quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Megan/Meghan - Atendendo a Pedidos


O mundo dos nomes é fascinante. Cada vez mais me apaixono por este mundo da onomástica, mais me interesso pela história dos nomes. Megan/Meghan foi mais uma surpresa para mim. 

Megan/Meghan é um diminutivo galês do nome Margaret (Margarida). Tendo em conta isto, a origem deste nome é latina e o seu significado é pérola

Megan é um dos nomes galeses mais populares nos EUA, chegou a estar presente no top 10 em 1990, apesar de continuar a ser amplamente usado consta-se que o seu uso tem vindo a diminuir. 

Muita gente faz confusão com Megan e Meghan e não sabe qual a grafia é a mais correcta. A verdade é que ambas estão certas, apesar de Megan ser a mais conceitual. No entanto, com a ascensão de Meghan Markle, a esposa do príncipe Harry, à família real britânica, pode ser que esta grafia em breve se torne na mais familiar e popular. 

Outras personalidades portadoras do nomes Megan/Meghan
  • Megan Fox - atriz americana; 
  • Megan McDonald - escritora juvenil americana; 
  • Megan LeCrone - bailarina americana; 
  • Meghan Marguerite - blogger americana; 
  • Meghan Allen - modelo americana; 
  • Meghan O'Rourke - poeta americana. 
Em Portugal, em 2015, nasceu uma pequena Megan e outra Meghan. Estes são os registos mais atuais destes antropónimos. As duas grafias fazem parte da lista portuguesa de nomes admitidos.

No estado de São Paulo, no ano passado, Megan foi o nome escolhido para 12 recém-nascidas e Meghan foi a escolha para 4 meninas. Segundo o IBGE a frequência de Megan em todo o Brasil é de apenas 47 pessoas, para Meghan é igual ou inferior a 20.

No meu parecer, Megan/Meghan é um nome agradável. É fácil de escrever e de ler e é facilmente pronunciável. Não penso que seja um nome que apresente algum constrangimento para uma criança nascida quer em Portugal quer no Brasil. A minha grafia preferida é Megan, para mim, o "h" de Meghan não acrescenta nada ao nome sem ser mais uma letra. E vocês, qual é a grafia que preferem? 

Ana Madaíl Carvalho

Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

14 comentários:

  1. Prefiro Megan, sem h. Engraçado, não sabia nada do nome, apenas o conhecia da televisão, mas nunca pensei que estivesse ligado a Margaret. Associava-o mais a Mégara.
    Fiquei surpreendida com o uso em Portugal.
    Uma curiosidade, Megan era o nome que queria dar à minha cadela quando tinha 11 anos, mas os meus pais não gostaram e ficou Luna. No entanto, se alguém disser Megan perto dela ela olha! Não é estranho? Nunca lhe chamaram assim desde que eu sugeri o nome, se calhar ela gostou... Hahaha :)
    De qualquer maneira, hoje Megan não está na minha lista de faviritos. Com o mesmo significado prefiro os literais Pérola ou Perla. Não é por causa da minha cadela, até porque adoro Luna e usaria numa filha mesmo assim.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm prefiro o nome sem a letra "h" e tbm pensava que era uma derivação de Mégara rs
    Dos nomes que significam "pérola", eu gosto muito de Marjorie.
    Foi interessante aprender sobre "Megan".
    Parabéns pelo post!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Eu associava esse nome à Mégara. Foi uma surpresa saber que é derivado de Margaret. Aliás, são vários os derivados desse nome, dá para fazer uma lista. Quanto à grafia, prefiro sem "h" também.

    ResponderExcluir
  4. Megan/Meghan tem um significado muito bonito, realmente o nome é fácil de pronunciar, gosto dos nomes, são nomes bem diferentes, gosto mais do nome sem o h, acho que é mais fácil de escrever, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Que giro... Não fazia a mínima ideia do significado do nome, mas até que é bem bonito.
    Beijinho

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderExcluir
  6. Prefiro a grafia sem o "H", quanto ao significado, nunca imaginaria ser uma variação desses nomes.
    Depois da duquesa imaginei que os brasileiros iriam registrar megans a rodo, pelo jeito não caiu no gosto popular mas, sem dúvida é lindo!
    Beijos ! Blog Sara Menezes

    ResponderExcluir
  7. Acho lindo demais esse nome, mas não sabia que é diminutivo de Margaret. Prefiro a grafia Megan

    ResponderExcluir
  8. Eu sou completamente apaixonada pelo nome Megan, fiquei surpresa ao descobrir que é diminutivo de Margaret
    Beijos!
    Blog Lis Murray Beauty
    www.lismurray.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post! A minha avó materna chamava-se Margarida e, realmente, era uma pérola ❤️❤️❤️❤️❤️! Desconhecia o significado...

    ResponderExcluir
  10. Acho um nome agradável também, sempre me lembro da atriz Megan Fox haha.
    É um nome bem americano, mas gosto da sonoridade.
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  11. Acho esse nome lindo e não é popular no Brasil.
    Acho que daria esse nome a uma filha. rs

    ResponderExcluir
  12. Esse será o nome da minha filha ,Megan sem o h,lindo nome ,só que as pessoas quando eu digo o nome dela ,ja falam logo e Megan fox , escolhi esse nome é nem sabia que existia essa Megan fox rsrs ,mas enfim será Megan

    ResponderExcluir
  13. A minha netinha acabou de receber esse nome Megan é lindo amei. Realmente é uma pequena pérola.

    ResponderExcluir
  14. Minha linda pérola se chama Megan, eu e minha esposa decidimos esse nome depois de quase ficarmos doidos com tantos nomes kkk.
    Enfim, ela nasceu em 09/05/2021 e eu corri no cartório em Goiânia para registrá-la, pela cara da atendente parecia que esse nome não era nada comum. Mas foi tranquilo! Também preferimos sem o "H" pra não complicar a vida dela com uma letra que não muda em nada a pronúncia.
    Hoje, estamos esperando o irmãozinho dela que se chamará Ian.
    Abs a todos.

    ResponderExcluir