terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Tadeu - Atendendo a Pedidos


Tadeu aparece como Θαδδαιος (Thaddaios) que é a forma grega do nome aramaico Thaddai. O significado não é certo, mas o mais provável é que este antropónimo signifique coração. Há ainda historiadores que defendem que Tadeu deriva de Teodoro, nesse caso, a origem seria grega e o nome adquire o significado presente de Deus

Na bíblia, mais concretamente no Evangelho de Mateus, Tadeu é citado como um dos 12 apóstolos. No entanto, no Novo Testamento, o nome Tadeu desaparece e é substituído por Judas. O mais provável é que ambos os nomes se refiram à mesma pessoa (Judas Tadeu).

Em Portugal, em 2016, não nasceu nenhum Tadeu. Em 2015, 2 pequenos receberam este nome e em 2014 Tadeu só aparece em segundo lugar numa composição, Rafael Tadeu. Nos anos que decorreram entre 1920 e 1980 não houve grandes registos deste nome, em 1956 (o ano de maior número de registos) foram registados 6 meninos com este nome.

No estado de São Paulo, no ano passado, Tadeu foi escolhido 5 vezes e em 2015 9 Tadeu foram registados. Entre 1930 e o ano de 2010 foram vários os Tadeus que nasceram em território brasileiro, a frequência é de 24.251 pessoas e o estado em que é mais comum existirem homens, adolescentes e crianças chamados Tadeu é em Paraná. 

Sou honesta, nunca conheci nenhum Tadeu e num país católico como é o caso de Portugal é triste ver essa realidade. Nomes com conotações negativas com a bíblia acabam sempre por ser "castigados" como é o caso de Dalila. Acho que está na hora de mudar esse preconceito e de nomes bonitos e perfeitamente usáveis se começarem a ver mais em crianças. Tadeu não faz parte da minha lista de preferidos, mas acho um nome bonito e sóbrio. O que pensam de Tadeu?

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

5 comentários:

  1. Obrigada por se dedicarem a este nome! Acho-o lindo! E também penso que é ótimo para fazer compostos. Se está relacionado com Teodoro, ainda melhor, é um ponto extra para Tadeu. Não me preocupa a associação com o nome Judas...Vamos dar uma segunda chance a este nome!

    ResponderExcluir
  2. Acrescentando: Rafael Tadeu tem um significado muito delicado: se Rafael significa "curado por Deus" então parece-me que Tadeu já foi perdoado

    ResponderExcluir
  3. Tadeu não está entre os meus preferidos, mas reconheço suas qualidades. O significado "coração" é muito amoroso!

    ResponderExcluir
  4. Acho interessante. E adorei o significado! Ate passei a gostar mais do nome

    ResponderExcluir