segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Lisandra - Atendendo a Pedidos


Escrever sobre Lisandra foi um desafio. Já não é a primeira vez que fico confusa quanto a um nome e que tenho dificuldade em aferir a teoria mais certa sobre o mesmo. Por isso hoje vou apresentar-vos duas das informações - que embora diferentes - me parecem certas sobre Lisandra. 

Lisandra tanto pode ser uma variante de Alexandra e por isso partilham a mesma origem grega e o mesmo significado defensora da humanidade como pode ser a versão feminina do nome Lysandros que também é um nome de origem grega e significa libertação dos homens através do termo λυσις (lysis - libertação) e de ανηρ (aner - homem). 

Não vos sei dizer qual das duas sugestões apresentadas é a mais correcta, ambas me parecem fiáveis, e qualquer que seja a mais acertada este antropónimo tem um significado muito bonito. 

Lisandra filha de Ptolomeu I Sóter e de Eurídice casou-se com o rei Alexandre V da Macedónia o que faz deste nome aristocrático. Lysandra é ainda o nome de uma espécie de borboleta e a versão Lissandra é o nome de uma personagem do jogo League of Legends. 

Este nome é permitido em Portugal e ao contrário do que eu pensava, foi registado 7 vezes no ano passado. Entre 1920 e 1980, Lisandra foi registado apenas em 1974 (2 registos), 1976 (2 registos) e 1978 (3 registos). Encontrei ainda o bonito composto Amélia Lisandra datado de 1871. 

No estado de São Paulo, Lisandra foi registado apenas 2 vezes no ano passado. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010 a frequência deste nome é pouco mais de 10.500 pessoas, o pico de registos foi em 1990 e o estado em que existem mais mulheres Lisandra é em Rio Grande do Sul. 

Confesso que este nome não faz parte da minha lista de favoritos, mas considero perfeitamente usável nos dias que correm. Qual é a vossa opinião sobre Lisandra?

Fontes consultadas:

O Blog Dos Nomes, Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Zoé


Sou absolutamente fascinada pelo nome Zoé. Ele é a prova de que um nome não precisa ser longo para ser forte e imponente. Sua letra inicial incomum e sua terminação pouco vista em nomes femininos o tornam único e muito original. Curto, impactante, cheio de personalidade e estilo, Zoé é uma escolha do momento em diversos países e vem desbravando os tops de popularidade pelo mundo. Por enquanto apenas os lusófonos ainda não se renderam ao seu charme. Será que Zoé tem chances de conquistar a atenção de nossos povos?

Zoé é um nome de origem grega e seu significado é dos mais belos e inspiradores que existem: vida. Desde os primeiros tempos foi adotado pelos judeus helenizados como uma tradução grega para o nome hebraico Eva, já que este possui o mesmo significado de Zoé. Foi carregado por duas santas cristãs dos séculos II e III, uma martirizada sob o jugo do imperador Adriano e outra por Diocleciano. O nome era comum no Império Bizantino sendo suportado por Zoé Porfirogênita, uma imperatriz governante do século XI. Foi popular entre os primeiros cristãos como forma de conceder para suas filhas esperanças de vida eterna. No mundo de língua inglesa só começou a ser usado a partir do século XIX. Geralmente tem sido mais comum entre cristãos orientais (em várias grafias).

Outras línguas: Zoe (inglês, italiano, grego antigo), Zoé (francês), Zoë (holandês), Zoi (grego), Zoya (russo, ucraniano), Zoja (macedônio, sérvio, croata).
Variantes : Zoey, Zoie, Zooey, Zowie (inglês).

Nos Estados Unidos, na versão Zoe (pronúncia aproximada "zouei"), está em circulação no Top 1000 desde 1880, mas em baixos níveis de uso. Apenas a partir da década de 90 começou a alcançar saltos maiores. Possivelmente o nome se tornou mais popular depois que o casal celebridade Lenny Kravitz e Lisa Bonet nomearam sua filha como Zoë Isabella no final de 1989 (inclusive Kravitz compôs a linda música Flowers for Zoë para sua menina). Atualmente ocupa a posição #35 no ranking norte-americano.

