segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Astrid - Atendendo a Pedidos


Gosto muito de nomes nórdicos e por essa razão fiquei feliz quando vi que Astrid tinha sido pedido pelos nossos leitores. Liv e Ingrid são os meus dois nomes preferidos escandinavos, mas também vejo qualidades em Astrid

Revelada a origem deste nome, está na altura de descobrirmos o seu significado, Astrid tem um significado bonito que é divinamente linda e amada

Não existe muita informação sobre Astrid, mas vou deixar-vos a seguir com as informações que encontrei. 

Desde o século X que Astrid é considerado um nome real escandinavo e mais recentemente passou a ser considerado nome aristocrático na Bélgica também. Astrid é a única filha do rei Alberto II e da rainha consorte Paola, o que a torna na princesa da Bélgica. 

Antropónimo utilizado no mundo literário, Astrid é associado ao autor de Pipi das Meias Altas, devido à personagem Astrid Lindgren. No mundo adolescente do romance Astrid é a heroína da história em White Oleander

Mais recentemente, Astrid esteve presente no filme Como Treinar O Seu Dragão e nos programas televisivos Fringe, Once Upon a Time e Vikings

Astrid é ainda o nome de dois micro satélites suecos. 

Apesar disto, a sua expressividade é muito pouca nos nossos países. Em Portugal, em 2014, Astrid aparece em segundo lugar numa composição. Lia Astrid foi o nome escolhido para uma pequena há 4 anos atrás e pessoalmente achei um composto interessante. 

No estado de São Paulo, Astrid foi registado 1 vez em 2017 e 2 vezes em 2016. A frequência deste nome em todo o Brasil é apenas 737 pessoas. O seu auge de registos (para meu espanto) foi de longe na década de 60 e é em Santa Catarina onde nascem mais Astrid

Astrid é um nome diferente, não há como negar. Desde a sua sonoridade até à sua grafia, Astrid destaca-se por ser invulgar. Temos por aqui alguém interessado em registar a sua bebé com este nome?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

22 comentários:

  1. Então... Li o nome, a postagem e fiquei repetindo diversas vezes em minha mente de onde eu já tinha visto e tentando saber o motivo de meu estranhamento sobre a grafia. Daí de súbito lembrei que já vi o nome com a letra "e" no final. Escrito assim: "Astride" é mais comum, não é?
    Mas enfim... Astrid é um nome forte demais, né? Adorei o significado dele.
    Enfim, um nome que você citou no início e eu adorei conhecer e já quero ir lá conferir sobre o que significa, foi: "Liv"
    Tão sonoro, pequeno, lindo! Acho que vai ser o nome da minha filha. rs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Acho esse nome bem diferente, e até bonito sabendo agora um pouco da sua história e significado, um nome forte com toda certeza! Não sei se colocaria na minha filha, mas é lindo sim!

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ástrid é um nome muito lindo, meigo e com um toque de realeza né. Quanto ao significado, o nome torna-se mais digno ainda de ser usado! Gosto muito de nomes femininos que se iniciem a letra "A". De fato, eu só parei para apreciar esse nome após o filme "como treinar o seu Dragão", que é uma das minhas animações favoritas. No Brasil, tem uma apresentadora famosa chamada Astrid Fontenelle. Amo nomes nórdicos e sua utilização foge do nosso tradicional, o que muito me agrada.
    Devo admitir que o nome Ingrid, na minha cidade, é muito utilizado, o que me fez perder um pouco o encantamento por este nome.
    Liv é fofíssimo e com um significado forte. Sem dúvidas é adorável também.
    Bela postagem!!! Parabéns a equipe do blog! =)

    ResponderExcluir
  4. Acho a pronúncia dos nomes nórdicos muito bonita! Gostei bastante do significado do nome Astrid (e todas as referências na literatura!)

    ResponderExcluir
  5. Já achava Astrid um nome bonito, agora que sei o significado belíssimo que esse nome tem o admiro ainda mais.
    Não sabia que Ingrid e Liv são nomes nórdicos! Que legal saber! <3

    ResponderExcluir
  6. Realmente a sonoridade e o significado do nome são bonitos, mas não consegui gostar do nome em si. Achei mais interessante o nome Liv...gosto de nomes curtos.

    ResponderExcluir
  7. Adoro esses nomes nórdicos e Astrid me conquistou a partir de agora, por ser um nome da Escandinávia. E quando se fala em Astrid, a pessoa que vem na minha mente é a ex VJ da MTV Astrid Fontinelli. Sinceramente, essa é a única pessoa que lembro com esse nome.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, tudo bem?

    Não fazia ideia que Astrid era um nome de origem escandinava, o que de fato me deixou bem animada com este nome. Só conheço uma jornalista brasileira com este nome, mas sempre o achei muito bonito e com certeza é uma bela opção para uma filha. Adorei as curiosidades que você apresentou e pensei que existissem mais Astrid's no Brasil.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana! Quando li "Astrid" só piscou Como Treinar o Seu Dragão na minha mente hahaha amo muito esse filme, então ia logo identificar. Mas, apesar deles serem vikings, não imaginava que essa era, de fato, a origem do nome. E tem um significado incrível. Agora, to chocada com a baixa quantidade desse nome no Brasil. Acho que imagina muito mais, até por causa da apresentadora. Uma pena, porque é um nome bonito. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nossa, adorei o post. Acho Astrid um nome forte e delicado ao mesmo tempo, e seria meu escolhido para uma filha sem dúvidas. O significado conseguiu ser tão interessante quanto o nome em si... adorei!

    Abraço,
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que legal! nunca parei pra pensar na origem ou significado de nomes, Astrid é um nome lindo! Qual será o significado do meu?

    ResponderExcluir
  12. Será o nome da minha filha que nasce esse ano ♥️

    ResponderExcluir
  13. Acho esse nome muito bonito.!
    Eu colocaria esse nome em uma filha, se tivesse.

    ResponderExcluir
  14. Sou apaixonada nesse nome,e agora que sei o significado estou ainda mais🥰com certeza vai ser o nome da minha bb(vi o nome em Como treinar seu Dragão,sou apaixonada na saga🤭)

    ResponderExcluir
  15. Gosto do meu nome, não trocaria por outro

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre perguntava pra minha mãe porque ela colocou meu nome tão feio e diferente dos demais e nasci em 1970 e mi chamo astrides

    ResponderExcluir
  17. Pesquisei o nome e mim deparei com vários nomes nomes só q com d mudo o meu é astrides
    E nasci no góis e moro no Pará

    ResponderExcluir
  18. Amei ..o blog .
    Antigamente tinha vergonha pelo meu nome sofri muito bullying mesmo nascendo em Santa Catarina ..até que aos 12 anos e minha família me disse que meus bisavós eram Vikings fui pesquisar e hoje sinto Orgulho por ser e ter este nome que diz tudo que sou em 6 letras 🥰

    ResponderExcluir
  19. Antigamente até meus 10 anos chorei muito por ter este nome ..por sofrer bullying na escola mesmo nascendo em Santa Catarina.apos uma pesquisa e minha família dizer que meus bisavós eram Norueguês eu passei a entender e Amei e só agradeço ao meu pai por em poucas palavras registrar o quanto eu era especial . Já je amo meu nome que define em poucas letras tudo o que sou e tenho orgulho por ter sangue Viking..

    ResponderExcluir