segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Fernanda


Fernanda é um nome de grande repercussão no Brasil e também teve presença importante em Portugal ao longo do tempo. Ou seja, é um velho conhecido de nossos povos, nunca passou em branco entre os falantes da língua portuguesa. Carismático, inspira confiança e exibe sonoridade e grafia fortes, o que lhe confere ainda mais charme.

Fernanda é a versão feminina portuguesa e espanhola de Fernando, um clássico português importado do germânico Fardinand que significa viajante corajoso, ao aglomerar os elementos fardi (viagem) e nand (corajoso, ousado).  Algumas fontes apontam que fardi significaria paz, tendo então Fernando o  significado de corajoso pela paz, hipótese menos provável. Foi difundido pelos visigodos, que o trouxeram para a Península Ibérica no século V, onde proliferou entre as monarquias portuguesa e espanhola. Também se disseminou para outras casas reais como Áustria, Bulgária, Romênia e o Sacro Império Romano. Devido à sua popularização, com o tempo surgiu Fernanda, a contraparte feminina.

Fernando de Magalhães, conhecido como Fernão de Magalhães, foi um explorador português que liderou a primeira expedição a navegar ao redor do mundo. Vemos então que o significado de viajante corajoso fez todo o sentido para sua personalidade pioneira e feitos históricos.

Variante: Fernandina

Outros Idiomas: Fernande (francês), Ferdinanda (alemão, italiano)

É popular em países hispânicos, principalmente no Chile e no México, onde encontra-se bem classificado. Na Colômbia, em 2017, Maria Fernanda foi o 6° nome composto mais registrado no país. Entrou para o Top 1000 dos Estados Unidos em 1995 e desde então se mantém entre os 500 mais populares, possivelmente um reflexo da presença da comunidade latina no local. Em 2017 alcançou a posição #433 no ranking norte-americano.

Esteve em voga com bastante intensidade em Portugal durante o século XX, quando frequentemente ultrapassava a marca dos 400 registros ao ano. Na década de 1960 chegou a alcançar mais de 1000 nascimentos, com pico em 1966 (total de 1244 registros), porém com o passar do tempo foi sendo cada vez menos requisitado. Na atualidade Fernanda não é mais uma escolha da moda para as meninas portuguesas, não faz parte dos tops de popularidade do momento, é considerado um nome antigo. Em 2015 foi registrado 8 vezes; em 2016 totalizou apenas 4 registros.

No Brasil teve um grande salto nos anos 70, quando pulou de 8.731 registros nos anos 60 para 57.948 registros na década seguinte. O que motivou a popularização foi a presença da personagem Fernanda na novela de extremo sucesso Selva de Pedra (Rede Globo, 1972/73). A charmosa  e vingativa Fernanda foi interpretada pela estrela Dina Sfat. Os anos 70 prepararam terreno para que o nome atingisse seu ápice na década de 1980 e se firmasse como o 8° nome feminino mais registrado no país em todos os tempos. (curiosidade: em 1986 foi ao ar o remake de Selva de Pedra e dessa vez quem deu vida a Fernanda foi Christiane Torloni). Segundo o IBGE, Fernanda possui a impressionante frequência de 534.757 pessoas assim chamadas em todo o território. É mais comum nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente não faz mais parte dos tops de popularidade, mas o composto Maria Fernanda sim e encontra-se na posição #59 do Top 100 de 2018. Inclusive Maria Fernanda foi mais registrado que Fernanda no ano passado em São Paulo. Maria Fernanda contabilizou 1032 registros enquanto Fernanda foi registrado 635 vezes. Outros compostos e seus respectivos números: Laura Fernanda (47), Alice Fernanda (44), Heloísa Fernanda (30) e Agatha Fernanda (27).

Personalidades:
  • Fernanda Abreu - cantora e compositora brasileira;
  • Fernanda Gentil - jornalista e apresentadora brasileira;
  • Fernanda Lima - apresentadora e modelo brasileira;
  • Fernanda Montenegro (nome artístico de Arlette Pinheiro Esteves da Silva Torres) - atriz brasileira;
  • Fernanda Ribeiro - atleta portuguesa medalhista olímpica;
  • Fernanda Souza - atriz e apresentadora brasileira;
  • Fernanda Torres - atriz, escritora e roteirista brasileira;
  • Fernanda Young - escritora, roteirista, atriz e apresentadora brasileira.
Fernanda é um nome de contrastes em nossos países: em Portugal é visto como um nome senhoril; no Brasil ainda continua contemporâneo e apresenta renovação através da conjugação Maria Fernanda. Em comum, o fato de que os dois países nunca ficaram imunes à beleza de Fernanda, seja em que época for.