É um nome conhecido e querido internacionalmente tendo destaque nos tops de diversos países como França, Bélgica, Países Baixos, Itália, Hungria, Irlanda, Austrália, Canadá, Inglaterra, México, Nova Zelândia, Escócia, Espanha e Suíça. Zoé irradia vida e energia pelo mundo!

Mas entre lusófonos é ainda desconhecido, por enquanto seu uso não se desenvolveu em nossos países. Apesar de aceito em Portugal, apenas 8 meninas receberam o nome Zoé em 2016 havendo ainda 5 registros  para a grafia Zoe (não admitida, apenas portugueses com dupla nacionalidade ou estrangeiros podem usar); em 2015 foram 5 registros para Zoé e 2 para Zoe. Durante a maior parte do século XX não foi registrado no país.

No Brasil, de acordo com o IBGE, sua frequência é de 1.319 pessoas e apesar do ar moderno seu pico de uso se deu entre as décadas de 30 e 40. Depois desse período seus registros foram diminuindo e  quase foi esquecido, mas apresenta uma leve recuperação nos anos 2000. Suas portadoras estão mais concentradas nos estados da região sul, com destaque para o Rio Grande do Sul. Em 2016, no estado de São Paulo, Zoé obteve 4 registros e Zoe recebeu 13; em 2015 Zoé foi registrado 6 vezes e Zoe 8 vezes.

Referências:
  • Zoé Adjani - atriz francesa;
  • Zoé Félix - atriz francesa;
  • Zoé Héran - atriz francesa;
  • Zoé Kézako - série infantil de animação francesa;
  • Zoë Kravitz - atriz, modelo e cantora norte-americana;
  • Zoé Oldenbourg - historiadora russa;
  • Zoë Saldaña - atriz norte-americana de ascendência porto-riquenha e dominicana;
  • Zoé Shepard - escritora francesa;
  • Zoé Victoire Talon, condessa de Cayla (1785-1852) - amiga íntima e confidente de Luís XVIII;
  • Zoé Valdés - escritora cubana;
  • Zoé - banda de rock alternativo mexicana.
Conheci o nome Zoé através da música Espatódea, do maravilhoso cantor e compositor  Nando Reis, feita para sua quarta filha, nascida em 1999. Seu nome? Zoé, claro! A letra é delicada e por algumas vezes o nome é dito (para ouvir clique aqui). Fiquei encantada e aquele nome pequeno, poderoso e de significado tão bonito, não me saía da mente. O momento coincidiu com a época em que adotei uma das minhas gatas e claro que escolhi Zoé como seu nome! Só não o imagino para uma filha porque já é o nome da minha filha felina, que tanto amo. 

Recomendo o uso de Zoé, é um nome cool, moderno, sofisticado e de muito bom gosto. Tem estilo parecido com o de Cloé , mas o início com Z o deixa mais singular. Zoé e Eva seria um elegante e estiloso par para irmãs. Acredito que seja um nome ainda desconhecido para muitos, mas possivelmente ganhará mais visibilidade quando a novela Apocalipse, da Record TV estrear, já que nessa produção a principal personagem feminina se chamará Zoé (vivida por Juliana Knust). 

Termino o post com um dos trechos mais bonitos de Espatódea:

"Não sei se esse mundo está são
Mas pro mundo que eu vim já não era
Meu mundo não teria razão
Se não fosse a Zoé"

Qual a sua opinião sobre Zoé

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia, Youtube.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Abdénago


Quantos de vocês conseguiram dizer à primeira? Eu cá não consegui! E pior, não sei se digo da forma correcta: Ab-dé-ná- go (lendo a letra “o” como “u”). Ou se será Ab-dé-na-gô, ou mesmo Ab-dé-na-go ( o “o” como “u”)?

