domingo, 16 de agosto de 2015

Assis


Adoro este nome! Acredito que a maior parte das pessoas o conheça apenas como apelido/sobrenome, mas Assis é mesmo nome próprio masculino admitido em Portugal! E, naturalmente, no Brasil também é opção disponível!

É um nome geográfico, pelo que significa que está associado a um local específico, e esse local é a Cidade de Assis em Itália. O nome da cidade em si provém da palavra latina asisium, de origem incerta, mas especula-se que signifique “Cidade do Falcão”. Para quem gosta de animais este nome pode ter, então, ganho um outro brilho, até porque o falcão é muitas vezes associado à observação atenta, à preocupação com o detalhe e à descoberta de novas e boas oportunidades! Só coisas boas.

A Cidade, situada no coração de Itália, é famosa por ter sido o local de nascimento de São Francisco de Assis, que lá fundou a Ordem dos Franciscanos em 1208, e de Santa Clara de Assis, sua contemporânea e amiga, que fundou a Ordem das Clarissas. E isto leva-me a sugerir Assis como alternativa a Francisco, uma vez que remete para um mesmo momento e figura históricas. Claramente, são dois opostos em termos de popularidade: Francisco com 1718 registos em 2014 e Assis com 1. No ano anterior, Assis foi registado duas vezes em Portugal e em 2014 foram registados também os compostos: Maria de Assis, Francisco de Assis, Leandro Assis, Gabriel Assis, Leonardo d’Assis e Bernardo Assis. Pessoalmente acho Francisco de Assis bastante óbvio e uma vez que Assis já possui uma componente religiosa/espiritual demarcada, a minha sugestão pessoal passa pela escolha de outros nomes que não tenham tradição religiosa intuitiva. E, nesse sentido, achei Bernardo Assis, um composto muito bem conseguido!

Considero Assis um nome muito meigo, muito querido e com uma aura muito pacífica. Transmite-me tranquilidade e talvez todos os valores franciscanos do ser generoso e humilde. Tenho algumas reservas quanto à sua internacionalidade, mas não creio que as barreiras sejam muitas, até porque a cidade em si é mundialmente conhecida. Em compostos fica um espetáculo!

Joana Recharte.

Eram capazes de usar Assis?

11 comentários:

  1. Pra mim é sobrenome e o sobrenome do que é pra mim, o maior escritor brasileiro de todos os tempos, meu querido e amado Machado de Assis.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber mais sobre Assis, o significado de "falcão" realmente deu um brilho especial ao nome. Acho q fica muito bem em compostos como segundo elemento( justamente por ser mais usado como sobrenome, pelo menos aqui no Brasil). Tb gostei bastante de Bernardo Assis.

    ResponderExcluir
  3. Gosto imenso! Grande parte devido a Francisco de Assis. Adoro em compostos, e adorei Bernardo Assis.

    ResponderExcluir
  4. Não usaria. Para mim é apenas um sobrenome, não me diz mais nada!

    ResponderExcluir
  5. Assis existe desde a época dos romanos.
    Do latim:assisium.

    São Francisco de Assis era Francesco Bernardoni.

    Jiusepe de Assis nobre italiano foi para Portugal no seculo XIII logo após a fundação do 1° pais moderno após a queda do Império Romano.

    Portus Calles que foi dado como dote de casamento para a Princesa Castelhana Dona Tereza de Castela filha do Rei Dom Afonso VI que era Filho do Rei Dom Fernando III.

    ELA SE CASOU com o Conde da Borgonha (depois incorporada á França) e tiveram o filho o Príncipe Dom Afonso Henriques que foi o 1° Rei de Portugal.

    Na época a nobreza européia se uniu na luta contra os mouros.

    Portuga

    ResponderExcluir
  6. O dote de Dona Tereza era para expandir o território tanto quanto pudesse expulsar os mouros. Portugal lutou 70 anos para expulsar os mouros.

    Jiusepe de Assis casou-se e seu sobrenome "de Assis" foi transmitido para os descendentes. É o único titular do sobrenome, portando os de Assis tem a mesma origem. Sao mais de 800 anos de história. Todos são parentes.

    ResponderExcluir
  7. Foram 3 irmãos da Borgonha: Dom Henrique que se casou com Dona Tereza, Dom Bertrand e Dom Eudes.

    As cores azul e branca de Portugal e da bandeira do Brasil tem essa Origem.

    A bandeira portuguesa manteve o azul e branco até Dom Manuel II.

    DEPOIS do golpe republicano substituíram por verde e vermelho.

    ResponderExcluir