segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Liv


Digo com toda a certeza do mundo que Liv foi o nome que mais me empolgou com a atualização da nova lista de Portugal. Desde que conheci este nome fiquei encantada, é um nome curtinho e simples, mas enche-me as medidas a todos os níveis. 

Do nórdico antigo, Liv significa proteção. No entanto, ainda há quem veja Liv como apenas diminutivo/apelido de nomes como Olívia, Lívia, Lavínia...e, de facto, resulta num diminutivo/apelido amoroso, mas eu também acho que Liv tem potencial para brilhar sozinho. 

É difícil não ver a semelhança gráfica e sonora entre Liv e a palavra inglesa live (viver), mas não vejo isso como impedimento nenhum para o nome. 

Como este antropónimo foi aceite em Portugal há pouquíssimo tempo, só existem 2 registos deste nome. Nasceu uma pequena Liv em 2014 e outra em 2015. 

No estado de São Paulo, em 2017, nasceram 18 meninas, em 2016 foram registadas 14 bebés e no ano anterior 10 crianças receberam o nome Liv. Segundo o censo demográfico brasileiro, a frequência de Liv é de 169 pessoas, o pico de registos foi em 2000 e o estado em que existem mais Liv é em São Paulo. 

Personalidades:

  • Liv Rundgren Tyler - atriz americana, filha do cantor Steven Tyler;
  • Liv Johanne Ullmann - diretora e atriz norueguesa; 
  • Liv Lindeland - modelo e atriz norueguesa; 
  • Liv Grete Skjelbreid Poirée - atleta olímpica norueguesa. 
Em 2016, nos Países Baixos, Liv ficou na 16ª posição do ranking nacional e na Suécia entrou no top 50 ocupando o 44º lugar. 

Por ser um nome tão pouco popular tanto em Portugal como no Brasil, no meu parecer, Liv é uma excelente aposta nos anos em que se seguem. Ponderariam utilizar Liv


Fontes consultadas:


Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia.

20 comentários:

  1. Eu amo esse nome, amo nomes curtinhos apesar da minha filha se chamar Maria Luiza rsrs, sou apaixonada pelo nome Gal e Otto, e super colocaria Liv se tivesse outra filha.
    Bjs <3

    ResponderEliminar
  2. Linda escolha!! O nome Liv soa doce delicado e simples adoro nomes assim!! Estou grávida de um menino e se chamara Pedro Miguel, já vou passar essa sugestão de nome para as amigas gravidas de meninas!! Bjus adorei!

    ResponderEliminar
  3. Oi
    Nossa que nome lindo, amei o significado.
    Adorando esses seus posts.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Liv tem jeito de nome anglófono. Sou admiradora de todos os nomes, no entanto minha s preferências sempre será nomes bem portugueses e alguns indígenas.

    ResponderEliminar
  5. Nossa ameiii! Já quero na lista de nomes da minha filha. Como já havia comentado em outro post seu, adoro nomes curto e simples. Esse foi perfeito. O significado fabuloso. Adorei mesmo. Obrigada por compartilhar.
    Beijos querida! 😊

    ResponderEliminar
  6. Own.. Não tinha idéia! Acho lindo esse nome! E adorei o significado!

    ResponderEliminar
  7. olá , tudo bem ? Liv é realmente um nome encantador , nome curto mais de peso ,marcante.
    Sou ruim em escolher nomes para filhos ,netos , nunca me decido , mais Liv já me conquistou. Bjssss

    ResponderEliminar
  8. olá!
    Adorei sua sugestão, nome curto e bonito! Nunca tinha ouvido falar, mas se tivesse uma filha poderia colocar na lista de escolha porque adorei o significado.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. A primeira pessoa que me veio a mente foi uma conhecida chamada Olívia. Já ouvi pessoas a chamarem de Liv. Nunca havia pensando como nome próprio, mas aí lembrei da Liv Tyler, como você citou.

    Acho um nome bem lindinho. :)

    ResponderEliminar
  10. Amei o significado do nome, ultimamente os pais estão escolhendo nomes curtíssimos! Muito bom para a criança quando estiver na fase da alfabetização!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Adorei o nome e o significado dele vindo do nórdico antigo! Usaria fácil! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  12. Sempre achei esse nome lindo. Quando pequena eu colocava esse nome nas bonecas, acho que devido a atriz Liv Tyler, pois era fã dela e dos filmes que ela fazia! É uma ótima escolha de nome, gostei! Abraços

    ResponderEliminar
  13. Que lindo nome! Eu acho muito delicado e ótimo para utilizar sim!

    ResponderEliminar
  14. Tive uma colega de faculdade chamada Liv,foi a única pessoa até hoje que conheci com esse nome. Liv é um nome despretensioso, fácil de pronunciar e que dificilmente se esquece. Acho que ele tem um apelo muito moderno, nomes curtinhos estão super em alta, Liv tem tudo para angariar mais fãs. Pode tb ser uma alternativa a Lis/Liz, que a cada dia fica mais popular.

    ResponderEliminar
  15. Achei o nome de Liv bem legal, não conheço ninguém com esse nome.
    Acho bem charmoso e encantador, com certeza acho o nome lindo e colocaria ele em uma filha.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderEliminar
  16. Com certeza Liv tem potencial para brilhar por si só! É um nome curtinho, mas acho bem poderoso e bem bonito. Foram poucos registros, acho que facilmente eu colocaria esse nome na minha filha. É delicado, tem um lindo significado tb

    ResponderEliminar
  17. Diferentão! Parece mais apelido (alcunha em portugal)Nossa que legal você me surpreende a cada dia.
    Adoro seu blog!

    ResponderEliminar
  18. Acho muito amoroso mas não usaria porque acho parecido com Liz e usaria antes este.

    ResponderEliminar
  19. Também acredito que Liv tem potencial para brilhar sozinho. O nome da minha sobrinha é Lízia e eu já acho maravilhoso.

    ResponderEliminar
  20. Gostei muito do seu post. Minha bebê se chama Liv, sempre fomos apaixonados por este nome, então quando descobrimos que teriamos uma menina não tivemos dúvida do nome. Simples, bonito e cheio de significado.

    ResponderEliminar