sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Ciro


O nome que hoje vos trago tem apenas quatro letras, mas acho-o um encanto de tamanhos incansáveis. É curto, internacional e é um dos nomes masculinos neste registo que mais gosto.

Ciro é a versão portuguesa, italiana e espanhola do nome Cyrus. Este, deriva do nome Κυρος (Kyros) que é a versão grega do nome persa Kūrush que significa avistado de longe ou jovem. Por vezes é associado ao grego  κυριος (kyrios) que significa Senhor. Após a Reforma Protestante, Cyrus começou a ser utilizado na Inglaterra por influência dos puritanos.

Variantes do nome Ciro:
Kyra (inglês, feminino) Cyrus (inglês, bíblico, bíblico latino, grego antigo) Kyros (grego antigo e bíblico),  Kurush (persa), Koresh (hebraico bíblico),  Cirino (italiano e espanhol), Kir (russo).

Foi utilizado por grandes reis da Pérsia, incluindo Ciro, o Grande, que terá conquistado a Babilónia. Os registos bíblicos do Antigo Testamento informam que Ciro recebeu uma missão divina que o destinava a enviar de volta à Palestina todos os judeus cativos na Babilónia.

Sendo este um nome com história, deixou marcas nos dias de hoje, e há algumas personalidades distintas com este nome, como por exemplo Ciro Gomes, Ciro Somini e Ciro Nogueira, políticos brasileiros, Ciro dos Anjos, jornalista brasileiro, Ciro Pessoa, cantor brasileiro, Ciro Cruz, baixista luso-brasileiro, Ciro Bottini, apresentador de TV brasileiro, Ciro Ferrara, treinador e ex-jogador de futebol italiano, e dentro deste campo do futebol italiano temos também Ciro Immobile.

Ciro é um nome aceite em Portugal, e não é popular por cá, tendo nascido apenas dois em 2014, sendo um deles Ciro José, misturando dois nomes de, na minha opinião, tipos diferentes, mas que até nem fez um mau composto. Ciro não se encontra nos registos de São Paulo, no Brasil, no mesmo ano, porém, tenho a impressão que em percentagem, deverá ser mais utilizado no Brasil que em Portugal, até pela sua maior abertura a “nomes novos”.

Vocês usariam o nome Ciro?

5 comentários:

  1. Não sei se usaria, mas confesso que Ciro tem seu encanto. Apesar de ter só 4 letras, é cheio de personalidade, tem um ar moderno e super elegante.
    Parabéns pelo post e a fotografia escolhida é um amor.

    ResponderExcluir
  2. Ciro é um nome curto mas marcante,não passa em branco.

    ResponderExcluir
  3. Tem origem no grego Kyros, que quer dizer literalmente “senhor, o que tem plena autoridade”. 4 letrinhas poderosas que não precisa de complemento!

    ResponderExcluir
  4. É um belo nome que, inclusive, corresponde à tendência de nomes curtos.

    ResponderExcluir