quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Bias - Atendendo a Pedidos


Se você que nos acompanha já ficou surpreso com o post sobre Bia, onde descobrimos que este antropônimo é mais que um diminutivo e sim um nome próprio vindo da mitologia, com Bias irá se surpreender ainda mais! Sim, Bias é um nome próprio, também tem sua origem na mitologia grega e mais: é um nome masculino! Em um primeiro olhar podemos achá-lo totalmente incomum, até muito feminino, mas se lembrarmos de Tobias veremos que Bias não é tão inustado assim.

Na mitologia grega Bias era fiho de Amitaon e Idomene. O adivinho Melampo era seu irmão e participou de suas aventuras. Através de seus poderes Melampo conquistou um terço do reino de Argos para si e outro terço para seu irmão. Em outro lance, Bias pretendia se casar com a bela princesa Pero, filha de Neleu, mas o pai da moça condicionou o casamento ao roubo dos rebanhos de Filaco pelo pretendente. O gado estava sob a guarda de um leão feroz e Melampo conseguiu roubá-lo em conluio com seu irmão. Consumado o roubo, Neleu deu a filha em casamento a Melampo, que a cedeu a Bias.

Quanto ao seu significado, é desconhecido. Possivelmente se originou como a forma abreviada de outros nomes gregos como Βιάνωρ ou Ταλθύβιος. 

Um portador ilustre foi Bias de Priene, filósofo grego do século VI a.C., um dos sete sábios da Grécia e, na opinião de muitos, um dos mais proeminentes. Seu busto encontra-se exposto no Vaticano.

O uso do nome Bias é raríssimo pelo mundo e também em nossos países. De acordo com o IBGE existem apenas 65 brasileiros chamados Bias em todo o país, tendo a maioria nascido na década de 1950. Após esse período o nome entrou em desuso. Em Portugal é inexistente, sem notícias de registros antigos ou atuais.

Quanto mais nos aprofundamos no estudo dos nomes próprios, mais aprendemos. Até nos chegar esse pedido Bias era totalmente desconhecido para mim e novas descobertas sempre me seduzem, ainda mais em se tratando de mitologia. Mas, de um ponto de vista mais realista, tenho que admitir que acho improvável que Bias venha a ganhar mais registros no futuro, acho que é um nome destinado aos livros sobre mitologia. Talvez seja uma questão de costume, pois como disse acima, Bias é muito similar a Tobias, nome que todos nós conhecemos e ao qual estamos habituados. Apesar das origens distintas, até poderíamos imaginar Bias como um diminutivo de Tobias, que tal? 

Bias é uma novidade para você?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Dicionário Etimológico de Mitologia Grega, Dicionário de Mitologia Grega e Romana, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

14 comentários:

  1. Como nome próprio, eu nunca tinha ouvido falar antes rs xD foi legal aprender sobre! :D
    Parece diminutivo de Tobias e prefiro este a Bias.

    Salvo engano, algumas meninas, que gostam de k-pop, chamam os cantores coreanos de que são fãs de "Bias"(mas não sei o que significa essa expressão em coreano).

    Gostei da origem mitológica. Um ponto a destacar: a princesa, Pero, que para nós, parece portar nome masculino. Nomes assim são até comuns na mitologia ou bíblia (ex: Elcana era marido de Ana,mas quando ouvi a primeira vez pensei que fosse feminino).Eu gosto mto de nomes femininos terminados com a letra "o",como Amparo, Roccío e Clío. XD

    O nome "Bia" está muito associado ao feminino, por isso o mero acrescento da letra "s" não seria capaz de retirar a visão cultural que temos sobre o nome.

    Parabéns pela postagem! Eu gostei mto ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Achei um site explicando sobre Bias e a referência a grupos coreanos:

      O QUE É BIAS E UTT ? | ∙KPOP Amino
      https://aminoapps.com › blog

      Bjos!!!

      Excluir
    2. Que interessante essa informação, não conhecia. Obrigada por compartilhar😉

      Excluir
  2. Nossa, eu nunca tinha ouvido falar de Bias, quando li pensei logo em Bia ou tobias, mas somente Bias é novidade!

    ResponderExcluir
  3. Nunca iria imaginar que Bia era um nome próprio, muito menos BIAS, mas achei muito legal a origem do nome e gostei muito de conhecer

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o nome Bias, provavelmente associaria a um apelido feminino e nunca a Tobias também. Gostei da explicação e pelo que dizem as pesquisas, um nome datado, que provavelmente só voltará a ser usado se aparecer em uma novela ou filme.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Que história, adoro o nome bia mas bias? bem estranho haha to'bias, tipo são coisas que são bem interessantes que eu não fazia a minima ideia!

    ResponderExcluir
  6. Pra mim o nome é super novidade.Confesso que eu nunca tinha ouvido falar. Adoro seu blog pois sempre aprendo nomes novos por aqui.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Nunca tinha ouvido falar, e é bem legal conhecer as origens mitológicas do nome, acho que os senhores brasileiros com o nome devem ter origem grega, e isso é o bom do nosso país, tem gente do mundo todo e trazem seus nomes exóticos para enriquecer nossa cultura.

    ResponderExcluir
  8. Nossa que legal, nunca imaginei um nome como bias, ainda mais um nome masculino, uma coisa que eu amo e saber sua origem mitológica e saber que vem do grego me deixou bem fascinada

    ResponderExcluir
  9. Oiii,
    esse nome eu nunca tinha ouvido falar, mas é um nome bem diferente ao meu ver, mas tbm é um nome lindo e realmente muito parecido com tobias

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Eu não sabia que Bias é um nome próprio e muito menos que origem na mitologia grega, achei bem interessante essa explanação e a origem do nome! Parabéns pela publicação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Caramba! Que interessante! Bias nunca me pareceu nome masculino apesar de ter um grande amigo chamado Tobias hahaha

    ResponderExcluir
  12. Meu filho se chama Bias! Filipe Bias ! Nome composto! É brasileiro, filho de pais brasileiros e tem 24 anos!

    ResponderExcluir