser também uma questão de hábito, mas para já tenho dificuldades em imaginar.


Voltando a Aidan, este nome é relativamente popular no Reino Unido e tornou-se popular nos Estados Unidos nos anos 90, juntamente a outros nomes com a mesma terminação, como Braden e Hayden. Hoje em dia Aidan perdeu para Aiden, que é mais usado.

Aidan tem origem no nome irlandês Aodhán e o seu significado é fogo e/ou nascido do fogoAidan era também o diminutivo  dado a Aodh, o deus celta do sol e do fogo. Na Irlanda Aidan é o nome de vários santos.

Nos Estados Unidos foi talvez introduzido pela fama do ator irlandês Aidan Quinn no início dos anos 90.

São inúmeras as celebridades que ostentam este nome, desde antigas a atuais, passando pelos mais variados ramos, como o desporto, cinema e política. Aidan é um nome facilmente reconhecido por todo o lado e, embora seja antigo, tem um ar moderno e leve.

Apesar da fama pelo mundo afora, Aidan em Portugal não obteve nenhum registo entre a década de 20 e os anos 80 e em 2016 não conquistou nenhum registo. Até ao ano passado não era permitido o registo de Aidan, mas mesmo não sendo permitido anteriormente acho na mesma estranho a sua praticamente inexistência já que tantos emigrantes e luso-descendentes sempre deram nomes estrangeiros. Parece que Aidan não chamou nunca a atenção. Eu, sendo portuguesa a viver no estrangeiro, acho Aidan perfeitamente usável e viável tanto em Portugal como em qualquer outro lado.

Olhando para a popularidade no Brasil, dá para ver que Aidan padece da mesma sorte. É praticamente não usado. Em São Paulo teve somente 5 registos em 2016 e, de acordo com a informação nos dada pelo site IBGE, tem uma frequência de 171 pessoas. Ou seja, por todo o Brasil é um nome muito raro. Aidan tem uma maior incidência em São Paulo, aliás só aparecem registos nesse estado. Em 1990 angariou um número maior de registos mas logo voltou a descer

Variantes: Aodhán e Edan (escocês e irlandês), Aden, Aiden, Aydan e Ayden (inglês).

Eu prefiro a grafia mais antiga, Aidan, e, como já disse, acho um nome muito leve, moderno, internacional e também acho um nome muito doce.

Gosto muito de Aidan, e vocês?

Cláudia Barata Sandal

Fontes consultadas: 

Behind the Name, Nameberry, ARPEN/SP, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Qual é o melhor nome - Íris vs Lis


Íris e Lis, dois nomes curtinhos que têm muito em comum: são meigos, possuem a mesma terminação e ambos são nomes de flores! Que encanto! Mas hoje a escolha recai apenas em um. Então, para você qual deles é o melhor nome, Íris ou Lis?


Patrícia Monteiro

Fonte Consultada:
O Blog dos Nomes 

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Nomes Artísticos


"A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível" (Leonardo da Vinci). A arte é uma das melhores maneiras que o ser humano arranjou para exprimir os seus sentimentos e emoções. A arte está presente na pintura, na escultura, na arquitetura, na escrita, na música, no cinema, no teatro, na dança... é o reflexo da nossa cultura e da nossa história. Aqui vai a seleção que fiz de 15 nomes próprios que estão presentes na arte, espero que gostem! 


  • Adão - a criação de Adão foi feita por Miguel Ângelo e localiza-se no Vaticano, a cena representa o momento em que Deus cria o primeiro homem;
  • Adele - Adele Bloch Bauer é considerada a segunda pintura mais valiosa do mundo; 
  • Clotilde - Basílica localizada em França;
  • Dora Maar - amante e musa de Picasso, Dora Maar é um excelente exemplo de uma pintura do movimento cubista; 
  • Estêvão - a Basílica de Santo Estêvão está situada em Roma; 
  • Gustav - O beijo de Gustav encontra-se em Viena e pessoalmente acho uma pintura lindíssima; 
  • Maria del Fiore - Catedral situada em Florença, na Itália;
  • Medusa - pintura a óleo sobre tela; 
  • Mona Lisafoi concebida durante o período renascentista e pensada para ser um retrato de Lisa Gherardini, uma nobre italiana. Na Itália a obra também é conhecida como La Gioconda (a feliz);
  • Narciso - a metamorfose de Narciso é uma obra realizada por Dalí; 
  • Olympia - feita por Édouard Manet é considerada uma das pinturas mais conhecidas mundialmente; 
  • Ophelia - pintura realizada por John William Waterhouse que nos mostra Ofélia, a personagem de Hamlet; 
  • Pedro - a Basílica de São Pedro encontra-se no Vaticano; 
  • Sofia - a Basílica de Santa Sofia foi construída pelo Império Bizantino para ser a Catedral de Constantinopla e encontra-se em Istambul, na Turquia; 
  • Vénus/VênusVénus de Willendorf foi a estatueta descoberta em 1908 que neste momento se encontra no Museu de História Natural de Viena. Vénus de Milo é uma estátua da Grécia Antiga que se encontra no Museu do Louvre e O Nascimento de Vénus é uma pintura bastante conhecida onde se pode ver Vénus a emergir do mar.
Qual destes nomes é o vosso favorito? 

