segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Liv


Digo com toda a certeza do mundo que Liv foi o nome que mais me empolgou com a atualização da nova lista de Portugal. Desde que conheci este nome fiquei encantada, é um nome curtinho e simples, mas enche-me as medidas a todos os níveis. 

Do nórdico antigo, Liv significa proteção. No entanto, ainda há quem veja Liv como apenas diminutivo/apelido de nomes como Olívia, Lívia, Lavínia...e, de facto, resulta num diminutivo/apelido amoroso, mas eu também acho que Liv tem potencial para brilhar sozinho. 

É difícil não ver a semelhança gráfica e sonora entre Liv e a palavra inglesa live (viver), mas não vejo isso como impedimento nenhum para o nome. 

Como este antropónimo foi aceite em Portugal há pouquíssimo tempo, só existem 2 registos deste nome. Nasceu uma pequena Liv em 2014 e outra em 2015. 

No estado de São Paulo, em 2017, nasceram 18 meninas, em 2016 foram registadas 14 bebés e no ano anterior 10 crianças receberam o nome Liv. Segundo o censo demográfico brasileiro, a frequência de Liv é de 169 pessoas, o pico de registos foi em 2000 e o estado em que existem mais Liv é em São Paulo. 

Personalidades:

  • Liv Rundgren Tyler - atriz americana, filha do cantor Steven Tyler;
  • Liv Johanne Ullmann - diretora e atriz norueguesa; 
  • Liv Lindeland - modelo e atriz norueguesa; 
  • Liv Grete Skjelbreid Poirée - atleta olímpica norueguesa. 
Em 2016, nos Países Baixos, Liv ficou na 16ª posição do ranking nacional e na Suécia entrou no top 50 ocupando o 44º lugar. 

Por ser um nome tão pouco popular tanto em Portugal como no Brasil, no meu parecer, Liv é uma excelente aposta nos anos em que se seguem. Ponderariam utilizar Liv


Fontes consultadas:


Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia.

29 comentários:

  1. Eu amo esse nome, amo nomes curtinhos apesar da minha filha se chamar Maria Luiza rsrs, sou apaixonada pelo nome Gal e Otto, e super colocaria Liv se tivesse outra filha.
    Bjs <3

    ResponderExcluir
  2. Linda escolha!! O nome Liv soa doce delicado e simples adoro nomes assim!! Estou grávida de um menino e se chamara Pedro Miguel, já vou passar essa sugestão de nome para as amigas gravidas de meninas!! Bjus adorei!

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Nossa que nome lindo, amei o significado.
    Adorando esses seus posts.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Liv tem jeito de nome anglófono. Sou admiradora de todos os nomes, no entanto minha s preferências sempre será nomes bem portugueses e alguns indígenas.

    ResponderExcluir
  5. Nossa ameiii! Já quero na lista de nomes da minha filha. Como já havia comentado em outro post seu, adoro nomes curto e simples. Esse foi perfeito. O significado fabuloso. Adorei mesmo. Obrigada por compartilhar.
    Beijos querida! 😊

    ResponderExcluir
  6. Own.. Não tinha idéia! Acho lindo esse nome! E adorei o significado!

    ResponderExcluir
  7. olá , tudo bem ? Liv é realmente um nome encantador , nome curto mais de peso ,marcante.
    Sou ruim em escolher nomes para filhos ,netos , nunca me decido , mais Liv já me conquistou. Bjssss

    ResponderExcluir
  8. olá!
    Adorei sua sugestão, nome curto e bonito! Nunca tinha ouvido falar, mas se tivesse uma filha poderia colocar na lista de escolha porque adorei o significado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. A primeira pessoa que me veio a mente foi uma conhecida chamada Olívia. Já ouvi pessoas a chamarem de Liv. Nunca havia pensando como nome próprio, mas aí lembrei da Liv Tyler, como você citou.

