segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Jaqueline/Jacqueline - Atendendo a Pedidos



Jaqueline/Jacqueline é um nome que exala elegância. É difícil falar desse antropônimo e não lembrar de Jacqueline Kennedy, americana de ascendência francesa, inesquecível primeira dama dos Estados Unidos, sinônimo de sofisticação e bom gosto. Sua icônica figura ultrapassou fronteiras, gerações e fez seu nome ecoar pelo mundo.

Jaqueline é uma variação gráfica de Jacqueline, a versão em francês de Jacobina, que, por sua vez, é a forma feminina de Jacob/Jacó, nome de origem hebraica cujo significado é aquele que suplanta. O significado faz referência ao fato de Jacob/Jacó ter suplantado seu irmão Esaú, conforme escrito na Bíblia. É um significado forte e evoca para Jaqueline/Jacqueline a imagem de alguém que consegue vencer as adversidades, aquela que supera obstáculos.

Em sua versão original, Jacqueline, está em uso na França desde a Idade Média. Foi importado para a Inglaterra por uma cunhada francesa de Henrique V,  entrando em circulação no Reino Unido a partir do século 17. 

Forma Masculina: Jacques

Outros Idiomas: Jacobina (português), Giacoma, Giacomina (italiano), Jacoba, Jacobina (holandês), Jacobine (norueguês), Jamesina (escocês), Zaklina (sérvio, croata), Zhaklina (búlgaro).

Giacoma de Settesoli, grafado Jacqueline de Septisoles em francês, foi uma nobre italiana  do século 13, amiga pessoal de São Francisco de Assis e grande benfeitora de sua obra. Levada pela compaixão, trabalhava para o próximo, incluindo o acolhimento de Francisco em seu castelo em Roma. Morreu em 1239 e está enterrada na grande Basílica de Assis. Francisco a chamava de "irmã Jacqueline".

Jacqueline é um nome muito conhecido na França, especialmente em voga entre 1920 a 1950 - pico de uso em 1946, mas atualmente é raro em crianças. Segundo as bases estatísticas francesas, 372.541 pessoas receberam o nome Jacqueline  na França desde 1900 até hoje. A média de idade de suas portadoras é de 77 anos.

Nos Estados Unidos a grafia Jacqueline tem um sólido histórico: fez parte do Top 100 de 1960 até 2002, atingindo o máximo de registros em 1964, quando conquistou o 37° lugar no ranking dos nomes mais populares do país (certamente por influência de Jacqueline Kennedy na época). Nos dias de hoje o nome ainda é lembrado, mas não tem o mesmo brilho de antes: ocupou a posição #348 (em 2017). Também é usado no Canadá, Reino Unido, África do Sul, entre outros países. Em termos internacionais o uso da grafia Jaqueline é mais restrito, teve um leve destaque nos Estados Unidos entre os anos 80 até 2012, quando esteve no Top 1000 e no México ficou em 83° lugar em 2013.

Foi no Brasil que a escrita Jaqueline encontrou seu melhor palco: segundo o IBGE existem 309.115 pessoas com este nome em todo o território, número muito expressivo. A frequência de Jacqueline não chega nem perto: 13.330 brasileiras foram registradas com esta escrita no período de tempo que vai de 1930 a 2010. Jaqueline é mais usual em Santa Catarina, enquanto Jacqueline é mais visto no Rio de Janeiro. Jaqueline atingiu seu ponto máximo de popularidade nos anos 90; para Jacqueline a maior sucesso se deu nos anos 80. Com o passar do tempo as duas escritas perderam força e aos poucos foram sendo menos usadas. Em 2017 Jaqueline foi registrado 38 vezes no estado de São Paulo; no mesmo local e ano Jacqueline obteve 11 registros. 

Para minha surpresa a grafia Jacqueline também esteve presente em Portugal, como informa o site SPIE. De 1920 a 1980 sempre recebeu registros, tímidos é verdade, mas suficientes para superarem Jaqueline, que ganhou pequenos registros no país apenas entre 1961 a 1980. As duas escritas são admitidas, mas raramente são vistas em meninas portuguesas. Em 2016 Jaqueline foi registrado apenas 1 vez e o mesmo aconteceu com Jacqueline.

Personalidades:
  • Jacqueline Bracamontes  - atriz mexicana;
  • Jacqueline Laurence - atriz franco-brasileira;
  • Jacqueline Sato - atriz brasileira;
  • Jaqueline Carvalho - jogadora de vôlei brasileira;
  • Jaqueline Silva - ex-jogadora de vôlei brasileira.
Jacqueline é ainda o título de uma música do grupo Franz Ferdinand.

Por ter tido muita popularidade concentrada em épocas específicas - anos 80/90, não é errado considerar que Jaqueline/Jacqueline seja um nome visto como datado. Talvez seja preciso um tempo de descanso para que ressurja renovado e assim volte a desfilar sua elegância francesa em futuras gerações.

Conheçem alguma Jaqueline/Jacqueline? Qual grafia mais gostam?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Notre Famille, SPIE, Wikipédia.