Qual o seu pensamento sobre este nome?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE e Wikipédia.

23 comentários:

  1. Eu sou suspeita pra falar, mas eu gosto muito do meu nome, assim como da versão masculina. É um nome forte, mas também tem um "q" de meigo - ao mesmo estilo de Carmen (tem esse contraste). Tenho queda por nomes longos hehe :D . Os dois significados do meu nome também me agradam bastante! Pena estar decaindo a popularidade! Mas o antigo hoje pode ser o nome em alta no futuro né, como é o caso em alguns países como Amélia e Abigail! Acho Maria Fernanda lindo! Acho que o nome Fernanda dá ótimos compostos, inclusive no post da Claudia vi Emma Fernanda e achei interessante também! Eu estudei com duas Fernandas (em épocas diferentes). O meu nome se deu meio que por exclusão, porque meu pai queria um nome com a letra "F" (não sei porquê, pois o nome dele é Joaquim) e na família já existiam duas Flavias. Inclusive, zoavam meu irmão a gestação inteira e me chamavam de "Felipinho", pois só descobriram o sexo quando eu nasci (estava sentada de perninha cruzada a gestação toda kk). Como está na moda nomes curtinhos ou apelidos, acho que Nanda daria uma ótima escolha :) acho tão meigo!
    Gosto muito de nomes terminados em "anda" como é o caso de Ananda, Wanda, Miranda e Amanda (é uma pena este último estar sendo deixado de lado também).
    Amei o post e a referência às personalidades!!! Estou radiante com esse post! Parabéns, Patrícia!!! Adorei!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, é um nome de contrastes em nossas terras! Fernanda no Brasil é jovial, em Portugal é nome das avós. Rsrs. Apesar de super utilizado no Brasil, continuo achando Fernanda um nome charmoso para uma menina de hoje. Já o meu nome, Luciana, apesar de ser lindo (rsrs), ainda deve descansar por um tempo! Adoraria conhecer uma portuguesinha chamada Fernanda!
    Muitos nomes de Portugal e Brasil tiveram ou têm sucesso nas mesmas gerações, mas quanto a outros há um descompasso. Helena e Manuela estão na moda agora no Brasil, e em Portugal é nome de mulheres na faixa dos 40. Joaquim e Bento estão voltando com tudo no Brasil, em Portugal são nomes de avós. Já Leonor, Matilde ou Gonçalo parecem nomes vintage para o Brasil. Camila, Carolina e Rodrigo estão na moda agora em PT; no Brasil, ainda são usados, mas têm cara de anos 80 e 90. Em compensação, Alice, Sofia, Gabriel, Laura, Beatriz, Pedro, Lucas etc. são sucesso nas duas terras!
    Gosto de Fernanda e do apelido Nanda! :)

    ResponderExcluir
  3. Entre as personalidades, também mencionemos as atrizes brasileiras Maria Fernanda Cândido, Fernanda Paes Leme e Nanda Costa, assim como a top model Fernanda Tavares.

    ResponderExcluir
  4. Gosto do nome Fernanda, tenho algumas amigas, pessoas deliciosas e artísticas.
    Mas, no entanto, nunca nomeei uma personagem com esse nome, talvez por ter pessoas muito próximas e não considerar o nome exótico e por considerar que Fernanda é um nome antigo, rs

    bacio cara mia

    ResponderExcluir
  5. Pessoalmente acho o nome demasiado pesado. No entanto, como os nomes antigos têm estado a aumentar de popularidade, talvez Fernanda volte a estar em alta nas próximas décadas.
    Só conheço duas Fernandas. Uma é a mãe do meu padrasto, a outra foi uma colega de escola que na verdade chamava-se Andreia Fernanda.
    Do lado masculino, o meu avô materno é Fernando.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  6. Olá, artigo muito interessante e explicativo, com toda origem do nome e exemplos de pessoas famosas e esportistas chamadas Fernanda.
    Afinal, quem não conhece uma Fernanda?
    Emerson Lemes

    ResponderExcluir
  7. Pois é, afinal, quem não conhece alguma Fernanda? Eu mesma conheço um monte e sua popularidade diminui o seu brilho. Mas Fernanda e Maria Fernanda continuam conquistando corações brasileiros haja vista que os 2 estão no top 100. Enfim... também prefiro Ananda e Amanda. :)

    ResponderExcluir
  8. Gostei da foto, bem poética, mas Fernanda não é um nome que me "encha a vista". Prefiro o masculino Fernando.

