sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Nomes Masculinos Terminados em Eu


Eis aqui uma terminação que divide opiniões: para alguns pode soar pesada, antiquada; já outros a consideram elegante e original. Para mim subutilizada seria a palavra mais apropriada, afinal existem bonitos nomes terminados em Eu que pouco são lembrados pelos futuros pais. Fizemos um apanhado com os representantes dessa terminação que também merece ter seu momento de protagonismo em nosso blog!

  • Alceu - forte, resistente (grego);
  • Alfeu - mudar (hebraico);
  • Amadeu - aquele que ama Deus (latim);
  • Aristeu - o melhor (grego);
  • Bartolomeu - filho daquele que suspende as águas (aramaico);
  • Dirceu - turvar a água (grego);
  • Eliseu - Deus é a salvação (hebraico);
  • Galileu - natural da Galiléia (latim);
  • Irineu - pacífico (grego);
  • Linceu - aquele que tem olhos de lince (latim);
  • Lineu - linho (latim);
  • Morfeu - formador de imagens (grego);
  • Nereu - úmido ou fluir, nadar (grego);
  • Odisseu - odiar (grego);
  • Orfeu - escuridão da noite (grego);
  • Perseu - destruir, aniquilar (grego);
  • Pompeu - pomposo ou o quinto (latim);
  • Ptolomeu - belicoso, guerreiro (grego);
  • Romeu - peregrino para Roma, romeiro (latim);
  • Tadeu - coração (aramaico);
  • Teseu - colocar (grego);
  • Yafeu - ousado (egípcio);
  • Zaqueu - puro, inocente (hebraico);
  • Zebedeu - Deus concedeu (hebraico).
Dariam uma chance a algum destes nomes?

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), O Blog dos Nomes e O Livro dos Nomes (Regina Obata).

8 comentários:

  1. Quantos nomes terminados em "eu" (lembrei até da frase do Fill no filme do Hércules- da Disney)! Acho Romeu um nome muito fofo (Mas se tivesse que optar ficaria com Rômulo)...pq eu lembro um pouco da expressão paulista "ô meu".
    Galileu é outro nome mto fofinho e bonito para se usar...gosto de nomes com "G", mas alguns são complicados de usar, ao estilo de Gal, que acho lindo, mas já ouvi piadas como Gal(inha)...Tem uma música gospel chamada Galileu,eu gosto bastante.
    Bartolomeu é um nome longo e forte (Eu só não gosto do apelido "Bartola", mas "Bartô" tem uma aura boêmia mto legal).
    Conheci um senhor chamado Orfeu e era bastante zoado pelo nome, mas era um amor...pensei que o significado seria algo relacionado a música (Acho fofinho o conto dele e de Eurídice)...
    Acho Perseu e Teseu nomes fortes, mas não sei se seriam usáveis no Brasil, justamente por conta de piadinha, "pé seu" e "tesão"...Mas gosto muito da história de "Teseu x Ariadne x Dionísio".
    Sobre Dirceu, eu acho lindo e ficaria bonito para um par de irmãos junto com Marília.
    Gosto muitíssimo de Tadeu (
    apesar da expressão "Tá! Deu por hoje- num sentido de "basta").
    Zebedeu parece "Zé bebeu"...alguns nomes bíblicos ficam mais bonitos em outras línguas...
    Quanto ao nome Lineu- eu só consigo pensar "na grande família"...
    Nereu é até fofo, apesar de lembrar "nem eu", mas um nome que acho q é derivado e que acho muito divo é "Nerissa".
    O significado de Odisseu é muito pesado :/
    Achei interessante Irineu, parece a forma masculina de Irina (nome que gosto muito por causa do livro passagem para Ravena).
    Para que gosta, eu acho Alfeu e Eliseu bem usáveis tbm...entre esses dois prefiro mto mais Eliseu (Mas a escolher acho Elias ou Eli muito mais suaves)! Alceu eu tbm acho usável e não tem como esquecer do grande Alceu Valença, mas a primeira coisa que veio na minha cabeça foi a expressão "ao seu dispor".
    Sobre Ptolomeu, eu acho um pouco caricato...esse "Pto" não me agradou tanto, mas tudo é questão de gosto...e sobre Aristeu é bem diferentão, eu lembrei do nome Arista, que é o nome da irmã da princesa Ariel em a pequena sereia.
    Post super interessante! Eu gostei bastante.
    Bjos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Sou quase que apaixonada pela terminação "el", que aqui no Brasil, acredito que em quase todo lugar, se pronuncie "éu". O que muda é o "e" aberto e me soa mais agradável, melódico... Não sei o que dizer dessa terminação, acho que sou neutra rsrs. Dá lista gosto mais de Eliseu. Gosto também de Romeu...Zaqueu gosto por conta da Bíblia.
    Gosto desses posts de terminações! Um dos meus preferidos :)
    Bom final de semana a todos!

    ResponderExcluir
  3. De todos esses que colocou, colocaria em meu filho apenas um que seria Romeu. Os demais não me agradaram, mas a terminação eu na pronúncia da sílaba tônica, tem uma sonoridade forte. E me impressionei pela quantidades de nomes com essa terminação, dá para escolher bem.

    ResponderExcluir
  4. Quantos nomes com essa terminação e todos muito diferentes. Eu só conheci um Tadeu e até brincava com ele na época, rs.
    Adorei o post, o que me agrada mais é Amadeu.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem?
    Nossa...
    Que lista grande hahahahah
    Não imaginava tantos nomes! Adorei

    ResponderExcluir
  6. Caramba, eu nunca tinha parado para pensar na quantidade de nomes com essa terminação. Desses me atrai bastante Perseu embora ache o significado meio pesado rs.

    ResponderExcluir
  7. Costumo ser mais fã de nomes que terminam em "el", mas achei alguns da lista bem curiosos, diferentes. Ptolomeu, Nereu e Alfeu são ótimas opções para quem quer fugir do comum.

    Beijos,
    Amanda

    ResponderExcluir
  8. Orfeu foi o que logo me veio à cabeça. Depois Zaqueu, embora seja um nome que eu particularmente não goste muito. Já Romeu... Amo!E ainda sobre Orfeu, adorei o significado! A irreverência de vocês aqui me encanta! Bjs

    ResponderExcluir