quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Zaqueu - Atendendo a Pedidos



Hoje vou falar de um dos nomes sugeridos por uma leitora que tanto me agrada e intriga: Zaqueu.

Apesar de ter lido a Bíblia na adolescência, o nome Zaqueu não ficou na minha memória e só ouvi e reparei nele ao ver a novela A Terra Prometida, da Record TV. Essa novela, para quem não sabe, é baseada na conquista de Canaã pelos hebreus, como nos é contado na Bíblia. Mas o Zaqueu da Bíblia não é esse. Na Bíblia, Zaqueu era um cobrador de impostos de Jericó que por ser de baixa estatura subiu à uma árvore para ver Jesus a passar quando este estava a caminho de Jerusalém. Quando Jesus o viu chamou-o pelo nome e disse que gostaria de ficar hospedado na sua casa, para grande choque da população. Zaqueu arrependeu-se dos seus pecados e para se redimir da corrupção, que era mal geral na sua profissão, ele doou metade dos seus bens aos pobres e deu quatro vezes mais o valor que tinha terido às pessoas. A história de Zaqueu ensina humildade e capacidade de mudar de vida ao aceitar Cristo.

Zaqueu é um nome de origem grega e significa puro e inocente. É um significado muito bonito e delicado para o tão forte Zaqueu que tem uma sonoridade tão peculiar e imponente. Para mim, o que torna Zaqueu especial é a sua terminação, que é tão difícil de encontrar.

Em Portugal, Zaqueu é aceite e no ano 2016 foram registados 4 meninos com esse nome. Zaqueu é uma raridade em Portugal e entre as décadas de 1920 e 1980 não consta nenhum registo na base de dados do SPIE. Será que começaram a reparar em Zaqueu recentemente? Provavelmente, e adoraria que fosse mais usado.

No Brasil Zaqueu também é uma raridade tendo uma frequência de pouco mais de 6000 pessoas na época do censo de 2010. Em 2016 recebeu 17 registos no estado de São Paulo. Eu tinha a ideia que talvez fosse mais popular, mas afinal estava redondamente enganada.

Eu considero Zaqueu uma boa escolha para quem gosta de nomes diferentes, únicos e com história.

Qual a vossa opinião sobre Zaqueu?

Fontes Consultadas:

IBGE, ARPEN/SP, Behind the Name, SPIE e IRN.

4 comentários:

  1. Gosto pelo significado e por ser um nome único.

    ResponderExcluir
  2. Acho que tem semelhanças com Isaque/Issac, a sonoridade é parecida. É um nome interessante, o significado é bonito.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho dificuldade com nomes de menino porque nao gosto de quase nenhum, mas Zaqueu eu gosto sim. Eh forte e simples. E nomes com Z sao meus xodozinhos.

    ResponderExcluir