Desta vez começo ao contrário. Ou seja, vou ver primeiro os registos existentes: Em Portugal, o SPIE manda-me, tanto por Abdénago ou Abdenago, rever a ortografia pois o termo não existe. No Brasil, pelo IBGE, dá-me a informação de gráfico não disponível. Temos um nome que é permitido em Portugal, em que provavelmente a grande maioria das pessoas enrola-se para o dizer e pelo retorno de informação nestes dois sites. Começo a  acreditar que só muito remotamente existe um grupo ínfimo de pessoas que conhece um! 
Algo me diz que para encontrar a origem do nome vai ser o cabo dos trabalhos. Caso não encontre a origem, espero pelo menos encontrar  alguém com este nome.

Comecei pela segunda parte. Quis a parte mais fácil, pelo que pesquisa-se no facebook e no google e eis que eles existem! Não quer é dizer que sejam de países lusófonos...

A informação que encontrei foi maioritariamente em língua castelhana. O site www.conmishijos.com diz que é original da região da Babilónia, unindo Ab que significa “servo” e Nebo,  um deus da Mesopotâmia. É variante de Abed-nego, mencionado na Bíblia no Livro de Daniel como sendo o nome dado a Azarias.

O site Babynamespedia, indica ser este a forma espanhola de Abednego, também com significado de “servo/servente” de Nebo, tendo como variantes inglesas – Abednigo e Abednago. Nebo é também conhecido por Nabu, o deus da mitologia suméria da Escrita e Sabedoria, pelo que os poucos sites de língua portuguesa fazem referência a “Servo de Nabu/o”.

É um nome permitido, sem histórico de registos e que me trouxe problemas na sua pronúncia... não sei qual das três formas que encontrei poderá ser a correcta, ou a mais correcta!


Quem goste de nomes mitológicos, presentes na bíblia e mesmo raros, aqui está um. Se é bom ou não, isso depende dos gostos de cada um. 

Fontes consultadas:
IRN, SPIE, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia, conmishijos. 

Margarida Rebelo Madeira

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Nomes do Mar


Algumas das inspirações mais bonitas para a escolha de um nome vêm da natureza: pedras preciosas, flores, animais, céu, plantas, e claro, o mar. A imensidão de água que pode evocar sentimentos como calma, alegria e liberdade, tem ligação com uma série de nomes, são os nossos nomes do mar. Preparei uma lista a partir desse tema tão rico e cativante e espero que ela seja útil para todos que procuram nomes com conexões marítimas.