    Acho um nome bem lindinho. :)

    ResponderExcluir
  10. Amei o significado do nome, ultimamente os pais estão escolhendo nomes curtíssimos! Muito bom para a criança quando estiver na fase da alfabetização!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei o nome e o significado dele vindo do nórdico antigo! Usaria fácil! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  12. Sempre achei esse nome lindo. Quando pequena eu colocava esse nome nas bonecas, acho que devido a atriz Liv Tyler, pois era fã dela e dos filmes que ela fazia! É uma ótima escolha de nome, gostei! Abraços

    ResponderExcluir
  13. Que lindo nome! Eu acho muito delicado e ótimo para utilizar sim!

    ResponderExcluir
  14. Tive uma colega de faculdade chamada Liv,foi a única pessoa até hoje que conheci com esse nome. Liv é um nome despretensioso, fácil de pronunciar e que dificilmente se esquece. Acho que ele tem um apelo muito moderno, nomes curtinhos estão super em alta, Liv tem tudo para angariar mais fãs. Pode tb ser uma alternativa a Lis/Liz, que a cada dia fica mais popular.

    ResponderExcluir
  15. Achei o nome de Liv bem legal, não conheço ninguém com esse nome.
    Acho bem charmoso e encantador, com certeza acho o nome lindo e colocaria ele em uma filha.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  16. Com certeza Liv tem potencial para brilhar por si só! É um nome curtinho, mas acho bem poderoso e bem bonito. Foram poucos registros, acho que facilmente eu colocaria esse nome na minha filha. É delicado, tem um lindo significado tb

    ResponderExcluir
  17. Diferentão! Parece mais apelido (alcunha em portugal)Nossa que legal você me surpreende a cada dia.
    Adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  18. Acho muito amoroso mas não usaria porque acho parecido com Liz e usaria antes este.

    ResponderExcluir
  19. Também acredito que Liv tem potencial para brilhar sozinho. O nome da minha sobrinha é Lízia e eu já acho maravilhoso.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do seu post. Minha bebê se chama Liv, sempre fomos apaixonados por este nome, então quando descobrimos que teriamos uma menina não tivemos dúvida do nome. Simples, bonito e cheio de significado.

    ResponderExcluir
  21. Liv é um nome muito bonito e acho que a tendência é crescer aqui no Brasil. A filha da YouTuber Juliana Góes se chama Ana Liv. O significado é lindo e desbanca nomes literais pesados como Amparo. Por ser curtinho pode ter cara de apelido, mas o vejo como prenome sem problema algum. Liv possui força e brilho próprio! Seria uma linda escolha! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  22. É o nome da minha filha eu amo por demais logo ela chega vem dezembro !!

    ResponderExcluir
  23. É o nome da minha filha que nasceu em Outubro de 2019 Amo demais!

    ResponderExcluir
  24. O nome Liv realmente é encantador... Antes de engravidar meu marido sempre dizia que quando tivéssemos uma menina se chamaria Liv, e agora ela tá aqui, minha Liv, o amor da minha vida❤️, nasceu em agosto de 2018, não poderia ter sido outro nome para a minha sapequinha.

    ResponderExcluir
  25. Minha pequena, que tem 2 meses é Liv🥰, quando engravidei nao vinha outro nome na cabeça, nem fiz lista de nomes...as vezes fico chateada, porque tem gente que acha que menino🤷‍♀️ nao sei porque, nem soa masculino... Mais eu amo muito o nome😍, e creio que ela vai brilhar muito com este nome🙏

    ResponderExcluir
  26. Minha bebê está com 7 meses, nasceu 17/02. Meu marido falou esse nome, eu adorei😍 Ficamos entre dois nome e acabamos escolhendo Liv ❤️ É muito fofo e combina perfeitamente com ela.i

    ResponderExcluir
  27. Conheci uma menina com esse nome,a mãe dela teve que repetir várias vezes,porque eu só entendia Lívia e Olívia,ela me disse que esse nome é Norueguês e que significa vida. Não sei se colocaria um dia em uma filha,pois meu filho se chama Levi e ficaria muito parecido.Amo o nome Liv.❤

    ResponderExcluir