20 comentários:

  1. Mais uma vez obrigada e mais uma vez parabéns pelo post! E mesmo sem você conhecer minha amiga, o post ficou a cara dela rsrs tanto na foto (ela é loira de olhos azuis) quanto na descrição ela é uma pessoa elegante e determinada para vencer obstáculos. Vou enviar o link para ela e com certeza ela vai gostar. Também concordo que é um nome que precisa descansar para surgir renovado, pois é bonito e de boa sonoridade. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sou a Jaqueline, amiga da Ivana. Agradeço a ambas: Ivana, pelo pedido, e Patricia, pelo post. Ficou ótimo! Adorei saber mais sobre o meu nome, especialmente sobre a Jacqueline de São Francisco de Assis. Nem imaginava as formas em outros idiomas rsrs. Amo meu nome e meu apelido, Jaque. Abraços!

      Excluir
    2. Meninas muito obrigada pelo retorno 💜 É muito gratificante saber que a publicação atendeu às expectativas, fico feliz em saber que gostaram! Abraços 🤗

      Excluir
  2. Jacqueline é um nome muito bonito e elegante, assim como a maioria dos nomes franceses. Prefiro a versão com "c". Só conheci duas: uma era apresentadora do Bom dia e Cia do SBT e a outra uma colega da faculdade. Ambas possuíam personalidade dócil. O apelido do nome é fofo: "Jac"/"Jaque".Quanto ao significado e a história bíblica, eu não gosto muito, prefiro a fase da vida em que Jacó virou Israel, pois foi nesse momento que ele mudou de fato.
    Parabéns pelo post! Bjos (:

    ResponderExcluir
  3. Várias curiosidades interessante sobre esse nome que eu nem imaginava!
    E confesso que amei saber que Jaqueline tem uma raiz hebraica rs.
    Conheço umas 3 Jaqueline (também Espiriro Santo coladinho no Rio de janeiro ne) Mas nenhuma delas com a grafia de Jacqueline, que eu achei muito lindo por sinal!

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  4. Ahh Jaqueline é um nome legal,agora com ''c'' antes do ''q'' ainda não vi.Amei o post.Tras mais nomes diferentes.Amoo!!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez o blog me surpreendendo com a etimologia dos nomes. Acho lindo Jaqueline e conheço várias, e assim como diz no post, concordo que é um nome elegante. Achei muito curioso seu masculino ser Jacob e a forma que Jacqueline é conhecido pelo mundo todo. (Escrevi das duas formas, porque acho ambas bonitas). E achei muito legal ter exemplificado com a Jacqueline Kennedy, eu a acho linda e combina esse nome chique com ela.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia mas concordo tenho várias amigas q ser chamam Jaqueline e são todas lindas

    ResponderExcluir
  7. O texto está muito bom e concordo com as informações retratadas acima.
    A ligação entre Jaqueline e Jacó foi novidade pra mim. Conheço uma JaquelinA (acho mais brasileiro) e uma Jaqueline que é tratada por Kelly.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me chamo Jaqueline e sou tratada por Kelly kkk

      Excluir
  8. Olá! Gosto muito destas curiosidades que você traz sobre os nomes. Achei bem legal o significado deste e não sabia que haviam tantas variações.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi Patrícia, tudo bem?

    Quanta informação interessante nesse texto. Primeiramente, não fazia ideia de que Jacqueline vinha do francês, estou tão acostumada com o nome, que não imaginava o quanto a história por trás é densa e muito bonita. É interessante quando vocês trazem a forma masculina do nome, pois jamais iria imaginar Jacob nesse caso. Acho a grafia "Jacqueline" muito bonita, soa bem e forte ao mesmo tempo. Adorei conhecer mais sobre o nome!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Patrícia,

    Realmente, não dá pra pensar em Jacqueline e não lembrar da antiga primeira dama dos Estados Unidos rs.
    Nunca ia imaginar que Jacqueline vem de Jacobina. Muito interessante como a história de um nome pode ter tantos significados e descender de outros nomes que eu nunca imaginaria.
    Parabéns pela matéria. Incrível, como sempre!!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Patrícia,
    Achei bem interessante seu post, eu adoro saber sobre a origem dos nomes. Acredito muito que o nome fala muito sobre a personalidade da pessoa, interessante as variações do nome Jacqueline, e que vem de decadas.. parabéns adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Patricia!!
    Eu amo como vocês sempre conseguem me fazer descobrir a origem de um nome que é tão comum por aqui. Nunca pensei que Jaqueline viria de Jacobina e achei o significado muito interessante.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Oiii,
    que nome mais lindo!, eu já ouvi fala várias vezes e acho um nome tão bonito, ver o significado dele e a origem é incrível

    ResponderExcluir
  14. Bem gostei muito. Mas queria que a versão de Jackeline com ck pois meu nome se escreve assim.

    ResponderExcluir
  15. Minha filha amada e Anna Jackeline Mantovani

    ResponderExcluir
  16. Amei o post , minha filha se chama Jacqueline com c é linda e uma vencedora em tudo que faz , meu maior orgulho
    Bjs .

    ResponderExcluir
  17. Ola! Amei o post! Sou Jacqueline com "c" antes do q, e meu apelido na família é Kelly, no trabalho e com amigos me chamamde Jac. Amo meu nome, acho que ja não colocam em crianças atualmente. Obrigada pelos detalhes, ja cou acompanhar seu blog.

    ResponderExcluir