Femininos:
  • Alcione - ave marinha (grego);
  • Anamar - mar gracioso (aglutinação de Ana e Mar);
  • Concha - carapaça protetora de moluscos marinhos (literal);
  • Coral - organismo marinho (literal);
  • Corália  - coral (grego/latim);
  • Darya - mar, oceano (persa);
  • Delfina - golfinho (grego);
  • Dóris  - presente do oceano (grego);
  • Duna - monte de areia acumulado pelo vento à beira-mar (literal);
  • Isla - ilha (espanhol);
  • Janaína - rainha do mar (africano);
  • Kaia - mar (havaiano);
  • Kailani - mar e céu (havaiano);
  • Laine - onda (estoniano);
  • Larimar - pedra preciosa encontrada no Mar do Caribe (conjugação de Larissa e Mar);
  • Luanda- pessoa do mar (africano);
  • Manami - amor pelo mar (japonês);
  • Maresia - vento e umidade trazidos pelo mar (literal);
  • Margarida  - pérola (grego);
  • Margot - pérola (francês);
  • Marimar - senhora do mar (aglutinação de Maria e Mar);
  • Marina - do mar (latim);
  • Marisol - conjugação de Mar e Sol;
  • Maristela - estrela do mar (latim);
  • Marjani - coral (africano);
  • Marjorie  - pérola (inglês medieval);
  • Mármara - nome geográfico que refere-se ao Mar Mármara;
  • Meri - o mar (finlandês);
  • Mina - peixe (sânscrito);
  • Mira - mar, oceano (sânscrito);
  • Moana - oceano, mar aberto (havaiano);
  • Morgana - rodeada de mar (galês);
  • Muriel - mar luminoso (irlandês);
  • Naia - espuma do mar (basco);
  • Náiade - nadadora (latim);
  • Nereida - ninfa do mar (grego);
  • Nerissa - o mesmo que Nereida;
  • Nina - carregada de peixes (mitologia assíria e babilônica);
  • Nínive - o mesmo que Nina;
  • Oceana - imensidão de água que cobre a maior parte da Terra (literal);
  • Ona - onda (catalão);
  • Ondina - pequena onda (latim);
  • Perla - pérola (italiano e espanhol);
  • Pérola - material produzido por moluscos marinhos (literal);
  • Rita - pérola (diminutivo de Margherita/Margarida);
  • Stella Maris - estrela do mar (latim);
  • Talassa - vinda do mar (grego);
  • Ula - jóia do mar (celta).
Masculinos:
  • Berilo - bela cor azul-esverdeada da água do mar (grego);
  • Caíque - tipo de barco de navegação costeira (também chamado de caiaque);
  • Caspian - refere-se à versão em inglês do Mar Cáspio;
  • Delfim - golfinho (grego);
  • Delfino - o mesmo que Delfim;
  • Delmar - do mar (espanhol);
  • Dilan- variante de Dylan;
  • Dilon - mais uma variante de Dylan;
  • Dylan - grande maré ou filho do mar (galês);
  • Elmo - São Elmo é o padroeiro dos marinheiros;
  • Kai - mar (havaiano);
  • Kaito - voar sobre o mar (japonês);
  • Kauai - é o nome de uma das ilhas do Havaí;
  • Lir - deus do mar na mitologia irlandesa;
  • Mar - grande extensão de água salgada (literal);
  • Marino - do mar (latim);
  • Marvin - colina do mar ou amigo do mar (galês);
  • Maui - nome da segunda maior ilha do Havaí;
  • Morgan - rodeado de mar (galês);
  • Nereu - deus primitivo do mar na mitologia grega;
  • Netuno - deus do mar na mitologia romana;
  • Oceano - imensidão de água que cobre a maior parte da Terra (literal);
  • Poseidon - deus do mar na mitologia grega.
Gostam da inspiração marítima? Qual o seu nome do mar favorito?

Fontes Consultadas:

Behind the Name, Nameberry, O Blog dos Nomes. Priberam, Wikipédia.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Ludmila - Atendendo a Pedidos


Ludmila é um nome interessante. É ao mesmo tempo imponente e meigo, tem uma grafia forte e altiva que casa muito bem com sua sonoridade agradável, finalizada pela graciosa terminação em mila. Em minha opinião é um nome cheio de personalidade e com potencial para ir longe nos tops de popularidade atuais.

A origem de Ludmila é eslava e seu significado é amada pelo povo ou querida pelo povo, a partir dos elementos eslavos lyudu (povo) e milu (amada, querida).  Adoro o significado de Ludmila, acho muito simbólico e me faz pensar em uma líder revolucionária e corajosa que conta com o carinho de sua nação.

É um nome eslavo clássico amplamente utilizado na Rússia, Ucrânia, Búlgaria e República Tcheca. Também se destaca na Argentina, chegando a fazer parte de seu top 20 em 2009.

Uma das figuras responsáveis pela popularização do nome foi Santa Ludmila (860-921), duquesa da região da Boêmia no século X e venerada como santa e mártir pelos católicos ortodoxos e romanos. Avó de São Venceslau, conhecido como o Bom Rei, Ludmila era muito piedosa e dedicada à fé cristã. Após a morte de seu marido, o duque Borivar, distribuiu a maior parte de seus bens entre os pobres. Foi assassinada sob ordem de sua nora Drahomira, uma princesa pagã que estava incomodada com a propagação do cristianismo promovida por Ludmila. Pouco tempo após sua morte foi canonizada. Santa Ludmila é considerada a padroeira da Boêmia e é celebrada em 16 de setembro.

