terça-feira, 19 de abril de 2016

Tobias


É um nome muito ternurento, muito amoroso! Apesar de ser um nome começado por T, uma letra associada a nomes com muita força, vejo em Tobias um nome muito delicado! Pessoalmente acho esta terminação de nomes masculinos muito interessante e no horizonte Matias encontra-se em ascensão, e é provável que se torne um nome muito usado em Portugal e Brasil. Assim sendo, por que é que Tobias não poderia reaparecer nos nossos horizontes de nomes também?

É um nome de origem hebraica, referido várias vezes ao longo da Bíblia, no Antigo Testamento, sendo o nome de um homem que com a ajuda do arcanjo Rafael conseguiu afastar um demónio que atormentava Sara, que mais tarde viria a tornar-se sua mulher. A sua forma original era טוֹבִיָּה (Toviyyah), que significa Deus é bom, um significado religioso, portanto, mas não intuitivo quando lemos ou dizemos o nome (o que pode ser um excelente critério de escolha para algumas pessoas). Quando a Bíblia foi traduzida para o grego ocorreu uma modificação no nome, passando a ser grafado como Tobias, uma grafia que resistiu através dos séculos até os nossos dias!

Foi um nome de uso raro durante todo o século XX, tal como Matias, e recentemente continua a manter o seu perfil discreto! Em 2013 nasceram em Portugal 4 meninos chamados Tobias e foram também registados no mesmo ano dois meninos com os compostos Duarte Tobias e Francisco Tobias! No ano seguinte, foram registados dois meninos assim chamados e um Paulo Tobias, sendo que em 2015 foram registados cinco (e desconhece-se quais os compostos utilizados)! No Brasil, no Estado de São Paulo, também em 2015 foram registados 22 Tobias e alguns compostos como: Rafael Tobias (4)/ Tobias Rafael, Miguel Tobias (3)/ Tobias Miguel, Davi Tobias (2), Milan Tobias, Tobias Antônio, Alexandre Tobias, Victor Tobias, Nathanael Tobias, Tobias Gabriel, Tobias Vitório ou Felipe Tobias.

Nas personalidades, dá-se destaque a Tobias Barreto, um filósofo, poeta, crítico e jurista brasileiro. Ainda dentro da área da literatura, destaque para Tobias Snape, uma personagem da saga Harry Potter, que seria o pai do famoso Severus Snape; e destaque também ao livro juvenil da escritora Susanna Tamaro, Tobias e o Anjo. É também o nome dos atores Tobias (TobeyVincent Maguire e Tobias Menzies, este último do qual sou particularmente fã pelos seus trabalhos em Roma e Outlander!

Resumindo e dando a minha opinião pessoal, acredito que Tobias é um nome muito querido e com potencial. Delicado e forte, simultaneamente. Já ouvi vários argumentos de que é um nome habitual para gato, tal como Óscar, mas sinceramente acho um argumento um bocado redutor, como se isso minimizasse o nome de alguma forma. Para mim não o faz, mas respeito todas as opiniões. Acho-o bonito e perfeitamente usável. Recomendável e original! Para aqueles que atribuem importância aos diminutivos, Tobias tem o fantástico e sonoro Toby a seu favor, um diminutivo que remonta a era shakesperiana como nome próprio, até! Posto isto, que acham de Tobias?


Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, Behind The Name, IRN, NameBerry, Nomes e Mais Nomes, SPIE e Wikipédia (Tobias Barreto).

16 comentários:

  1. Adoro Tobias, era bem capaz de o usar como segundo nome :)

    ResponderExcluir
  2. Numa literatura mais moderninha e para adolescentes, Tobias é o nome do segundo personagem principal de Divergente, par romântico de Tris, que é apelidado de For (quatro), por só ter quatro medos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim amo esse nome por causa dessa série

      Excluir
  3. " tobias mas já não bês... " :p
    tive um passarinho chamado Gaspar Tobias... ou Tobias Gaspar (já não me lembro) :) !

    ResponderExcluir
  4. Já gostei, agora não me diz muito sinceramente.

    ResponderExcluir
  5. acho lindo esse nome, e bem raro, pois poucas pessoas aderem a ele, talvez por acharem um nome simples. Mas adoro esse nome e tenho certeza que logo mais estara tao em alta quanto varios por ai, que nem sao tao bonitos, mas que ganham enfase so por esta na moda atual. Estou grávida e se for um menino ja optei por Tobias. Meu Tobias. Meu homem guerreiro. ❤

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um Tobias, Thomas, Theodoro e Leopoldo. Amo muito o nome

    ResponderExcluir
  7. Meu filho chama Tobias... tem 3 anos... é lindo, falante, esperto e foi a melhor escolha q poderia ter feito!

    ResponderExcluir
  8. O meu filho tem 6 anos se chama Tobias Gabriel

    ResponderExcluir
  9. Amo esse nome, se tiver um menino se chamara Tobias😍

    ResponderExcluir
  10. Meu filho tem 2 anos e se chama Tobias, busquei inspiração sobre o nome na história bíblica do Livro de Tobias, pois para mim é a mais linda dos históricos da Bíblia.O Meu Tobias é encantador

    ResponderExcluir
  11. Se o meu for menino vai ser tobias vicente

    ResponderExcluir