segunda-feira, 8 de junho de 2015

Bartolomeu - Convidado da Semana


Devido a já termos iniciado o blog há algum tempo e a que quase toda a gente que aqui quer escrever, já o fez, mas ainda nem todos o fizeram, a rubrica "Convidado do Dia" passa então a ser "Convidado da Semana". Quem hoje inaugura esta rubrica é a Diana Rechena falando de um nome que tenho a certeza que todos conhecem:


Um nome que me fascina. Bartolomeu! Ouvi-o pela primeira vez na escola, quando falámos de Bartolomeu Dias, o navegador português que dobrou o Cabo da Boa Esperança, mas nessa altura não lhe dei muita importância. Uns anos mais tarde, apaixonei-me por ele quando vi um Bartolomeu com cerca de 4 anos. Desde esse dia que tenho um “fraquinho” cada vez mais forte por este nome.

De origem hebraica, é a forma portuguesa de Bartholomaios, que significa “filho de Tholmay”, pois bar significa “filho de” e por sua vez Tholmay deriva de Tholm, que significa “que suspende as águas”, então Bartolomeu passa a significar “filho do que suspende as águas”. Existem, ainda, estudiosos que dizem significar “filho de Ptolomeu”, contudo não existe relação etimológica que o justifique. 

Bartolomeu é mencionado no Novo Testamento como um dos doze apóstolos de Jesus Cristo (às vezes mencionado como Natanael), dando origem a São Bartolomeu e à utilização deste nome em Portugal, principalmente na Idade Média.

Atualmente, em Portugal, é um nome muito pouco utilizado tendo tido, em 2013, apenas dois registos e, em 2014, quatro registos como primeiro nome e dois como segundo (Tomás Bartolomeu e Martim Bartolomeu). 

Algumas variantes: 
Bartholomew (Inglês); Barthélémy (Francês); Bartolomé (Castelhano); Bartolomeo (Italiano).

Existem algumas personalidades e personagens famosas com este nome. Da História de Portugal fazem parte dois Bartolomeu: Bartolomeu Dias (já referido acima) e Bartolomeu Perestrelo (um dos povoadores do arquipélago da Madeira). O inventor da “passarola” também se chamava Bartolomeu (Bartolomeu Lourenço de Gusmão), personagem referida por Saramago, em “Memorial do Convento”. Até nos desenhos animados se faz referência a este nome: em The Simpsons, o filho mais velho da família chama-se Bartholomew Jo-jo Simpson, mas é mais conhecido pelo diminutivo Bart.

Apesar dos poucos registos, nos últimos anos, acho um nome perfeitamente usável e uma alternativa interessante a quem quer fugir de nomes muito usados. E quem, pelo contrário, quer colocar um nome popular ao filho, pode conjugá-lo com Bartolomeu, como aconteceu em dois registos do ano passado.

Adoro Bartolomeu! E vocês o que acham deste nome? Gostam? Usavam?

9 comentários:

  1. Adoro Bartolomeu! Tenho uma queda por nomes antigos, já se sabe, mas também pela terminação -eu (Amadeu, Romeu, Tadeu...). Bartolomeu é dos meus nomes preferidos e usá-lo-ia com muito gosto! :)

    ResponderExcluir
  2. Gosto, tem um certo fascínio precisamente pela associação à História de Portugal e à Era dos Descobrimentos :) Só não gosto mesmo do diminutivo Bart, soa-me a coisa muito pouco séria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto do diminutivo Bart, mas acho que um Bartolomeu vai ter sempre alguém que o trate por Bart :)

      Excluir
  3. Gosto muito! É longo, é forte e é imponente, é exatamente o tipo de nome que gosto.
    Só desanima o apelido Bartô, Bart..

    ResponderExcluir
  4. Sim, usaria, gosto muito desse nome. O meu Bartolomeu preferido é o escritor Bartolomeu Campos de Queirós.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito, talvez por viver num concelho que tem uma freguesia que é S.Bartolomeu.

    ResponderExcluir
  6. Bartolomeo Cristofori foi o inventor do piano.

    ResponderExcluir