Ana Madaíl Carvalho

Fontes Consultadas:
O BLOG DOS NOMES, Multarte, Wikipedia.

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Davi


Davi, o pequeno guerreiro que com muita habilidade e coragem venceu o gigante Golias! Davi, o grande rei de Israel! Estamos perante um nome com profundas raízes bíblicas, sendo inegavelmente o Rei Davi um dos homens mais importantes das escrituras sagradas. Sua popularidade espalhou o nome para várias partes do mundo e atualmente brilha cada vez mais forte nos rankings brasileiros.

Davi é um nome de origem hebraica e seu significado é amado. Para quem acha importante o significado dos nomes, o de Davi é um dos mais belos! Outro fato que acho importante destacar é que Davi é um anagrama de Vida. Um atrativo a mais!

Em sua vertente religiosa, Davi foi o segundo e maior dos reis de Israel, governando no século 10 a.C. Filho mais novo de Jessé, na juventude foi um humilde pastor de ovelhas apreciador de música e poesia. Cresceu para se tornar um líder sábio, um rei honrado que comandou Israel com muita capacidade. Várias histórias sobre ele são contadas no Antigo Testamento, inclusive a derrota de Golias, um gigante filisteu. De acordo com o Novo Testamento, Jesus seria um de seus descendentes. Mais tarde foi uma fonte de inspiração para grandes escultores, como Michelangelo e Donatello. Davi é ainda um nome que tem uma ressonância especial para os judeus, a Estrela de Davi (estrela de seis pontas), é o símbolo do judaísmo.

Este nome, na grafia David, está em circulação na Grã-Bretanha desde a Idade Média. Tem sido especialmente popular no País de Gales, onde é usado em homenagem a São David, seu santo padroeiro, bem como na Escócia, onde foi suportado por dois reis.

Tanto a escrita Davi quanto David são consideradas variantes na língua portuguesa, mas David é mais popular em Portugal e Davi no Brasil.

Outros idiomas: Davide (italiano), David (inglês, francês, alemão, sueco, romeno, sérvio), Daud (árabe), Dávid (húngaro, eslovaco), Davit (armênio), Dawid (hebraico bíblico), Dauid (grego bíblico), Davud (persa), Taavet, Taavi (estoniano), Taavetti, Taavi (finlandês).

Formas Femininas: Davina, Davínia, Davena, Davida

Nomes similares em grafia e pronúncia: AriEliLeviRavi


A grafia David é a mais internacional,  um clássico em diversos países. Fora do meio lusófono a escrita Davi apresenta um pequeno destaque nos Países Baixos, onde ocupou a posição #484 no ranking de 2017.

Como já dissemos, David é a variante mais tradicional e a mais conhecida em Portugal, mas Davi vem galgando novos espaços e conseguiu abocanhar um belo 53° lugar entre os nomes mais usados no país em 2016. Nesse mesmo ano foi registrado 122 vezes entre os recém-nascidos portugueses.

No Brasil Davi explode em popularidade: ocupou o quinto lugar no Top 100 de 2017 e no mesmo ano conquistou impressionantes 6.699 registros apenas no estado de São Paulo! Um feito considerável! Segundo o IBGE sua frequência é de 255.976 brasileiros assim chamados (o que o torna muito presente no país). Até os anos 70/80 seu uso era discreto, passou a ser mais notado a partir da década de 1990, atingindo seu pico máximo nos anos 2000 (aproximadamente 140 mil nascimentos). Podemos encontrar mais facilmente um Davi brasileiro no Distrito Federal, Espírito Santo, Ceará e Rio de Janeiro.

Para David a frequência também é alta: 174.957 portadores. Sua curva de popularidade foi a mesma de Davi e é mais usual no Sergipe, Amazonas, São Paulo e Distrito Federal.