Outras línguas: Ludmilla, Lyudmila (búlgaro), Ludmila (polonês), Ljudmila (esloveno), Lyudmyla (ucraniano).

Mesmo com sua origem nos distantes países eslavos, Ludmila tem grafia e sonoridade facilmente adaptáveis ao uso por falantes da língua portuguesa, mas é um nome que, de modo geral, ainda não entusiasma os lusófonos. No Brasil sua frequência é de 23.907 pessoas (e o IBGE também informa a existência de 2.744 Ludmillas),  número que podemos considerar modesto quando comparado a enorme dimensão do país. Só começou a ser mais notado a partir dos anos 80 e aos poucos vai ganhando mais registros, atingindo seu melhor momento na atualidade. A maior parte de suas portadoras está no estado de Goiás. Em 2016 foi registrado 40 vezes no estado de São Paulo; a grafia Ludmilla recebeu 45 registros. Ludmila não é e nunca foi um nome de popularidade explosiva no Brasil, mas sua trajetória, apesar de discreta, é estável e ascendente.

Ludmila consta como aceito pela lista de nomes autorizados de Portugal, ou seja, pode ser usado livremente mas os portugueses não têm demonstrado interesse no nome ao longo dos anos. Para terem uma ideia, durante todo o período que vai de 1920 a 1980, Ludmila só conseguiu registros durante a década de 70, mesmo assim foram poucos: 26 no total. E nos dias de hoje o cenário continua o mesmo: somente 2 registros em 2016. Será que algum dia Ludmila poderá ter uma acolhida mais amigável em Portugal? Torço para que sim!

Referências:
  • Ludmila Belousova - ex-patinadora artística russa;
  • Ludmila Cervanová - tenista tcheca;
  • Ludmila Dayer - atriz e produtora brasileira;
  • Ludmila Engquist - velocista e campeã olímpica sueca;
  • Ludmila Manicler - futebolista argentina;
  • Ludmila Pagliero - bailarina clássica argentina;
  • Ludmilla - cantora e compositora brasileira.

Vejo Ludmila como um nome que mescla seriedade com graciosidade; tem presença e naturalmente se faz notar. Para quem gosta de apelidos/diminutivos, através de Ludmila temos Lud, Lu e Mila, opções muito simpáticas. Gosto muito de Ludmila, acho que é um bonito nome com muitas qualidades.

E vocês, o quem acham de Ludmila?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Baby Names, Behind the Name, Epifania, IBGE, IRN, Nameberry, Wikipédia.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Maria da Graça


Acho que a escrita também é sobre abrir o nosso coração para quem nos está a ler. Já não é a primeira vez que trago aqui para o Blog nomes que pessoalmente me dizem muito (escrevi sobre eles aqui e aqui). Quando escrevo sobre nomes que me são queridos, sinto que o texto fica muito mais pessoal e que consigo chegar de outra forma até vocês e por isso hoje decidi trazer-vos Maria da Graça

Muitas são as combinações com Maria que podemos fazer e para mim Maria da Graça é das mais clássicas e elegantes. Maria significa senhora soberana e Graça significa graciosidade, elegância. Portanto, a junção destes nomes fica mais ou menos como senhora soberana graciosa

É uma pena o IRN ter deixado de facultar a lista dos nomes compostos, por isso a informação mais recente que vos posso fornecer sobre Maria da Graça é sobre 2014, ano em que 8 bebés receberam este nome. No entanto, achei curioso o facto de nesse mesmo ano terem nascido apenas 6 Graça. Não sei se será pouca informação para tirar esta conclusão, mas parece-me que os pais preferem apostar no composto Maria da Graça, do que Graça sozinho. 

