terça-feira, 18 de setembro de 2018

Lior - Atendendo a Pedidos


Lior é um nome de origem hebraica que significa luz para mim, ou, de acordo com algumas fontes, eu tenho a luz. Significados luminosos que evocam um sentido espiritual elevado e criam a imagem mental de algo divino, celeste, que transcende os sentidos e aquece a alma.

Pouco visto em nossos países, Lior é mais conhecido e usado entre a comunidade judaica (em Israel é popular). Nomes ligados à luz são geralmente concedidos a bebês nascidos durante o Hanucá, uma festividade judaica também chamada de Festival das Luzes.

Em sua origem Lior é classificado como nome unissex, mas a maioria de seus portadores é do sexo masculino. Suas formas estritamente femininas são Liora (já abordado) e Liorit. Uma variante é Elior (também já falado), que engloba o prefixo hebraico el, que significa Deus e Lior, tendo como significado Deus é minha Luz.

Outros nomes que possuem significados ligados à luz: Lúcio , Uriel, Melchior.

Esclarendo a dúvida sobre a pronúncia, questão levantada por Juliana, a leitora que fez o pedido, o correto é Liór. Para quem quiser ouvir pode clicar aqui (é a pronúncia israelense). Para mim é mesmo o modo de falar que mais faz sentido, já que digo Liora como Flora, então Lior seguiria o mesmo caminho.

Como já mencionado, Lior é um nome raríssimo entre nossas populações. No Brasil, de 1930 a 2010 foi registrado somente 68 vezes (sendo 53 registros masculinos e 15 femininos), ou seja, é muito difícil esbarrarmos com alguém chamado Lior. Seus portadores estão concentrados nos estados da Bahia e São Paulo e neste local, em 2015, foi registrado 2 vezes; em 2016 obteve 1 registro e em 2017 não obteve registros.

Não está presente em Portugal: não faz parte da lista de nomes admitidos e não há informações de registros no país.

Personalidades:
  • Lior Ashkenazi - ator israelense;
  • Lior Asulin - futebolista israelense;
  • Lior Mor - ex-tenista israelense;
  • Lior Narkis - cantor israelense;
  • Lior Raz - ator e roteirista israelense;
  • Lior Suchard - mentalista israelense.
O belo significado de Lior é como um clarão que ilumina e cria uma aura brilhante à sua volta (talvez seja uma qualidade de todos o nomes ligados a luz). É curtinho, mas de grande presença e recai entre as escolhas mais originais dentre os nomes terminados em or. As versões Liora e Elior também são muito interessantes e têm a minha admiração. 

Acham Lior um nome atraente?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Kveller, O Blog dos Nomes, Pronounce Names, SPIE, Wikipédia.

19 comentários:

  1. Adoro Lior, usaria sem dúvida, assim como Liora ou Liorit. Esta última não conhecia mas também adorei. Já Elior não me agrada tanto.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Lior me lembra a marca "Dior". Se fizermos um jogo de palavras até mesmo "Pior".Elior não é ruim, lembra um pouco Eliot. O apelido poderia ser "Eli", acho até fofo, se bem que se trata de outro nome próprio, descrito no livro de Samuel. A versão feminina é mais atraente, tanto Liora como Liorit. Nomes terminados com "ora" são cheios de charme. Acho que Elora é derivação de Liora e considero encantador(é um dos meus nomes preferidos).
    Quanto ao significado é muito belo e uma alternativa ao famoso Luís, mas acho que preferiria ainda este clássico rs.
    Ótimo post! Parabéns!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Oi querida
    Não conhecia este nome e achei muito bonito
    Lior é forte e seu significado é lindo
    Como sempre vocês estão de parabéns!
    Adoro passar aqui em me surpreender com novidades
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar nesse nome, e nunca imaginaria que tivesse registros aqui no Brasil, mas o significado "luz para mim" é muito bonito, gostei bastante

    ResponderExcluir
  5. Olá poderia falar sobre o nome Diadorim, amei Lior tem muita personalidade.

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, Lior é um nome realmente novo para mim, mas que gostei bastante pelo seu forte significado de luz. De cara já senti a dúvida de como pronunciar e muito obrigada por ao decorrer do post nos mostrar. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar desse nome Lior, o significado dele é maravilhoso, eu particularmente acho o nome muito interessante, Lior é um nome com muita personalidade, forte, gostei muito do nome, pena que o nome seja um pouco desconhecido, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Acho que o mais próximo que cheguei a ouvir desse nome foi assistindo Outlander. Uma das personagens, escocesa, chama Lighoire (não lembro se eh assim que escreve rs). Enfim, gosto de Lior e da variação Liori...

    ResponderExcluir
  9. Patrícia, eu gostei deste nome. Eu nao conhecia e achei o significado e a pronúncia linda. O feminino Liora eu fiquei encantada! Nomes bem delicados para mim e que eu achei atraente sim!

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca tinha ouvido, mas gostei sim do nome e da sonoridade. Na escolha, prefiro a variação Elior, soa mais familiar para mim. Nem imaginava que, embora poucos, tivesse esse tanto de Lior no Brasil

    ResponderExcluir
  11. Acho Lior um nome forte e de pessoas com a personalidade também forte e de sucesso. O curioso foi o fato dele significar "luz pra mim" e de Lúcio também ter o mesmo significado e se associarmos a pronúncia dos dois nomes, podemos sentir uma semelhança entre eles.

    ResponderExcluir
  12. Acho muito atraente sim e depois de ler sobre ele passei a gostar ainda mais!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber o significado de Larik Munize minha filha tem esse nome e procuro o significado e não acho.Quando coloco no Google pra procurar o significado só aparece o significado de outros nomes mais o da minha filha não

    ResponderExcluir
  14. Eu achei interessante esse nome por ser bonito e incomum. Tem algo nele que me deixou curiosa, tem um ar de mistério. :)
    Mas o fato de ter a sonoridade muito parecida com a palavra "pior", pode levar a piadinhas com nome. E também parece um nome incompleto. Então essas coisas acabam tirando o encanto dele (na minha opinião). Mas ele é bonito. Sem falar no significado que é maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De tudo isso, o que não gosto mesmo é o fato de parecer com "pior", isso desmotiva muito (quem tenta ao máximo evitar possíveis piadas) na hora de uma possível escolha.

      Excluir
  15. Meu filho chama- se Lior. Nascido em Recife-PE no ano de 2020

    ResponderExcluir
  16. Poderia falar do nome ELOARA? Não encontro nada a respeito do nome

    ResponderExcluir