sexta-feira, 17 de julho de 2015

Agnes


Contactei pela primeira vez com Agnes através do filme Gru - O Maldisposto/Meu Malvado Favorito (Despicable Me na versão original), onde a personagem feminina mais nova e muito querida tem este nome. Agnes é a variante internacional de Inês - que no ano passado ficou em 8º lugar do ranking português - e a meu ver muito interessante e perfeitamente usável nos dias de hoje.

Forma latinizada do grego Hagne, que teve origem em Hagnos, significa “casta”, “pura”. O mesmo significado de Catarina, por exemplo. Passou para o italiano como Agnese, para o português como Inês e para o espanhol como Inés ou Inéz.

Santa Agnes de Roma – também conhecida como Santa Inês de Roma – foi uma mártir cristã perseguida pelo imperador Diocleciano. Agnes ficou associado à palavra latina agnus, "cordeiro", e a santa é frequentemente representada com um cordeiro ao colo. 

Algumas variantes deste nome que achei interessantes:
Annice (inglês), Agneta (sueco), Aune (finlandês), Nensi (croata), Nest (galês), Oanez (bretão).

Durante mais de 400 anos, Agnes foi o terceiro nome feminino mais usado em países de língua inglesa. A sua pronúncia medieval seria algo como "Annis". Nos Estados Unidos, o auge da sua popularidade foi entre 1900 e 1920, quando pertencia ao lote dos 50 nomes mais usados para meninas. Continuou muito popular na década de 60. Na Suécia, em 2013, ficou em 11º lugar, abaixo de Alice, Elsa, Júlia, Alícia, Olívia, Alva.


Em território português, Agnes ainda não desfruta da mesma sorte, mas acredito que poderia ter mais registos, por ser muito internacional e dada a extrema popularidade da variante Inês.

No Brasil sua presença também discreta: é o nome de 8.050 pessoas, número pequeno dada a dimensão do país. A maioria dos nascimentos aconteceu na primeira década dos anos 2000 no estado de Rio Grande do Sul (censo demográfico  do IBGE, 2010).

E vocês, gostam de Agnes? Ou preferem Inês?

30 comentários:

  1. Acho um nome curioso e por ser muito antigo chama-me à atenção. Ainda assim, acho que prefiro Inês, apesar de não ser entusiasta deste nome.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto deste, nem de Inês e de nenhuma outra variante do nome

    ResponderExcluir
  3. Gosto da questão de ser um nome muito usado na época medieval e da forma interessante como então dispostas as letras, parece-me usável mas se fosse usar acho que optaria pela versão Inês

    ResponderExcluir
  4. Esse nome me intriga há muitos anos...acho bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Não fazia ideia que Agnes é aceite em Portugal. Não gosto muito, não faz o meu estilo.

    ResponderExcluir
  6. Detesto todas as versões desse nome, exceto Annice.

    ResponderExcluir
  7. Gosto, mas acabo por achar um nome 'difícil' :b

    ResponderExcluir
  8. Entre Inês e Agnes, fico com Agnes. Acho lindo de viver e a pequena personagem de ''Despicable Me'' conferiu ao nome uma doçura extra. Faz parte da minha lista :)

    ResponderExcluir
  9. No Brasil, o filme é "Meu malvado favorito". Talvez você queira acrescentar essa informação ao texto, Pilar.

    ResponderExcluir
  10. Em São Paulo, no ano de 2014, de acordo com dados da Arpen/SP, foram contabilizados 114 registros de Agnes, empatado com o nome Vívian, por exemplo, que é bem conhecido dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  11. Prefiro Ágnes afinal meu nome é Késsine Ágnes acho mais bonito do q ines

    ResponderExcluir
  12. Gosto! Quando o vi pela primeira vez, foi há anos numa novela brasileira. No começo não gostava, como tudo que nos parece diferente, mas depois acostumei com ele e passei a vê-lo com outros olhos. Hoje gosto dele quase como de Ágata, mas que nem por isso seria um nome que eu usaria numa filha. Só considero um bom nome, é "usável". Também me passa a sensação de pureza, considero-o meigo/doce por causa da terminação, justamente da mesma forma que essa foto, combinou muito com a essência desse nome.

    ResponderExcluir
  13. Agnes e lindo,não conhecia essa história, tão linda, tenho uma filha com esse nome, como são e gêmeas ,uma Agnes e a outra Antonella

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Agnes Adriane eu adoro meu nome porque acho ele lindo do jeito que e e eu prefiro Agnes do que Ines

    ResponderExcluir
  15. O nome da minha filha e Agnes vitória, acho lindo esse nome ♥️😍😍♥️👸

    ResponderExcluir
  16. A minha filha chamará Agnes assim que nascer 😍

    ResponderExcluir
  17. Minha filha se chama Chloe Agnes .
    Eu pensei em colocar Chloe Christine.

    ResponderExcluir
  18. Não gosto de nomes convencionais meu primogênito passou por vários constrangimento no Colégio.

    ResponderExcluir
  19. Talvez seja muito autoestima, mas eu amo meu nome "Hagnes", não pelo significado e sim por ser diferente e Inês também é um nome bonito. Ambos daria para minhas filhas.

    ResponderExcluir
  20. me Chamo Agnes, e sempre gostei do meu nome, ninguém a minha volta me zoou por ter um nome diferente, me trataram normalmente, mas nao acho certo chamar uma combinação de letras diferentes como variante, Agnes e Agnes, e Ines e Ines.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é errado! Inês é a forma portuguesa de Agnes, como Ana é a versão portuguesa de Hanna, Ivana, meu nome, é variação russa de Joana. São variações pq tem a mesma origem.

      Excluir
  21. Eu sou uma Agnes ☺️🥰, amo o meu nome

    ResponderExcluir