Pelo que consegui aferir, Graça não é um nome que seja muito apreciado em território brasileiro. No estado de São Paulo, nos últimos anos, não nasceu nenhuma Maria da Graça e apenas nasceu 1 Graça em cada ano. Segundo o censo demográfico brasileiro de 2010, Graça até tem uma frequência de 16 mil pessoas, mas caiu em desuso desde 1950. 

Será que os pais e futuros pais vêem Maria da Graça como nome de avó e por isso não o cogitam para as suas pequenas? 

No site Nós Portugueses encontrei composições muito bonitas com Maria da Graça, vou deixar aqui o link se quiserem ir dar uma olhada. 

Não fazia ideia, mas em Portugal tanto se pode registar Maria da Graça como Maria das Graças. Este segundo não me enche as medidas como o primeiro e nunca na vida conheci ninguém com esse nome. Já tinham ouvido Maria das Graças

Julgo que deixei claro que na minha opinião Maria da Graça é uma gracinha e confesso que iria achar muito amoroso conhecer uma recém-nascida com este nome. Qual é a vossa opinião sobre este composto? Gostam de Maria da Graça ou preferem compostos mais frescos e joviais com Maria?

Fontes consultadas:
 O BLOG DOS NOMES, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Márcio - Atendendo a Pedidos


Certamente muitos de nós conhece ou já se deparou com algum Márcio, é um nome familiar entre nossas populações. Alcançou alta popularidade em décadas passadas e marcou uma geração. Suas raízes estão fincadas no grandioso Império Romano, possuindo forte conexão com esse importante período histórico.

Márcio é a forma portuguesa de Marcius, antigo nome de família romano derivado do nome próprio Marcus, que tem sua origem em Marte, o mitológico deus da Guerra. O significado de Márcio seria então consagrado ao deus Marte, guerreiro. Na variante Martius, era o nome que os antigos guerreiros latinos invocavam Júpiter no começo de um combate. Júpiter era o rei dos deuses romanos e pai de Marte. Uma das pessoas mais conhecidas historicamente com este nome foi Anco Márcio, um dos lendários reis de Roma. Significado e história que indicam um homem corajoso e determinado.

Com o passar do tempo, Márcio também passou a ser utilizado para indicar aqueles que nasciam no mês de março (mais uma referência ao deus Marte).

Curiosidades: Além de Márcio e MarcosMarcelo, MárioMartim também foram nomes criados em honra ao deus Marte, o que os relaciona entre si. Além disso, todos são nomes intimamente ligados ao signo de Áries/Carneiro, por Marte ser o regente do signo (para saber mais clique aqui).

Outras culturas: Marcius (antigo romano), Marcio (espanhol), Marzio (italiano).


No Brasil é um nome de grande expressão possuindo a alta frequência de 468.046 pessoas assim chamadas, estando seus portadores mais concentrados no estado do Rio de Janeiro. Seu ápice de popularidade aconteceu na década de 70 e continuou forte nos anos 80, mas nas décadas seguintes foi perdendo terreno e seus números de registros caíram bruscamente, tornando Márcio um nome datado (associado a um período específico). Em 2016, no estado de São Paulo, Márcio obteve 38 registros e a versão não acentuada, Marcio, foi registrada 75 vezes.


Em Portugal a trajetória de Márcio é curiosa: até a década de 60 era um nome inexistente no país, sem nenhum registro, mas a partir de 1970 começou a ser notado. Primeiro de forma discreta, com média de 25 registros por ano, mas em 1978 seus números disparam para 264 registros e em 1979 explode para 852! Uma alta fenomenal que consolidou Márcio como um nome da moda na época. Em 1980 a euforia passa e seus números caem para 327 registros no ano, com trajetória posterior semelhante à do Brasil. No ano de 2016 Márcio foi registrado 22 vezes em terras lusas.


