sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Nomes Populares no Brasil nos Anos 50


A nossa viagem no tempo continua e vai cada vez mais longe! Hoje vamos descobrir quais foram os nomes mais queridos dos brasileiros na década de 1950. Será que o seu está aqui?

Top Feminino

  1. Maria
  2. Ana
  3. Francisca
  4. Vera
  5. Sônia
  6. Antônia
  7. Terezinha 
  8. Marlene
  9. Aparecida
  10. Lúcia
  11. Josefa
  12. Rosa
  13. Raimunda
  14. Luzia
  15. Rita
  16. Tereza 
  17. Fátima
  18. Regina
  19. Sueli
  20. Sandra
Top Masculino
  1. José
  2. Antônio
  3. João
  4. Francisco
  5. Paulo
  6. Luiz
  7. Carlos
  8. Pedro
  9. Raimundo 
  10. Manoel
  11. Luís
  12. Sebastião 
  13. Jorge
  14. Geraldo
  15. Roberto 
  16. Benedito
  17. Sérgio 
  18. Mário
  19. Manuel
  20. Joaquim
A presença de algum nome neste ranking tão antigo te surpreendeu? Gostaria que algum voltasse à moda? 

Fonte Consultada:
IBGE

13 comentários:

  1. Adoro adoro essas listas. O meu 1o nome está em 5o lugar. Acho isso fantástico para aquela década. Tendo em conta que Sónia, em Portugal, só aparece em força lá pela década de 80.

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei ver Sebastião no top do Brasil

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essas listas e acho tão interessante como as tendências vão mudando, mas ainda têm alguns nomes que passam todos os tempos.
    Gostei muito!!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oii, gostaria de fazer um pedido...
    Procuro nomes curtos MASCULINOS de 3 ou 4 letras, preferência literais ou exóticos. Exemplo, amo o nome CÉU ou HOPE e quero colocar em minha filha, mas se tiver um menino nao sei ainda algo que combine rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você encontrar o que procura nesses posts:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/09/nomes-hippies-masculinos.html?m=0

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2017/08/nomes-masculinos-com-tres-letras.html?m=0

      Excluir
    2. Gostei de ver meu nome pois ele é composto. E também de algumas amigas dessa época. Muito bom.

      Excluir
  5. Acho muito legais esses posts com os nomes mais populares em outras épocas. É legar ver como os gostos mudam e também da pra ver na prática que as listas são bem reais. Quando teve o post dos anos 80, por exemplo, o meu nome acho que era o terceiro ou quarto e, realmente, até chegar na faculdade, sempre teve mais de uma Juliana na minha sala. Além de que, eu conhecia pelo menos uma pessoa da minha idade com a maioria dos nomes listados. E essa lista também logo de cara eu já identifiquei o nome da minha mãe, de amigas dela e de tias e tios: Maria, Terezinha, Vera, Lúcia, Luzia, Teresa, Fátima, José, Antônio, João, Paulo, Carlos.

    ResponderExcluir
  6. Acho que Maria é um nome popular em qualquer época, seja o nome "avulso" ou com acréscimos hehe. Minhas duas vós se chamam Maria, e um monte de gente que eu conheço também!
    Achei muito legal a temática muito legal e interessante <3 seria legal fazer uma linha do tempo desde os anos 50 até os anos 2000 com os nomes populares.

    ResponderExcluir
  7. Tem nome que nunca sai de evidência, né? Ana, Maria e João, sejam sozinhos em em nomes compostos, então sempre presentes e, cá entre nós, lindos. Eu adoro nomes assim, simples, curtos, que todo mundo sabe pronunciar e até escrever.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei impressionado de como os costumes atravessaram através dos tempos. São nomes antigos, se assim podemos dizer e que estão sendo colocados até hoje em vários bebês. Achei sensacional o post.

    ResponderExcluir
  9. Olha que interessante! O meu nome, Ana, parece não sair de moda! E minha mãe, que nasceu em 1954, se chama Sueli. Achei incrível o trabalho de pesquisa! Gosto muito! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Sou do Brasil, meus pais nasceram no inicio da década de 60 e se chamam Carlos e Marlene, dois nomes que estão na lista.

    ResponderExcluir