segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Joana - Atendendo a Pedidos


Hoje me coube falar de um nome que adoro, que pertence a algumas mulheres fantásticas que conheço e que foi alvo de um pedido especial aqui para um blog. Hoje vamos falar de Joana!

O nome Joana é uma forma do latin Iohanna que deriva do grego Ιωαννα (Ioanna) e é a forma feminina de Ιωαννης (Ioannes). Ioannes, por sua vez, deriva do hebraico יוֹחָנָן (Yochanan), mas com origem etimológica primitiva no nome יוחנן (Yôḥānān), também do hebraico, sendo uma forma reduzida de יהוחנן (Yəhôḥānān), que significa “Graça de Deus” ou "Deus é Gracioso". Com essa explicação pode-se concluir que Joana, por associação e derivação, tem esses significados.

Joana é também um nome bíblico, encontrado no Novo Testamento e citado apenas uma vez em Lucas 8:1-3, aos que tiverem curiosidade. Era esposa de um homem da alta sociedade romana daquela época, que provavelmente foi curada por Jesus Cristo e passou a segui-lo, ajudando-o como podia, inclusive com seus bens, sendo, até hoje, considerada exemplo de humildade e lealdade pelos fiéis.

Em Portugal, Joana é um nome extremamente tradicional e não raro. Houve, ao longo da história, 14 infantas assim registradas: as respectivas filhas de D. Duarte I, D. Afonso V, D. João IV e D. José (Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana). A citada filha de D. José, que se tornou a Rainha D. Maria I, seguiu a tradição e usou o nome em duas de suas filhas. D. João VI passou o nome adiante, dando-o a 3 de suas 6 filhas e D. Pedro IV registrou 4 Joanas dentre suas 7 meninas.

Em 2014 nasceram 708 pequenas Joanas no país, algumas com os compostos:
Maria Joana (47); Joana Sofia (46); Joana Filipa (40); Joana Maria (29); Joana Margarida (21); Joana Isabel (20); Joana Rita (14); Joana Beatriz (11); Joana Catarina e Joana Raquel (9); Joana Alexandra (7); Joana Miguel (5); Joana Carolina e Joana Patrícia (4); Matilde Joana, Joana Cristina, Joana Francisca e Joana Afonso (3); Joana Luís, Joana Valentina, Joana Luz, Joana Andreia, Joana Duarte, Joana Leonor e Joana Filipe (2); Joana Inês, Joana Alicia Mathilde, Joana Gabriela, Naiara Joana, Joana Pedro, Joana Laura, Joana Micaela, Joana Cipriano, Joana Mafalda, Joana Mara, Joana Matilde, Joana de Sales, Maria Joana Margarida, Mara Joana, Joana Felicity-Grace, Joana Odete, Joana Nicol, Joana Amélia, Anusca Joana, Joana Eliza, Joana Rafaela, Joana Vitória, Joana Teresa, Joana Amaro, Joana Aires, Eva Joana, Joana da Conceição, Joana Xinyue, Joana Eli, Joana Marina, Joana Nicole, Kiesse Joana, Joana Lua, Nídia Joana, Joana Alima, Joana Valentim, Ália Joana, Safira Joana, Bianca Joana, Íris Joana, Joana Safira, Joana Francesca, Joana Vicente, Laura Joana, Joana José, Nicole Joana, Lia Joana, Joana Clara e Joana Melissa (1).

No Brasil não há dados concisos e oficiais, mas o BabyCenter lança dossiês anuais e, segundo o site, Joana foi o 89º nome mais registrado no país, tendo perdido posições já que foi o 75º em 2014. Ainda de acordo com o BabyCenter, Joana foi o 91º em 2013, o 72º em 2012, o 77º em 2011, o 82º em 2010 e o 70º em 2009. Longe de ser tão popular quanto em Portugal, Joana vem mantendo-se estável no top 100 dos nomes mais utilizados há pelo menos 7 anos e não consigo ver grandes mudanças acontecerem nos próximos anos.

A titulo de curiosidade, vale citar a tão conhecida Joana d'Arc, nascida em 6 de Janeiro de 1412, na França, sendo considerada sua padroeira. Foi uma importante personagem na Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Motivada por mensagens que dizia receber dos santos Miguel, Catarina e Margarida, as quais lhe orientavam a entrar para o exército francês e a ajudar seu reino na guerra contra a Inglaterra, passou a vestir-se como um homem e a participar de treinamentos militares, chegando a comandar tropas que venceram importantes batalhas e fazendo com que fosse reconhecida pelo Rei Carlos VII, o que acarretou na conspiração de invejosos contra Joana. Em 1430, foi ferida em batalha, capturada e vendida para os ingleses. Foi acusada de praticar feitiçaria em função de suas visões e condenada a morte na fogueira, cumprindo sua sentença aos 19 anos, no dia 30 de maio de 1431. Foi beatificada em 18/04/1909 por São Pio X e canonizada em 16/05/1920 pelo Papa Bento XV, seu dia é comemorado na data de sua morte, 30 de maio.