Personalidades:
  • Davi Banda - futebolista malauiano;
  • Davi Sacer - cantor, compositor e produtor gospel brasileiro;
  • Davi Yanomami - ativista brasileiro conhecido por sua defesa das questões indígenas e da conservação da floresta amazônica.
Davi Lucca é ainda o nome do filho do craque de futebol Neymar.

Davi é um nome curto, mas que carrega grande força. Remete aos ideais de justiça e bravura do Rei Davi, figura indissociável do nome. Dentro do meu gosto pessoal, prefiro Davi a David, porque aqui no Brasil este último sempre corre o risco de ser pronunciado como no inglês ("deividi"), para Davi a pronúncia é clara. Fora esse detalhe, acho Davi uma escrita mais bonita, mais clean, e a ligação com a palavra vida faz toda a diferença para mim. Para quem não se importa com a popularidade, Davi é um nome com muitos pontos positivos.

Davi está entre os seus preferidos?

Patricia Monteiro

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Nameberry, Wikipédia.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Lorraine - Atendendo a Pedidos


Lorraine é a versão francesa de Lorena, nome geográfico de uma antiga região histórica localizada no nordeste da França. Lorraine tem como significado aquela que veio do reino de Lotário. Lotário foi um rei franco, bisneto de Carlos Magno, cujo reino era uma parte da França e agora é chamado de Lorraine. Esse local se destaca por ser a única localidade francesa  a fazer fronteira com três países (Bélgica, Luxemburgo e Alemanha). A etimologia do nome vem do latim Lothari regnum e do francês antigo Lot-regne. Lotário é um nome de origem germânica que significa exército famoso, dessa maneira o significado de aquela que vem das terras do exército famoso também pode ser atribuído à Lorraine.

Lorraine é um nome toponímico, ou seja, é um nome de lugar que passou a a ser usado como nome próprio. Inicialmente era utilizado como sobrenome, indicando a origem das famílias portadoras; com o passar do tempo passou a ser adotado também como nome feminino. No mundo de língua inglesa está em circulação como nome próprio desde o final do século 19, possivelmente por sua pronúncia entre anglófonos soar parecida com a de Laura. Tornou-se popular após a Primeira Guerra Mundial, quando a região de Lorraine estava no foco das notícias por ser alvo de disputas entre Alemanha e França.

Curiosidades:
  • A emblemática heroína francesa Joana d'Arc nasceu em Lorraine;
  • Lorraine Lee é um tipo de rosa criada pelo australiano Alister Clark em 1924. Lorraine era o nome de uma parente de Alister. A suave cor desta flor transita entre o rosa chá e o rosa damasco. Sua grande característica é florescer no inverno (saiba mais aqui);
  • Quiche Lorraine - prato típico da culinária francesa, é um tipo de torta aberta recheada. Foi criado no século XVI na região de Lorraine, por isso o nome;
  • Sweet Lorraine é uma canção gravada por Nat King Cole nos anos 40;
  • Na trilogia cinematográfica De Volta para o Futuro o nome da mãe de Marty McFly é Lorraine.
Lorraine é um nome francês que foi bastante popular nos Estados Unidos dos anos 20 aos 50, mas hoje está praticamente esquecido. Atingiu seu pico de uso em 1921, quando alcançou a posição #42; apareceu pela última vez no Top 1000 em 1995. De 1880 a 2016 a Administração de Previdência Social americana contabilizou um total de 209.320 pessoas com o primeiro nome Lorraine nos EUA. Curiosamente, em seu país de origem não fez tanto sucesso. Participou do Top 100 francês de 1976 a 1998. Estima-se que existam 4.351 mulheres chamadas Lorraine na França e a média de idade de suas portadoras é de 36 anos.

Lorraine começou a ser registrado no Brasil a partir dos anos 60, primeiro de forma discreta, era pouquíssimo usual. Devagar foi sendo mais notado atingindo seu ápice na década de 1990, com 8.700 nascimentos. Nos anos 2000 caiu um pouco mas continuou bem colocado (7.972 registros). De acordo com o IBGE sua frequência em todo o país é de 17.948 pessoas. Suas portadoras estão mais concentradas nos estados do Espírito Santo, Goiás e Minas Gerais. Em 2016 angariou 38 registros no estado de São Paulo; em 2017 foi registrado 23 vezes. É de se fazer notar o registro de muitas grafias alternativas como Lorrainy, Lorrana e até mesmo Lohane, Lohany e Lohanny. Acredito que apesar das diversas escritas, a inspiração seja mesmo Lorraine.

Passou a integrar a lista de nomes admitidos de Portugal somente em 2017, então raramente cruzaremos com uma Lorraine portuguesa. Seu registro mais atual no país foi em 2014, com 1 nascimento.