Referências:

  • Márcio Garcia - apresentador e ator brasileiro;
  • Márcio Gomes - jornalista e apresentador brasileiro;
  • Márcio Greyck - cantor e compositor brasileiro;
  • Márcio Santos - ex-futebolista brasileiro.
Márcio ficou muito associado aos anos 70/80 e talvez para os dias de hoje não tenha mais o frescor de outros tempos, mas não deixa de ser um bom nome. Têm uma sólida origem e considero a ligação com a mitologia um de seus trunfos

O que acham de Márcio?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Compostos com Minerva


Eu adoro o nome Minerva. Sou apaixonada por mitologia e sou uma potterhead assumida, portanto Minerva juntou o melhor dos dois mundos para mim. Aliás, gosto tanto de Minerva que foi o nome que escolhi para uma das minhas gatas, facto que já mencionei no texto que escrevi sobre Minerva. Tanto quanto sei, sou das poucas admiradoras deste nome, mas caso haja por aí mais alguém que tal como eu, goste de Minerva e o considere usável, deixo aqui uma lista que preparei para vocês. 

Compostos com Nomes Populares:
Minerva Helena
Minerva Luana
Minerva Sofia
Minerva Vitória


Bianca Minerva 
Filipa Minerva
Isis Minerva 

Laura Minerva

Compostos com Nomes Curtos: 
Minerva Gaia
Minerva Jade
Minerva Lis
Minerva Mei 


Ana Minerva
Ema Minerva 

Flor Minerva
Inês Minerva 


Compostos com Nomes Longos:
Minerva Carolina
Minerva Eleonor
Minerva Isabela
Minerva Violeta 


Alexandra Minerva 
Cecília Minerva 
Francisca Minerva
Olívia Minerva 


Compostos com Nomes Modernos: 
Minerva Jasmim
Minerva Luz
Minerva Mel
Minerva Safira 


Ariana Minerva
Lea Minerva 

Noa Minerva
Zora Minerva 


Compostos com Nomes Antigos:
Minerva Celeste
Minerva Guiomar
Minerva Sancha
Minerva Vicência 


Aurélia Minerva
Josefa Minerva
Ofélia Minerva
Severa Minerva 


À parte desta lista existe algum composto que gostem com Minerva


Fontes consultadas:

 O Blog dos Nomes, IRN, ARPEN/SP.