    ResponderExcluir
  9. eu gosto de Fernanda e gosto do som que o nome faz, mas não é um nome que me chama atenção. Mas eu amo a Fernanda Gentil e acho ela uma excelente profissional e todas as Fernandas que eu conheci são uns amores, acho que ser fofinha e super amorosa vem de brinde com o nome kkkk

    Adorei as informações! <3

    ResponderExcluir
  10. Oi Patricia, tudo bem?

    Fernanda é um nome muito comum no Brasil, tanto que sempre encontro uma "Fernanda" em qualquer lugar. Tenho várias amigas com este nome e gosto bastante de como ele soa. Não sabia que em Portugal era considerado um nome senhoril. Por ser tão popular no Brasil e ter muitos jovens usando-o, sempre pensei que era um nome, podemos dizer que "normal". Adorei saber todas essas curiosidades a cerca do nome. Post maravilhoso, como sempre!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Acho Fernanda um nome bonito, na minha família temos 6 Fernanda e 3 Fernando hahahahah acho que gostam do né Fernando(a)

    ResponderExcluir
  12. Gosto do nome Fernanda. Tenho algumas amigas com o nome. Vou mostrar pra elas o blog.

    ResponderExcluir
  13. Oi Patricia!!
    Realmente Fernanda é um nome bem comum. Sempre somos apresentadas a uma nova Fernanda. Entre crianças eu realmente não conheço nenhuma. Eu conheci quando criança, mas nos tempos de hoje já não vejo uma criança Fernanda há muito tempo.
    Ótima publicação como sempre!!
    Bjs
    almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Acho esse nome um dos mais lindos!!! Conheci várias meninas com esse nome e todas elas eram fortes, tinha essa qualidade peculiar

    Bjs,

    https://www.facebook.com/keilyces/photos/pb.1279372388821629.-2207520000.1545152108./2002697806489080/?type=3&theater

    ResponderExcluir
  15. Menina,
    sempre pensei em ter uma filha que se chama Fernanda, acho forte e bonito. Agora, fiquei bem surpreso com algumas informações. A primeira é que vem do alemão. De fato, faz sentido, pois Franz Ferdinand, por exemplo, era o herdeiro do império Austro-Húngaro (q morreu antes da 1GM, pembra?). Agora, minha maior surpresa foi com o fato de ser um nome antigo em Portugal... Tipo Geralda ou Djanira aqui pra gente?
    Muito bacana. Espero que Fernanda não saia de moda tão cedo por aqui.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho lindo esse nome,não so por ter vários parentes e conhecidos com ele,mas também por ser um nome simples e forte ao mesmo tempo!
    Também acho lindo a variante francesa,sem falar que acaba dando um toque de elegância,pena que aqui no Brasil acho que não rola muito,mas ja está bom o nome em sua "versão brasileira"

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Amo esse nome, ele é muito gostoso de falar, uma curiosidade é que, desde o primeiro ano do fundamental, eu tinha certeza de que me casaria com um Fernando, e não é que casei mesmo

    ResponderExcluir
  18. Acho Fernanda (e Fernando) um nome muito lindo. Eu amo entrar aqui no seu blog e descobrir o significado desses nomes que a gente acaba não dando tanta atenção por serem "comuns": 'viajante corajoso', que coisa poética *-* Ah, e os compostos são igualmente encantadores!

    ResponderExcluir
  19. Que nome lindo!!! Acho que anda meio esquecido...E agora pensando não conheço nenhuma Fernanda!
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Oi Patrícia! Acho que esse é um dos nomes mais comuns que já vi por aqui. E gosto muito dele, me lembra minha época de escola, acredita? Mas, não tenho visto muitos nenês com esse nome, o que acaba sendo curioso.
    Também gosto dos compostos, ainda que não seja muito fã de nomes duplos.
    E nossa, é mt Fernando famosa, né?! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. Achei hehe outro nome que eu adoro mas as vezes esqueço( olha que tem uma menina aqui muito simpática que sempre comenta os posts do blog que tem esse nome ) , sempre achei lindo e jovial e também forte! Comum mas no momento não tão popular assim , eu não gosto tanto do composto Maria Fernanda, nada contra pq também é bonito...Mas eu prefiro sozinho ou pelo menos outros compostos como Luísa Fernanda ou Julia Fernanda , enfim é um nome lindíssimo e prefiro ele a Eduarda pois são nomes bem semelhantes, mas acho Fernanda mais bonito .

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Maria Fernanda ! Eu odiava quando era mais nova, achava que não era muito sonoro, mas hj em dia eu gosto bastante ! Acho um nome forte e delicado ao mesmo tempo, e super combina comigo também ! Haha ❤️

    ResponderExcluir