Para mim, Joana é um nome bastante feminino, que transmite um ar de seriedade, sendo austero e doce ao mesmo tempo, além de atemporal.

Caroline Rodrigues.

E para vocês, que impressão lhes causa?

17 comentários:

  1. Eu gosto muito do nome, nunca me cansei dele e acho que nunca tive momentos de cepticismo. Sempre acreditei que ele servia os meus propósitos, era jovial e simultaneamente sóbrio.
    Os meus pais sempre justificaram a escolha com a figura de Joana D'Arc, referindo que gostariam que a filha reflectisse alguns daqueles traços irreverentes e guerreiros. Acho que absorvi esta explicação como parte da minha própria identidade e deixei-me crescer rodeada desta boa energia.
    Quando nasci, embora nesse ano Joana fosse o 2º nome mais utilizado em Portugal, na minha terra fui das primeiras a nascer depois de o nome ter ficado adormecido durante várias décadas. Os meus pais contam, inclusive, que o meu avô paterno comentou que não percebia porque me estariam a dar um "nome de velha".

    Claramente, hoje em dia, esta afirmação é irónica, visto que há uma Joana em cada esquina, mas de alguma forma é isso que não me permite ver com maus olhos os nomes antigos. Gosto muito deles e não me incomodo com o facto de os usar porque nunca se sabe o que o futuro reserva :)

    Um abraço do tamanho do mundo, Caroline <3

    ResponderExcluir
  2. Adoro o significado :) e concordo plenamente que é "doce e sério ao mesmo tempo" :) Está a crescer o meu gosto por este nome - o meu nome :)
    Beijinho, Caroline :)

    ResponderExcluir
  3. Adoro Joana, era o nome da minha avó paterna e quase foi meu nome, tenho um carinho especial por ele. Realmente passa a impressão de seriade e doçura, bem percebido Caroline. Joana é um belo nome!

    ResponderExcluir
  4. Nunca achei graça a este nome, mas não acho que seja feio.

    ResponderExcluir
  5. Parabens Caroline, adorei a escrita.
    gosto muito desse nome

    ResponderExcluir
  6. Estou "grávido", certa vez de brincadeira disse que se tivesse mais uma filha ela se chamaria Joana Augusta , nome das bisavós. Agora que ela está vindo, me acostumei com o nome. O que acham dessa combinação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cícero, antes de mais nada parabéns pela bebê que está à caminho! Gosto muito de Joana e nunca tinha parado pra pensar no composto Joana Augusta. A junção me soou bem, achei elegante e imponente sem ser pesada.

      Excluir
  7. Apesar de achar ridícula a combinação Joanna Carolina acho lindo os dois nomes em separado, mas sempre me assumi só como Joanna. Pode gritar Carolina no meu ouvido q nem percebo q é comigo hehehe... Meu nome é uma homenagem à minha avó materna Joana e há alguns anos revirando documentos antigos vimos q a avó da minha avó, ou seja minha tataravó se chamava Joanna tbm..
    Achei lindo e vou passar pro meu filho quem sabe ele continua a tradição e sua filha se chame Joana tbm..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu nome é lindo minha mãe também se chamava Joana 😭

      Excluir
    2. O meu nome é joana dark perfeito ❤❤❤

      Excluir
  8. Tenho conhecido várias pessoas com o nome Joana e todas gostam do seu nome! O certo é que em 2016 tive graças a Deus uma menina que lhe dei o nome de Joana Clara, e ela não é capaz de se pronunciar relativamente ao nome que tem, mas a nível de temperamento é doce mas determinada!

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse nome ..Como eu disse no insta me lembra joaninha !! Sem contar que é meio clássico e ao mesmo tempo tão doce ������ adorei o post !! Concordo que o nome também lembra a uma guerreira por causa da Joana D'arco. ( Lele )

    ResponderExcluir
  10. Coloquei o nome da minha terceira filha de Joana porque o nome da minha mãe é Joana D'arc e acho um Lindo nome

    ResponderExcluir
  11. Amo pesquisar sobre o meu nome , acho interessante porque quando eu era criança não gostava porque achava que era nome de velho, simplesmente nunca via uma criança com esse nome. Achei interessante que hoje em dia vejo que este nome está sendo bem colocado e admirado como um bonito nome. Eu ganhei esse nome pq era o nome da minja vó materna, gosto muito dessa homenagem.

    ResponderExcluir
  12. Amo Este Nome,Joana É Um Nome Muito Belo E Elegante :D

    ResponderExcluir