terça-feira, 10 de outubro de 2017

Nomes Masculinos do Reino Animal


Eu amo os animais e acho que essa é uma das mais bonitas inspirações que vem da natureza. O reino animal tem representantes que exibem qualidades como valentia, inteligência, poder, astúcia, entre outras tão admiradas pela humanidade através dos séculos. Existem vários nomes que têm significados ligados aos animais e hoje vamos conhecer as opções para os meninos.
  • Adler - águia (origina-se de um sobrenome germânico);
  • Adolfo - nobre lobo (germânico);
  • Aécio - águia (grego);
  • Agnelo - cordeirinho (latim);
  • Ákos - falcão branco (turco);
  • Alef/Aleph - é a primeira letra do alfabeto hebraico; sua representação é o desenho de um touro;
  • Áquila - águia (latim);
  • Arcádio - habitante da terra dos ursos (grego);
  • Ari - leão (hebraico) ou águia (nórdico antigo);
  • Ariel - leão de Deus (hebraico);
  • Arlindo - escudo da águia (germânico);
  • Arnaldo - poder da águia (germânico);
  • Arnoldo - o mesmo que Arnaldo;
  • Astolfo - aquele que combate como um lobo (germânico);
  • Artur - urso (celta);
  • Aslan - leão (turco);
  • Ataliba - galo ou ave da felicidade (quíchua);
  • Ayal - cervo (hebraico);
  • Benno - urso (germânico);
  • Beraldo - domador de urso (germânico);
  • Berardo - o mesmo que Beraldo;
  • Bernardim - o mesmo que Bernardo;
  • Bernardino - diminutivo de Bernardo;
  • Bernardo - forte como um urso (germânico);
  • Bertrando - corvo famoso (germânico);
  • Bóris - lobo ou leopardo das neves (turco);
  • Breno - corvo (celta);
  • Caleb - cão (hebraico);
  • Cauã - gavião (indígena);
  • Colombo - pomba (latim);
  • Delfim - golfinho (grego);
  • Delfino - o mesmo que Delfim;
  • Dov - urso (hebraico);
  • Draco - dragão, serpente (grego);
  • Érico - eternamente poderoso como uma águia (nórdico);
  • Eric/Erick/Erik - o mesmo que Érico;
  • Falcão  - ave de rapina (literal);
  • Felipe/Filipe - amigo dos cavalos (grego);
  • Fênix/Fénix - mitológico pássaro imortal que renascia das próprias cinzas;
  • Fineas/Fineias - montanha da serpente (hebraico);
  • Gil - cabrito (latim);
  • Haidar - leão (árabe);
  • Harlan - terra de lebre (inglês antigo);
  • Havel - galo (eslavo);
  • Hipólito - aquele que liberta os cavalos (grego);
  • Hórus - falcão (egípcio);
  • Irapuã - abelha que faz ninho redondo (indígena);
  • Izem - leão (africano);
  • Jandir - abelha que produz mel (indígena);
  • Jonas - pomba (hebraico);
  • Kenai - urso negro (nativo-americano);
  • Lavi - leão (hebraico);
  • Leandro - homem que é como um leão (grego);
  • Leão - felino considerado o rei dos animais (literal);
  • Leo - leão (latim);
  • Leon - leão (grego);
  • Leonardo - valente como um leão (germânico);
  • Leôncio - semelhante a um leão (grego);
  • Leonel - filhote de leão, leãozinho (francês antigo);
  • Leônidas - em forma de leão (grego);
  • Leonildo - aquele que combate como um leão (germânico);
  • Leontino - como um leão (grego);
  • Licurgo - aquele que afasta lobos (grego);
  • Linceu - olhos de lince (latim/grego);
  • Lindolfo - lobo protetor (germânico);
  • Lopo - lobo (latim);
  • Luan - leão (albanês);
  • Lupércio - caçador de lobos (latim);
  • Lupicínio - o mesmo que Lupércio;
  • Luzardo - forte como um lince (germânico);
  • Mayur - pavão (sânscrito);
  • Nagendra - senhor das cobras (sânscrito);
  • Nahuel - jaguar (nativo-americano);
  • Nanuk/Nanuq - urso polar (nativo-americano);
  • Napoleão - leão de Nápoles ou leão da nova cidade (grego);
  • Orson - filhote de urso (vem de um sobrenome inglês);
  • Osama/Usama - leão (árabe):
  • Oscar - amigo dos cervos (gaélico);
  • Otoniel - leão de Deus (hebraico);
  • Ovídio -  ovelha (latim);
  • Pantaleão - todos os leões (grego);
  • Pégaso/Pegasus - mitológico cavalo alado;
  • Ralf/Ralph -  o mesmo que Raul;
  • Ramberto - corvo brilhante (germânico);
  • Raul - lobo conselheiro (latim);
  • Rodolfo - lobo famoso (germânico):
  • Rudi - diminutivo de Rodolfo;
  • Simba - leão (africano);
  • Tau - como um leão (africano);
  • Tor - pomba-tartaruga, rolinha (hebraico);
  • Vasco - corvo (basco);
  • Wolf - lobo (germânico);
  • Wolfgang - o que anda como um lobo (germânico);
  • Zaratustra - camelo dourado (iraniano);
  • Zev - lobo (hebraico).
Escolheriam algum dos nomes do reino animal para um futuro filho?

Fontes Consultadas:

Behind the Name, Dicionário de Nomes Próprios, Nameberry, O Blog dos Nomes e O Livro dos Nomes (Regina Obata).