Personalidades:
  • Lorraine Bracco - atriz norte-americana;
  • Lorraine Hansberry - dramaturga norte-americana;
  • Lorraine Nicholson - atriz norte-americana, filha de Jack Nicholson;
  • Lorraine Toussaint - atriz e produtora norte-americana.
Lorraine me remete à infância. É o nome de uma de minhas melhores amigas da época de criança e, para as meninas dos anos 80, era bastante incomum. Lorraine era a única na escola e seu nome nunca passou batido. Para a realidade brasileira de hoje não causa tanto frisson, mas não deixa de ser impactante. Lorena, sua versão portuguesa, prima pela simplicidade, já Lorraine não tem nada de simples, é pomposo, floreado. E todo esse luxo é coroado com o rebuscado charme francês!

Gosto muito de Lorraine e vocês?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, IRN, Les Journal des Femmes, Nameberry, Names Org, Rose Society, SPIE, Wikipédia.

terça-feira, 10 de julho de 2018

Compostos Populares com João - Atendendo a Pedidos


João, uma escolha tão antiga e tão usual. Podemos encontrar tanto recém-nascidos com este nome como senhores de muita idade. João não desilude ninguém e com o composto certo podem formar-se composições interessantíssimas. 

  • João Afonso - aquele que está pronto para o combate e é agraciado por Deus;  
  • João Bernardo - forte como um urso agraciado por Deus; 
  • João Filipe - amante de cavalos agraciado por Deus; 
  • João Francisco - agraciado por Deus aquele que vem da França; 
  • João Guilherme - protetor corajoso agraciado por Deus; 
  • João Lucas - agraciado por Deus iluminado; 
  • João Miguel - aquele que é semelhante e agraciado por Deus; 
  • João Pedro - rocha agraciada por Deus; 
  • João Ricardo - agraciado por Deus forte e corajoso; 
  • João Vítor - vitorioso agraciado por Deus; 
Por vezes é preciso inverter a ordem dos compostos para que o resultado final do significado faça mais sentido. Esta foi a seleção que fiz com João. Espero que tenham gostado! Qual destas composições vos agrada mais? 

Ana Madaíl Carvalho

Fontes Consultadas:
O BLOG DOS NOMES, IRN, ARPEN/SP.

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Madonna/Madona - Atendendo a Pedidos


Madonna / Madona acho que é daqueles nomes que não deixa qualquer margem para dúvidas quanto à sua origem e ao seu significado.

É um nome feminino italiano e o seu significado é Nossa Senhora, referência à Virgem Maria, mãe de Jesus.

É este o nome dado à representação artística da Virgem Maria, em pinturas e esculturas.

Para além das obras de arte... e vamos ser honestos, as obras de arte para a grande maioria dos seres comuns neste planeta, aparecem em segundo plano, pois tu que estás a ler, de quem é que te lembraste logo? E se falares no nome, qual vai ser a referência quase que automática da outra pessoa? Ah pois é! É praticamente impossível não nos lembrarmos em primeiro da cantora americana de descendência italiana da parte do pai, Madonna (Madonna Louise Veronica Ciccone).

Eu que não sou fã, é logo a primeira coisa que me lembro e, só depois, das pinturas de arte-sacra.

Da nossa forma de pronunciar, existem duas formas escritas possíveis:
- Madona, que é a forma georgiana e espanhola e
- Madonna, a forma italiana e inglesa.

Embora Madona também seja a forma portuguesa não a usamos como nome próprio, mas sim na representação artística.

Decidi verificar nas listas de nomes permitidos/nomes não permitidos, que existiam em Portugal, dos anos 2016 e 2017 (únicas que tenho) e não consta nem uma nem a outra. Isto pode significar duas coisas: ou, nunca houve dúvidas na possibilidade da sua utilização (para mim a possibilidade mais remota) ou, nunca sequer foi cogitada.

O que é certo é que no SPIE não encontro nenhuma delas, tendo que assumir que não houve registos durante o século XX em Portugal. Fui também consultar as listas de registos de 2011 a 2016... e nada! Ou seja, nem portugueses, nem estrangeiros, que cá tiveram as suas meninas, colocaram estes nomes.

Mas no Brasil, já é outra história. Embora não sejam muitas, o IBGE revela que existem Madonnas (33) e Madonas (125). O pico de uso foi na década de 90 e, quem é que concorda comigo quando acho que a cantora foi, sem dúvida, uma grande influência na decisão destes pais?

Margarida Rebelo Madeira

Fontes Consultadas:

Sheknows, Behind the Name, ebiografia.com, Wikipédia, SPIE e IBGE