domingo, 22 de novembro de 2015

Lúcio


Lúcio reúne muitas qualidades que aprecio em um nome: tem uma sonoridade agradável, carrega um significado bonito e não é comum. Como disse nossa Maria Pilar Neto no post sobre Luciano, “nos dias de hoje, um bebé com este nome seria uma verdadeira luz entre os mesmos popularíssimos de sempre”. Acho que o que foi dito também se aplica a Lúcio.

Lúcio é a forma portuguesa de Lucius, que é derivado do latim lux (luz). Foi o nome de dois reis etruscos de Roma, bem como de vários proeminentes romanos posteriores, incluindo Lúcio Aneu Sêneca (mais conhecido simplesmente como Sêneca), um dos mais célebres intelectuais do Império Romano. Lúcio também aparece no Novo Testamento em Atos dos Apóstolos (como nome de um cristão de Antioquia) e em Romanos. Foi adotado ainda por três papas, incluindo São Lúcio. Apesar disso, segundo o site Behind The Name, o nome não foi amplamente usado pelos cristãos até depois do Renascimento. 

Para quem assistiu aos filmes ou leu os livros da série Harry Potter, o nome remete ao personagem Lucius Malfoy (na tradução brasileira, Lúcio). Talvez não seja uma associação muito positiva, visto que se trata de um personagem arrogante e cheio de ódio.

As versões femininas Lúcia e Luzia sempre foram mais utilizadas por nós, mas Lúcio é perfeitamente reconhecível e familiar. No ano de 2014, nasceram 6 meninos com esse nome em Portugal e ele apareceu nos compostos Lúcio Rafael, Lúcio Miguel, Lúcio Henrique, Martim Lúcio, Joaquim Lúcio. No Brasil, o nome não está na lista de nomes registrados no estado de São Paulo do mesmo ano, tampouco na lista de nomes mais usados elaborada pelo site Baby Center Brasil.

Acredito que Lúcio é um nome que anda esquecido e que merece mais atenção. Carregado de doçura, Lúcio me transmite sensações positivas, luminosidade!

Acham Lúcio uma boa opção?

7 comentários:

  1. Começo a simpatizar! Mas continuo a preferir Luciano e Lúcia! <3

    ResponderExcluir
  2. Lúcio, Lucius, Luciano, Lúcia, nomes clássicos e atemporais, sonoridade agradável e que deveriam ser mais lembrados... Gostei de ler o texto :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Lúcio, acho um nome agradável, doce. De Luciano tb gosto bastante.

    ResponderExcluir
  4. Algo me fez pensar em Lúcio esses dias, talvez o personagem da novela global.
    Cheguei a conclusão que Lúcio é uma pedra a ser lapidada. Um significado maravilhoso sem ser tão cansativo como Lucas... gostei disso.
    Lúcio sozinho não me enche os olhos, mas em compostos... fica com um ar vintage e bem charmoso!
    Exemplos abaixo:
    Conrado Lúcio (gostei tanto!), Gabriel Lúcio, Lúcio Arthur, Lúcio Raoni, Álvaro Lúcio, Lúcio Augusto, Edgar Lúcio, Lúcio Henrique, Humberto Lúcio,
    Eduardo Lúcio, Renato Lúcio, etc...

    Enfim, É uma espécie de nome coringa, muito clássico! Que possibilita uma brincadeira pra quem gosta de onomástica!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom este nome, Fábio Lúcio também é um bom. Nome.

    ResponderExcluir
  6. Orgulho que carrego pro resto da vida por ter herdado esse nome tão bonito de meu pai e avô.

    ResponderExcluir