sábado, 2 de janeiro de 2016

Galileu


Mesmo para quem não é entendido na matéria, Galileu não será um nome completamente novo! No entanto, podem nunca ter pensado nele como nome próprio masculino que pode ser utilizado nos nossos dias. E podem-vos ocorrer vários motivos que justifiquem esta falta de uso do nome, nomeadamente o facto de ser literal ou o facto de estar profundamente ligado à figura histórica de Galileo Galilei. Todas essas razões podem ser perfeitamente válidas, mas se porventura gostar do nome, todas as outras razões que se recorde para justificar o seu uso serão igualmente importantes!

Vamos por partes. Galileu é um nome próprio masculino admitido em Portugal, que não contempla quaisquer obstruções ao seu uso, o que quer dizer que pode muito bem registar o seu filho como Galileu Tomé ou Pedro Galileu ou conjugá-lo com tantos outros nomes que gosta e considera que podem unir-se a este nome tão distinto. Se estiver 100% certo da sua escolha e não consegue encontrar um bom nome para conjugar com Galileu, pode também utilizá-lo de forma independente! Na minha opinião, o seu uso como segundo elemento do composto pode ser absolutamente brilhante e imagino já alguns como Abel Galileu, César Galileu, Henrique Galileu, Tiago Galileu ou Vasco Galileu.

O nome em si era muito comum em Itália na Era Medieval, tendo origem na palavra em latim Galilaeus ou no grego Galilaios, que significa aquele que é da Galileia. Isto diz-nos que Galileu é, não só um nome geográfico, como também é um nome literal porque seria tão comum chamar um homem da Galileia de Galileu, como hoje chamamos ao homem de Espanha, espanhol.

O seu portador mais famoso é Galileo Galilei o grande astrónomo, matemático e filósofo renascentista italiano que terá sido condenado à morte pelas suas convicções científicas acerca do Universo que, séculos mais tarde, se vieram a revelar corretas. É uma personalidade muito interessante para quem gostar de saber mais sobre o assunto, e o uso do seu nome não deve ser encarado como algo caricato, mas pode ser antes encarado como uma homenagem ao Conhecimento e à Ciência, do mesmo modo que outros pais procuram nomes bíblicos com o objetivo específico de honrar a sua orientação religiosa!


No panorama cultural, salientam-se duas músicas que citam esta personalidade e fazem referência ao nome: Bohemian Rhapsody dos Queen e Galileo das Indigo Girls, onde é enaltecido como Galileo, king of night vision.

Qual é a vossa "visão" pessoal sobre Galileu?
Eram capazes de equacionar o seu uso?

4 comentários:

  1. Gostei muito do texto, mas não cogitaria usar Galileu, o nome não me encanta.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto, acho um pouco caricato e a repetição do L faz-me confusão.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito, mais um medieval que era capaz de usar. Gosto particularmente de Luís Galileu.

    ResponderExcluir
  4. Amo este nome! Não entendo como o nome de uma pessoa tão importante na história da humanidade não se tenha tornado popular em lugar nenhum do mundo... Adoraria ter um pequeno Galileu luso-brasileiro em casa!

    ResponderExcluir