sexta-feira, 17 de julho de 2015

Lineu



Lineu: o primeiro impacto pode ser surpresa genuína! Que nome é este? Será uma variante de Lino? Hmm, não sei se aquele -eu no final me convence muito… Ou, então, podem ter a mesma reação que eu ao encontrar o nome pela primeira vez, qualquer coisa como: “Não sei o que é, mas soa-me tão bem, acho que gosto”.

Nas minhas pesquisas etimológicas não encontrei informação que me ajudasse a compreender a origem e o significado de Lineu, mas encontrei uma grande referência sueca, que, é meu palpite, foi a razão pela qual o nome se tornou nome próprio e em Portugal originou Lineu.

Em 1707 nascia na Suécia Carolus Linnaeus, grande homem das ciências que revolucionou o conhecimento na botânica, sendo também zoólogo, médico e tenho adquirido o título de “pai da taxonomia moderna”, utilizada em vários ramos do saber ligados às ciências. Fundou a Academia Real das Ciências da Suécia, promovendo a investigação científica do seu país, em prol do progresso e desenvolvimento, mas também para satisfazer a sua curiosidade genuína acerca de tudo o que o rodeava. A sua paixão em relação ao que fazia era tão notável que August Strindberg, autor sueco, escreveu que “Lineu era na realidade um poeta que por acaso se tornou um naturalista”. Conta-se que, apaixonado pela beleza ímpar de uma flor, deu-lhe o seu nome e chamou-a Lineia. Um nome feminino também admitido em Portugal e dos mais apreciados na Suécia! Em sueco, Linnaeus significaria árvore de tília, ou simplesmente tília. Adorável!

Em Portugal, nem Lineu, nem Lineia são populares. Contudo, consigo atribuir-lhes beleza e percecioná-los como usáveis em 2015 e adiante. Lineu parece ter uma vibração mais séria, mais clássica talvez pela sua terminação em –eu, podendo equipará-lo a outros nomes como Amadeu, Bartolomeu e Romeu. Sendo apreciadora de nomes com uma aparência mais antiga, recomendo este nome masculino para as vossas listas. Acredito, no entanto, que Lineu, caso o considerem demasiado “pesado”, pode equilibrar facilmente muitos compostos em que se optem por nomes com tendências mais modernas.

Joana Recharte.

Qual a vossa opinião? Utilizavam-no?

10 comentários:

  1. Só consigo pensar no Lineu de "A Grande Familia". Para nós, acho que ficou caricato.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil ficou mesmo caricato por causa do seriado A Grande Família. De qualquer forma gostei do texto e de saber mais sobre esse nome. Adorei a foto do menino, muito lindo!

    ResponderExcluir
  3. Programas humorísticos e sua habilidade de tornar um nome caricato. Aconteceu isso com Lineu aqui no Brasil e por isso imagino que nunca terá tantos registros. Mas excluindo este fato, é um bom nome.

    ResponderExcluir
  4. Desconhecia por completo esse vosso programa de televisão. Mas percebo perfeitamente que isso vos tenha marcado (pela negativa) e que considerem o nome inviável! Se tivesse sabido disso antes, a publicação teria um outro tom mais aproximado a ambas as realidades :)

    ResponderExcluir
  5. A sonoridade é interessante, mas não me convence.

    ResponderExcluir
  6. Joana, li em um site em inglês que falava sobre o botânico, que naquela época sobrenomes não eram necessários. Então, quando ele se matriculou na faculdade, acabou adotando o sobrenome Linnaeus (em latim) a partir da palavra Linden, uma árvore de tília que eles tinham em sua propriedade. Então, por dedução, poderia-se dizer que o significado de Lineu seria "tília"?

    ResponderExcluir